Associando o código do esquema de acordo com a base do esquema
Código do esquema de classificação para itens e base do esquema - Mercadorias e serviços
É possível vincular um item a um código de esquema usando a sessão Classificações de itens (tccls1100m000). Possíveis cenários:
- Quando o País estiver especificado e a Base do esquema estiver definida como Mercadorias, esta sessão poderá ser usada para vincular códigos de esquema para um país. A transação deve estar relacionada à venda ou compra de itens de estoque.
- Quando o País não estiver especificado e a Base do esquema estiver definida como Mercadorias, esta sessão poderá ser usada para vincular códigos de esquema em nível global (para todos os países). A transação deve estar relacionada à venda ou compra de itens de estoque.
- Quando o País estiver especificado e a Base do esquema estiver definida como Serviços, esta sessão poderá ser usada para vincular códigos de esquema para um país. A transação está relacionada ao serviço de itens de estoque ou o item é um item de serviço.
- Quando o País não estiver especificado e a Base do esquema estiver definida como Serviços, esta sessão poderá ser usada para vincular códigos de esquema em nível global (para todos os países). A transação é para serviço de itens de estoque ou o item é um item de serviço.
Quando o código é o mesmo em todos os países e é baseado no código HS do item, o mapeamento não é necessário. É possível usar a opção padrão especificada na sessão de parâmetros. O mapeamento pode ser usado apenas para exceções específicas de um país.
Código de esquema de classificação por Item
É possível usar a sessão Classificações para Classificações de itens (tccls1100m000) para visualizar todos os esquemas de classificação e os códigos relacionados de um item.
Código de esquema de classificação por Tipo de custo no destino
Para custo no destino, a base do esquema é principalmente do tipo Serviços. No entanto, também pode haver custos no destino que sejam Mercadorias por natureza. Por exemplo, custo de embalagem do item que é considerado mercadoria. Portanto, é possível mapear o custo no destino para mercadorias e para serviços. É possível selecionar o valor adequado do “IVA baseado em” no nível transacional (linha de custo no destino), pois isso é mapeado para a base do esquema.
É possível usar a sessão Classificações para custos no destino (tccls1110m000) para vincular um tipo de custo no destino a um código de esquema. Possíveis cenários:
- Quando o País estiver especificado e a Base do esquema estiver definida como Mercadorias, esta sessão poderá ser usada para vincular códigos de esquema para um país com base no tipo de custo no destino onde a transação seja para um custo no destino.
- Quando o País não estiver especificado e a Base do esquema estiver definida como Mercadorias, esta sessão poderá ser usada para vincular códigos de esquema em nível global (para todos os países) com base no tipo de custo no destino onde a transação seja para um custo no destino.
- Quando o País estiver especificado e a Base do esquema estiver definida como Serviços, esta sessão poderá ser usada para vincular códigos de esquema para um país com base no tipo de custo no destino onde a transação seja para um custo no destino.
- Quando o País não estiver especificado e a Base do esquema estiver definida como Serviços, esta sessão poderá ser usada para vincular códigos de esquema em nível global (para todos os países) com base no tipo de custo no destino onde a transação seja para um custo no destino.
Esta sessão pode ser acessada somente quando a companhia for do tipo “Ambos” ou “Logística”.
Código de esquema para Ordem de compra de subcontratação
Uma ordem de compra de subcontratação é criada para subcontratar uma operação específica ou o item completo. O Infor LN considera o valor de 'IVA Baseado em' (Mercadorias ou Serviços) com base na natureza do item e não na atividade de subcontratação. Portanto, as ordens de compra de subcontratação são tratadas como “Mercadorias”. No entanto, a subcontratação é sobre a compra de serviço no item e não do item em si, portanto, alguns países consideram isso como Serviço. Assim, o código de esquema deve representar o serviço que está sendo fornecido.
Para mapear uma ordem de compra de subcontratação para o serviço base do esquema, em Itens - Compra (tdipu0101m000), o “IVA baseado em” em Subcontratação de item deve estar definido como Serviço.
Código de esquema de classificação para Serviço
Quando um item é reparado em um depósito ou um engenheiro conserta o item em uma localização, uma fatura é emitida para o cliente (se aplicável). Essa fatura é para o serviço realizado no item e o código do esquema especificado na fatura deve ser do tipo Serviço. O mesmo acontece com chamadas de serviço ou contratos de serviço.
A exceção é para entrega de peça e recebimento de peça onde um item é fornecido (venda) a um cliente ou recebido (compra). Para reclamações de clientes, se o item estiver sendo reembolsado, a fatura não será criada. Se os custos estiverem sendo reembolsados, uma nota de crédito será gerada. Para Serviço, o valor padrão do IVA baseado em é Serviços, mas é possível alterá-lo. Para entrega e recebimento de peças o valor é sempre definido como Mercadorias e não é possível modificá-lo.
Código de esquema de classificação para Projeto
Os esquemas de classificação em Projeto são baseados no faturamento do projeto. O faturamento do projeto pode ser destes tipos:
- Entregas de contrato: As entregas de contrato são baseadas em itens e, portanto, podem ser consideradas semelhantes às vendas. Uma entrega de contrato sempre contém um item, portanto o código de esquema é recuperado da sessão Itens (tcibd0501m000).
- Parcela / Progresso / Taxa de unidade: Essas faturas não são baseadas em item. O faturamento é feito quando uma atividade, etapa ou um elemento é concluído. Em geral, um código de esquema é aplicado para um contrato inteiro. No entanto, pode haver exceções em que alguns elementos ou atividades tenham um código de esquema diferente da linha do contrato. Setor comercial, Categoria, Atividade e Elemento são atributos identificados com os quais o código de classificação pode ser mapeado para essas necessidades.
- Custo adicional: Para faturamento de custo mais porcentagem, todos os tipos de custo podem ser faturados para o cliente. Isso pode incluir mão de obra, como gerenciamento de projetos e consultoria técnica, ou custos diversos, como viagens e estadia em hotel, ou, às vezes, despesas gerais também são cobradas do cliente, além de itens, equipamentos alugados e subcontratação. Espera-se que essas faturas contenham detalhes do código do esquema respectivo. O equipamento e a subcontratação, juntamente com o item, fazem parte do mestre de itens, portanto, o código do esquema relacionado a eles deve ser definido na sessão Classificações de itens (tccls1100m000). O código do esquema para custos de Mão de obra, Diversos e Despesas gerais deve ser definido na sessão Classificações para Projeto (tccls1130m000).
Código de esquema de classificação para Finanças
O comprador de mercadorias ou serviços recebe fatura das mercadorias adquiridas ou serviços recebidos. Essa fatura contém o código do esquema mencionado pelo fornecedor de mercadorias ou provedor de serviços. O código do esquema é recuperado em Finanças com base nestas categorias:
- Fatura relacionada a uma ordem logística
- Fatura não relacionada a uma ordem logística
Fatura relacionada a uma ordem logística
Os tipos de faturas que estão nesta categoria são:
- Fatura relacionada a ordens de compra
- Fatura relacionada a custos no destino
- Fatura relacionada a ordens de frete
Para todas essas transações, o código de esquema pode ser determinado com base em informações logísticas como item, tipo de custo no destino, meio de transporte etc. Essas informações são usadas (em transações logísticas) para determinar o código do esquema durante o processo de conciliação de faturas. O usuário pode modificar o código de esquema da linha conciliada. Essa modificação é permitida até que a fatura seja aprovada.
Fatura não relacionada a uma ordem logística
Os tipos de fatura nessa categoria são:
- Fatura de custos
- Lançamentos de caixa
- Lançamentos contábeis
- Pagamento e recebimento adiantado
Para transações financeiras, o parceiro de negócios e a conta contábil podem ser usados para mapear a transação para um código de esquema.
Código de esquema de classificação para Frete
Para despesas de frete, o provedor de serviços fatura o fornecedor de mercadorias e gera uma nota fiscal de compra. Da mesma forma, o fornecedor de mercadorias pode faturar ao cliente as despesas de frete. Como a fatura está relacionada ao serviço de frete, o código do esquema na fatura deve ser do tipo Serviço.
O código do esquema de frete é baseado em categorias de transporte, como ferroviário, rodoviário, hidroviário, aéreo e assim por diante. Essas categorias podem ser vinculadas aos atributos de Frete na sessão Classificações para Frete (tccls1140m000). Portanto, esses atributos são usado para mapeamento de código de classificação e a base do esquema é considerada como Serviço.
Código de esquema de classificação para Comércio intercompanhia
Mapeamento da base do esquema para transações de comércio intercompanhia:
Cenário | Código de esquema de classificação |
---|---|
Frete | Frete (serviços) |
Vendas de entrega de material externo | Item (mercadorias) |
Compra de entrega de material externo | Item (mercadorias, ou serviços em caso de subcontratação) |
Entrega direta de material externo | Item (mercadorias) |
Entrega de material interno | Item (mercadorias) |
Transferência WIP | Item (mercadorias) |
Entrega PCS | Item (serviços) |
Reparo em oficina de subcontratação (somente tipo de custo de material ou subcontratação) | Item (mercadorias ou serviços) |
Reparo em oficina de subcontratação (não tipo de custo de material ou subcontratação) | Serviço (mercadorias ou serviços) |
Mão de obra (relacionada a Serviço ou Manutenção) | Serviço (serviços) |
Mão de obra (relacionada a Projeto TP) | Projeto (serviços) |
Despesas (relacionadas a Projeto TP) | Projeto (serviços) |
Mão de obra (relacionada a produção, montagem, projeto PCS, repetitivo, geral) | Comércio intercompanhia (serviços) |
Despesas (geral) | Comércio intercompanhia (serviços) |