Exceções de imposto por país (tctax1100m000)
Utilize essa sessão para definir exceções de código de imposto ou exceções de imposto para uma origem da ordem específica.
É possível definir as isenções ou exceções de imposto para um parceiro de negócios específico ou para todos os parceiros de negócios.
É possível inserir valores específicos para vários detalhes de transação logística. Para obter detalhes que não são aplicáveis ou que você não usa como um critério, é possível selecionar Não aplicável ou deixar os campos vazios.
Se você não deseja usar o departamento, a condição de entrega e/ou o item como critérios, é possível indicar isso na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
Na caixa de grupo Resultado de modelo de imposto, é possível inserir o código e o país do imposto para as transações que atendam aos critérios especificados.
Aspectos de desempenho
As configurações desta sessão podem afetar o desempenho do sistema e o crescimento do banco de dados. Para obter mais informações, consulte Modelar exceções de imposto.
- Companhia financeira definida
-
O conjunto de companhias financeiras ao qual as exceções de imposto se aplicam.
O LN aplica as exceções de imposto em todas as companhias do conjunto de companhias.
- Texto
-
Se essa caixa de seleção estiver selecionada, um texto estará presente.
- Origem da ordem
-
O tipo de ordens ao qual as exceções de imposto se aplicam.
Valores permitidos
- Vendas
- Faturamento triangular (vendas)
- Faturamento triangular (compra)
- Entrega interna direta (vendas)
- Entrega interna direta (compra)
- Faturamento bilateral (vendas)
- Faturamento bilateral (compra)
- Frete - Faturamento interno (vendas)
- Frete - Faturamento interno (compra)
- PCS - Faturamento interno (vendas)
- PCS - Faturamento interno (compra)
- Venda antecipada
- Tudo
- Não aplicável
- Compra
- Serviço
- Vendas de manutenção
- Chamadas de serviço
- Contratos de serviço
- Fatura de venda
- Fatura de compra
- Fatura de venda manual
- Transações bancárias (recebimento)
- Transações bancárias (pagamento)
- Vendas (Tudo)
- Projeto
- Compra (Tudo)
- Frete - Faturamento de cliente
- Frete - Faturamento de Transp./PSL
- Reclamação do cliente
- Reclamação do fornecedor
- Comércio intercompanhia (Vendas)
- Comércio intercompanhia (Compras)
NotaAs transações de projeto são processadas de modo similar a transações de vendas. Se houver necessidade de exceções para transações do projeto, a Origem da ordem de imposto deverá ser definida como Vendas.
- PN fornecedor/cliente
-
O parceiro de negócios fornecedor (para transações de compra) ou cliente (para transações de venda) para o qual você define a exceção.
Se a exceção se aplica a parceiros de negócios clientes, deixe esse campo vazio.
- PN expedidor/receptor
-
O parceiro de negócios expedidor (para transações de compra) ou receptor (para transações de venda) para o qual você define a exceção.
Se a exceção se aplica a parceiros de negócios receptores, deixe esse campo vazio.
- Nº sequência
-
O número de sequência da linha gerada.
- Descrição
-
Uma descrição opcional do tipo de exceção e/ou o motivo da exceção.
- Peso
-
A prioridade da exceção.
O aplicativo usa as exceções de imposto para determinar um código de imposto para uma transação na ordem de seu peso. Um valor alto reflete uma prioridade alta.
- Isento
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o código de imposto representará uma exceção de imposto.
- Cenário de comércio intercompanhia
-
O cenário de comércio intercompanhia.
Valores permitidos
- Entrega externa de material (vendas)
-
O proprietário das mercadorias muda de uma entidade financeira interna para um parceiro de negócios externo (ou companhia afiliada) com base em uma ordem de outra entidade financeira interna, que fatura o cliente externo.
Exemplo
O departamento de vendas S1 e o armazém W1 fazem parte da organização A, mas estão localizados em países diferentes. Para atender uma ordem de venda para um cliente externo, S1 instrui W1 a entregar as mercadorias ao cliente. O armazém W1 envia uma fatura interna para o departamento de vendas S1 para cobrir os custos das mercadorias e da entrega.
Origens de preço com suporte
- Custo majorado
- Preço comercial
- Preço de ordem de venda (Bruto)
- Preço de ordem de venda (Líquido)
- Valor alfandegário de ordem de vendas
- Divisão de lucro (bruto)
- Divisão de lucro (líquido)
- Entrega externa de material (Compra)
-
O proprietário das mercadorias muda de um fornecedor externo (que pode ser uma companhia afiliada) para uma entidade financeira interna com base em uma ordem de outra entidade financeira interna, que é faturada pelo fornecedor externo.
Exemplo
Uma organização multinacional tem um departamento de compra central que compra material para suas plantas de produção localizadas em vários países. O departamento de compra adquire os materiais de fornecedores externos. As plantas de produção são modeladas como entidades financeiras separadas. O departamento de compra cobra as plantas de produção internamente pelos custos incorridos.
Para cobrar as plantas de produção, o departamento de compra central envia ordens de comércio intercompanhia para as plantas de produção. As cobranças podem se basear em várias regras de preço, como o preço de compra pago ao fornecedor externo.
Origens de preço com suporte
- Custo majorado
- Preço comercial
- Preço de ordem de compra (Bruto)
- Preço de ordem de compra (Líquido)
Este cenário vai se aplicar se a Gestão de ordem e o Serviço forem implementados.
- Entrega de Projeto (PCS)
-
Faturamento entre um departamento de cálculo de projeto e um armazém ou outros departamentos.
Origem de preço com suporte: Custo majorado
- Transferência WIP
-
No caso de transferências WIP, o trabalho em progresso é transferido de um centro de trabalho para outro. Cada centro de trabalho é definido como uma entidade. Cada entidade pertence a uma entidade financeira interna diferente. O centro de trabalho de expedição fatura o centro de trabalho de recebimento, pois a propriedade muda diretamente de uma entidade financeira interna para outra entidade financeira interna. Origem de preço com suporte: Custo majorado (sem margem).
- Entrega externa direta de material
-
A propriedade das mercadorias muda de uma entidade legal externa para um parceiro de negócios externo com base em duas ordens, por exemplo, uma ordem de venda e uma ordem de compra de entidades legais internas diferentes.
Exemplo
Para atender uma ordem de venda para um cliente externo, o departamento de compras A instrui o departamento de compras A1 a comprar mercadorias de um fornecedor externo. O fornecedor entrega as mercadorias diretamente ao cliente externo. O Departamento de vendas A fatura o cliente externo. O fornecedor externo fatura o departamento de compras A1. Para ser compensado para os custos incorridos, o departamento de compras A1 envia a fatura interna ao departamento de vendas A.
Origens de preço com suporte
- Custo majorado
- Preço comercial
- Preço de ordem de venda (Bruto)
- Preço de ordem de venda (Líquido)
- Valor alfandegário de ordem de vendas
- Preço de ordem de compra (Bruto)
- Preço de ordem de compra (Líquido)
- Divisão de lucro (bruto)
- Divisão de lucro (líquido)
- Entrega interna de material
-
As mercadorias e a propriedade relacionada são transferidas de uma entidade financeira interna para outra entidade financeira interna. Por exemplo, uma transferência de armazém em que as mercadorias são transferidas de um armazém para outro. Ambos os armazéns são definidos como entidades. Nesse cenário, a entidade de expedição incorre em custos em nome da entidade recebedora, ou fatura a entidade recebedora.
Origens de preço com suporte
- Custo majorado
- Preço comercial
NotaTambém usado como subcenário Tempo e Material do cenário Reparo em oficina de subcontratação, caso em que as origens de preço com suporte são:
- Custo majorado
- Preço comercial
- Preço zero
- Frete
-
Os custos de frete são faturados por um departamento logístico para um armazém, departamento de vendas ou outro departamento.
Se uma ordem de frete for criada para uma ordem, como uma ordem de venda, ordem de transferência ou ordem de compra, o departamento logístico pagará os custos do frete. Se especificado para ser compensado pelos custos de frete, o departamento logístico envia uma fatura interna ao departamento de vendas, ao armazém ou ao departamento de compras em cujo nome os custos de frete são incorridos. O departamento logístico e outros departamentos são definidos como entidades.
Nesse cenário, um departamento logístico é a entidade de vendas e um armazém, departamento de vendas ou outro departamento de compra é a entidade compradora na ordem de comércio entre companhias.
Consulte Cenários de comércio entre companhias Frete – processo e configuração e Faturamento de frete interno e externo.
Origens de preço com suporte
- Custo majorado
- Preço comercial
- Reparo em oficina de subcontratação
-
As operações ou as atividades são realizadas por uma entidade financeira em nome de outra entidade financeira, e os custos são incorridos, por exemplo, material e mão de obra, para essas operações ou atividades.
Exemplo
Uma ordem de trabalho para reparar um item, vinculada a uma ordem de venda de manutenção de outra entidade financeira.
Origens de preço com suporte:
- Tempo e Material
- Preço comercial
- Despesas
-
O cenário de comércio entre companhias Despesas é usado para determinar o valor de comércio entre companhias que o departamento do funcionário que fez a despesa cobra internamente do departamento em cujo nome as despesas foram feitas.
Origens de preço com suporte
- Custo majorado
- Preço comercial
- Preço zero
- Mão de obra
-
O cenário de comércio entre companhias Mão de obra é usado para determinar o valor de comércio entre companhias que o departamento do funcionário que reserva as horas cobra internamente do departamento em cujo nome as horas foram reservadas.
Este cenário também é usado como um subcenário de Tempo e Material do cenário Reparo em oficina de subcontratação.
Origens de preço com suporte
- Custo majorado
- Preço comercial
- Outros
-
Subcenário de Tempo e Material do cenário Reparo em oficina de subcontratação.
Origens de preço com suporte
- Custo majorado
- Preço zero
Nota- Esse campo será ativado somente se a Origem da ordem estiver definida como Comércio intercompanhia (Vendas) ou Comércio intercompanhia (Compras).
- As opções Mão de obra e Outros não se aplicam ao configurar exceções de imposto.
- Função em comércio triangular
-
Para transações de comércio triangular, esse campo contém uma função de comércio triangular à qual a exceção se aplica. O cargo pode ser o fornecedor real, o cliente ou o intermediário.
Se a exceção se aplicar a todos os cargos ou se o comércio triangular não for aplicável, selecione Não aplicável.
- IVA baseado em
-
Para transações de Serviço, este campo contém o tipo de entrega ao qual a exceção se aplica.
Se a exceção se aplicar a todas as transações, selecione Não aplicável.
- Procedimento de linha
-
Para transações de Vendas de manutenção, este campo contém o procedimento de linha ao qual a exceção se aplica. Para obter detalhes, consulte Procedimento de linha.
Se a exceção se aplica a todas as transações, deixe esse campo vazio.
- Classificação do imposto
-
A classificação de imposto da ordem.
Por padrão, a classificação do imposto da ordem é a classificação do imposto do parceiro de negócios faturador ou faturado.
- Armazém
-
O armazém ao qual a isenção de impostos se aplica.
Para configurar a isenção tributária para ordens de compra para um armazém, especifique o armazém.
- País de origem
-
O país expedidor ao qual a exceção se aplica.
Se a exceção se aplica a todos os países, deixe esse campo vazio.
- País de destino
-
O país receptor ao qual a exceção se aplica.
Se a exceção se aplica a todos os países, deixe esse campo vazio.
- País fornecedor
-
O país fornecedor ao qual a exceção se aplica.
Se a exceção se aplica a todos os países, deixe esse campo vazio.
- País cliente
-
O país cliente ao qual a exceção se aplica.
Se a exceção se aplica a todos os países, deixe esse campo vazio.
- País local do serviço
-
Para transações de serviço, este campo contém o local ao qual a exceção se aplica.
Se a exceção se aplica a todos os locais, deixe esse campo vazio.
- País de departamento
-
O país do endereço do departamento de vendas, departamento de compras ou o escritório de serviço.
Se a exceção se aplica a todos os países, deixe esse campo vazio.
- Condições de entrega
-
A condição de entrega à qual a exceção se aplica.
Se a exceção se aplica a todas as transações independentemente da condição de entrega, deixe esse campo vazio.
- País ponto passagem do título
-
Se o ponto de passagem de título estiver localizado nesse país, a exceção se aplicará.
Se a exceção se aplica a todas as transações independentemente do ponto de passagem de título, deixe esse campo vazio.
- Estado / Província de origem
-
O estado ou município de origem das mercadorias.
Se você usar um provedor de impostos, será possível definir códigos de imposto isentos e especificar certificados de isenção de impostos para compras por país e estado/província. Se você não usar um provedor de impostos, é possível especificar números de certificado de isenção de imposto por país e código de imposto.
Se você configurar o imposto sobre vendas e uso, poderá inserir um valor nesse campo.
- Estado / Província de destino
-
O estado de município para o qual as mercadorias são entregues.
Se você usar um provedor de impostos, será possível definir códigos de imposto isentos e especificar certificados de isenção de impostos para compras por país e estado/província. Se você não usar um provedor de impostos, é possível especificar números de certificado de isenção de imposto por país e código de imposto.
Se você configurar o imposto sobre vendas e uso, poderá inserir um valor nesse campo.
- Tipo de zona econômica do expedidor
-
O tipo de zona econômica do expedidor no país ao qual a exceção se aplica.
NotaSe esse campo estiver em branco, a exceção se aplica a todos os tipos de zona econômica dentro do país.
Esse campo será exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Tipo de zona econômica do receptor
-
O tipo de zona econômica do receptor no país ao qual a exceção se aplica.
NotaSe esse campo estiver em branco, a exceção se aplica a todos os tipos de zona econômica dentro do país.
Esse campo será exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Tipo de zona econômica do fornecedor
-
O tipo de zona econômica do fornecedor no país ao qual a exceção se aplica.
NotaSe esse campo estiver em branco, a exceção se aplica a todos os tipos de zona econômica dentro do país.
Esse campo será exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Tipo de zona econômica do cliente
-
O tipo de zona econômica do cliente no país ao qual a exceção se aplica.
NotaSe esse campo estiver em branco, a exceção se aplica a todos os tipos de zona econômica dentro do país.
Esse campo será exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Tipo de zona econômica do faturador
-
O tipo da zona econômica do faturador no país ao qual a exceção se aplica.
NotaSe esse campo estiver em branco, a exceção se aplica a todos os tipos de zona econômica dentro do país.
Esse campo será exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Tipo de zona econômica do faturado
-
O tipo da zona econômica do faturado no país ao qual a exceção se aplica.
NotaSe esse campo estiver em branco, a exceção se aplica a todos os tipos de zona econômica dentro do país.
Esse campo será exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Tipo de zona econômica de local de serviço
-
O local do tipo de zona econômica no país ao qual a exceção se aplica. Isso é aplicável à transação relacionada ao Serviço.
NotaSe esse campo estiver em branco, a exceção se aplica a todos os tipos de zona econômica dentro do país.
Esse campo será exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Tipo de zona econômica do departamento
-
O endereço do departamento de vendas, do departamento de compras ou do departamento de serviços para o tipo de zona econômica dentro do país.
NotaSe esse campo estiver em branco, a exceção se aplica a todos os tipos de zona econômica dentro do país.
Esse campo será exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Tipo da zona econômica do ponto de passagem de título
-
O ponto de passagem de título. Se isso estiver localizado no tipo de zona econômica do país, a exceção se aplica.
NotaSe esse campo estiver em branco, a exceção se aplica a todos os tipos de zona econômica dentro do país.
Esse campo será exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Item
-
O item ao qual a exceção se aplica.
Se a exceção se aplica a todos os itens, deixe esse campo vazio.
- Data de efetividade
-
A data em que a exceção de imposto ou o certificado de isenção de imposto entra em vigor
- Data de vencimento
-
A data em que a exceção de imposto ou o certificado de isenção de imposto expira.
- País de imposto
-
O país do imposto da sua própria companhia para transações que atendem aos critérios.
NotaEsse campo será ativado somente se o campo Jurisdição própria a ser utilizada estiver definido como Definido pelo usuário.
- País de imposto PN
-
O país do imposto do parceiro de negócios para transações que atendem aos critérios.
NotaEsse campo será ativado somente se o campo Jurisdição do parceiro de negócios a ser utilizada estiver definido como Definido pelo usuário.
- Código de imposto a ser usado
-
Especifique o resultado que deve ser usado para a transação de imposto.
Valores permitidos
- Definido pelo usuário
- Exportação (especial)
- Importação
- Importação (especial)
- Isento
- Fatura antecipada
- Sem imposto
- Não aplicável
- Interno
- Intracomunitário
- Mercadorias próprias intracomunitárias
- Comércio triangular (ABC)
- Exportar
- Interestadual
- Interestadual
- Usar cód. imp. interno
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o Infor LN usará o código de IVA interno para transações que atendam aos critérios.
É necessário definir o código IVA interno na sessão Gestão de imposto (tctax0138m000).
- Código de imposto
-
O código de imposto para transações que atendem aos critérios.
NotaSe a caixa de seleção Usar cód. imp. interno estiver marcada, não será possível especificar um valor nesse campo.
O Infor LN permite especificar o código de imposto manualmente, se o campo Código de imposto a ser usado estiver definido como Definido pelo usuário.
- Jurisdição própria a ser utilizada
-
Indica a própria jurisdição (país e estado).
Valores permitidos
- Companhia financeira
- Não aplicável
- Expedidor
- Receptor
- Fornecedor
- Definido pelo usuário
- Cliente
- Faturador
- Faturado
- Ponto de passagem de título
- Local de serviço
- Departamento
- Tipo de zona econômica
-
O código ou nome do próprio tipo de zona econômica aplicável à transação de imposto.
NotaSe o campo Gestão de registro estendida estiver definido como Ativo na sessão Ativação de conceito (tcemm4600m100), esse valor será usado para o padrão de imposto.
- Esse campo será exibido somente se o campo Gestão de registro estendida estiver definido como Em preparação ou Ativo na sessão Ativação de conceito (tcemm4600m100).
- Esse campo será aplicável e exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Esse campo será ativado somente se o campo Jurisdição própria a ser utilizada estiver definido como Definido pelo usuário.
- Jurisdição do parceiro de negócios a ser utilizada
-
Indica a jurisdição do parceiro de negócios (país e estado).
Valores permitidos
- Companhia financeira
- Não aplicável
- Expedidor
- Receptor
- Fornecedor
- Definido pelo usuário
- Cliente
- Faturador
- Faturado
- Ponto de passagem de título
- Local de serviço
- Departamento
- Tipo de zona econômica
-
O código ou nome do tipo de zona econômica do parceiro de negócios aplicável à transação de imposto.
NotaSe o campo Gestão de registro estendida estiver definido como Ativo na sessão Ativação de conceito (tcemm4600m100), esse valor será usado para o padrão de imposto.
- Esse campo será exibido somente se o campo Gestão de registro estendida estiver definido como Em preparação ou Ativo na sessão Ativação de conceito (tcemm4600m100).
- Esse campo será aplicável e exibido somente se a caixa de seleção Tipo de zona econômica estiver desmarcada na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Esse campo será ativado somente se o campo Jurisdição do parceiro de negócios a ser utilizada estiver definido como Definido pelo usuário.
- Certificado de isenção
-
O número do certificado de isenção de imposto.
Se a Origem da ordem for Vendas, insira o certificado de isenção de imposto do parceiro de negócios.
Se a Origem da ordem for Compra, insira o certificado de isenção de imposto ou o número de certificado de pagamento direto da sua organização.
- Código da motivo de isenção
-
O motivo pelo qual o parceiro de negócios cliente ou sua própria companhia é isenta de imposto sobre vendas.
É possível vincular um texto a um código de motivo para uma isenção de imposto sobre compra para uma combinação de país e código de imposto na sessão Isenções de imposto para compra (tcmcs1560m000). O LN imprime o texto em ordens e faturas. Dessa forma, é possível vincular vários motivos de isenção de imposto com diferentes textos a uma combinação de código de imposto por país.
Se você usar um provedor de impostos, deverá definir motivos para a isenção de impostos. LN imprime os motivos de isenção nas faturas de venda.