Detalhes do procedimento
-
Crie companhias de destino.
Crie as companhias de destino na sessão Companhias (ttaad1100m000).
No menu adequado, selecione
para ativar as alterações no runtime. Reinicie o bshell para carregar as novas configurações. -
Defina tabelas lógicas para as companhias de destino.
Siga essa etapa somente se houver tabelas lógicas definidas para uma ou mais companhias de origem. Para definir tabelas lógicas para uma companhia de destino, é preciso atualizar o compartilhamento de tabela real de modo que a companhia de destino também seja compartilhada corretamente. É possível executar essa ação de atualização de duas maneiras:
- Atualizar o conjunto de compartilhamento de tabelas real
Copie o conjunto de compartilhamento de tabelas real para uma nova versão. Adicione as relações da tabela dos conjuntos de tabelas para relacionar a nova companhia de destino à companhia física. Tornar a nova versão o conjunto de compartilhamento de tabelas real.
NotaSe não existir um conjunto de compartilhamento de tabelas real, será necessário realizar a atualização por meio da etapa Importar de tabelas lógicas conforme descrito abaixo. Para verificar o conjunto de compartilhamento de tabelas real, use a sessão Table Sharing Sets (tltsm1115m009).
- Importar de tabelas lógicas
Na sessão Table Sharing Sets (tltsm1115m009), execute o comando . É criado um novo conjunto de compartilhamento de tabelas que corresponde às configurações definidas nas tabelas lógicas.
Depois de definir as tabelas lógicas das companhias de destino, é preciso converter as alterações no dicionário de dados do runtime e reiniciar o bshell para carregar as novas configurações.
NotaA tabela tccom000 (Componentes de software implementados) e suas tabelas de referência, como tcmcs010 (Países) e tccom130 (Endereços), contêm dados que devem ser compartilhados em todas as companhias, incluindo a companhia central do DEM, se o modelo DEM for usado, na nova estrutura multicompanhia. Essas tabelas devem ser armazenadas fisicamente em uma única companhia na nova estrutura. Portanto, as tabelas lógicas correspondentes nas companhias restantes da nova estrutura devem estar vinculadas à mesma companhia física.
Por exemplo, a nova estrutura multicompanhia consiste em companhias 600, 601, 602 e 603. A tabela tccom000 e suas tabelas de referência são armazenadas fisicamente na companhia 600. As tabelas lógicas correspondentes nas companhias 601, 602 e 603 devem, portanto, estar vinculadas à companhia física 600.
- Atualizar o conjunto de compartilhamento de tabelas real
-
Exporte os dados das companhias de origem.
Execute a sessão Criar dump sequencial de tabela (ttaad4226m000) para exportar os dados das companhias de origem para arquivos sequenciais.
Para cada companhia de origem, os arquivos sequenciais devem ser armazenados em um diretório separado, por exemplo, diretório/tmp/500 para a companhia 500, /tmp/501 para a companhia 501. Portanto, é necessário exportar dados de uma única companhia de origem por vez e armazenar os arquivos sequenciais no diretório correspondente.
É necessário exportar os dados de todos os pacotes, exceto o pacote Modelagem empresarial (tg). Portanto, é necessário executar a sessão duas vezes para cada companhia de origem: na primeira vez para exportar dados para pacotes no intervalo de aa-tf; na segunda vez, para exportar dados para os pacotes th-zz.
Para exportar dados para uma companhia de origem:
-
Execute a sessão Criar dump sequencial de tabela (ttaad4226m000).
Observe o seguinte:
- Selecione a companhia de origem (somente uma) da qual os dados devem ser exportados.
- Selecione o intervalo de pacotes para o qual os dados devem ser exportados: aa-tf
- Selecione o intervalo completo das tabelas: <empty> - zzz999.
- Desmarque a caixa de seleção Apagar tabela após gerar dump.
- Especifique um separador de campo. Pode ser uma barra vertical (|) ou um circunflexo seguido por um único caractere alfabético: ^A, ^B e etc.
- Insira o diretório onde os arquivos sequenciais devem ser armazenados. É recomendável inserir o número da companhia como (parte do) nome do diretório. Por exemplo: use o diretório/tmp/500 para armazenar os arquivos sequenciais da companhia 500. Nota: se o diretório especificado não existir, será necessário criá-lo primeiro.
- Especifique o nome do arquivo de erro no qual todas as mensagens de erro e informações estatísticas devem ser gravadas.
-
Execute a sessão Criar dump sequencial de tabela (ttaad4226m000) novamente. Use exatamente as mesmas configurações que foram usadas durante a primeira exportação, exceto:
- Intervalo de pacotes: th-zz
- Insira um nome diferente para o arquivo de erros. Se você usar o mesmo nome, o primeiro arquivo de erro será substituído pelo segundo.
Repita estas duas etapas para cada companhia de origem que deve ser copiada.
-
-
Corrija os números de companhia.
Os dados exportados da companhia contêm várias referências aos números da companhia de origem. Por exemplo: os registros exportados da tabela Componentes de software implementados (tccom000) contêm uma referência ao número da companhia de origem.
Execute a sessão Copiar dados da companhia (tccom0214m000) para corrigir essas referências nos arquivos sequenciais, de modo que eles se refiram às companhias de destino para as quais os dados serão importados.
Observe o seguinte:
- É necessário executar essa sessão em cada companhia de origem. Por exemplo, copie os dados das companhias de origem 500 e 501 para as companhias de destino 600 e 601, respectivamente. Após a exportação dos dados das companhias de origem:
- Alterne para a companhia 500 e execute essa sessão para corrigir as referências nos arquivos que foram exportados da companhia 500: todas as referências às companhias 500 e 501 devem ser substituídas por referências às companhias 600 e 601, respectivamente.
- Alterne para a companhia 501 e execute essa sessão para corrigir as referências nos arquivos que foram exportados da companhia 501: todas as referências às companhias 500 e 501 devem ser substituídas por referências às companhias 600 e 601, respectivamente.
- Especifique o separador de campo usado nos arquivos sequenciais: é o mesmo separador especificado durante a exportação na sessão Criar dump sequencial da tabela (ttaad4226m000).
- Insira os números da companhia de origem e os números da companhia de destino correspondentes que devem ser substituídos no campo Companhias para copiar. Consulte a Ajuda desse campo para obter detalhes.
- Deixe o campo Unidades empresariais a copiar em branco, pois você copiará uma estrutura multicompanhia existente, incluindo a companhia do DEM central. Nesse caso, as companhias de destino usam a nova companhia central do DEM de destino. As unidades empresariais usadas nas companhias de destino terão os mesmos códigos que as unidades empresariais usadas nas companhias de origem. Não é necessário alterar os códigos de unidade empresarial porque eles são exclusivos na nova companhia central do DEM de destino.
- É necessário executar essa sessão em cada companhia de origem. Por exemplo, copie os dados das companhias de origem 500 e 501 para as companhias de destino 600 e 601, respectivamente. Após a exportação dos dados das companhias de origem:
-
Importe os dados para as companhias de destino.
Execute a sessão Criar tabela de dump sequencial (ttaad4227m000) para importar o conteúdo dos arquivos sequenciais para as companhias de destino.
É possível carregar os dados em uma única companhia por vez. Será preciso repetir essa sessão para cada companhia de destino.
Observe o seguinte:
- Marque a caixa de seleção Criar tabelas para companhia diferente e especifique o número da companhia de destino.
- A companhia de destino é uma nova companhia sem nenhuma tabela. Portanto, é preciso desmarcar as caixas de seleção Anexar se existir tabela e Excluir tabelas existentes.
- Marque as caixas de seleção Criar linhas antes do índice e Ignorar restrições de integridade referencial.
- Especifique o separador de campo usado nos arquivos sequenciais: é o mesmo separador especificado durante a exportação na sessão Criar dump sequencial da tabela (ttaad4226m000).
- Especifique o diretório onde os arquivos sequenciais serão armazenados. É o mesmo diretório especificado durante a exportação na sessão Criar dump sequencial da tabela (ttaad4226m000).
- Insira * no campo Padrão correspondentes de nomes de tabelas para carregar todos os arquivos sequenciais.
- Especifique o nome do arquivo de erro no qual todas as mensagens de erro e informações estatísticas devem ser gravadas.
Após cada importação, a sessão Reorganizar tabelas (ttaad4225m000) será iniciada automaticamente. Não reorganize as tabelas nesse momento. Clique em para sair da sessão. As tabelas serão reorganizadas na última etapa desse procedimento.
Verifique o arquivo de erros quando o processo de importação for concluído.
-
Crie as tabelas ausentes para as companhias de destino.
Execute a sessão Criar tabelas (ttaad4230m000) para criar as tabelas ausentes para as companhias de destino.
NotaSe você não usar o Modelador DEM, ignore a etapa 7.
-
Defina a companhia central do DEM de cada companhia de destino.
Para cada companhia de destino, repita estas etapas:
- Alterne para a nova companhia de destino.
- Execute a sessão Companhia central para armazenar dados do modelador de negócios (tgbrg0100s000). Nessa sessão, é preciso inserir o número da companhia central do DEM na estrutura multicompanhia de destino.
Exemplo: Uma estrutura multicompanhia, consistindo nas companhias 500 (companhia central do DEM), 501, 502 e 503, será copiado para uma nova estrutura multicompanhia, consistindo nas companhias 600, 601, 602 e 603. Execute a sessão mencionada acima a partir de cada companhia de destino, incluindo a companhia 600, para definir a companhia 600 como companhia central do DEM.
-
Reorganize as tabelas e restaure os contadores de referência das companhias de destino.
Execute a sessão Reorganizar tabelas (ttaad4225m000) para reorganizar as tabelas e reparar os contadores de referência de todas as companhias de destino.
Selecione estas caixas de seleção:
- Dados e índices
- Integridade de referência
- Reparar contador de referência