Parcelas baseadas no cabeçalho da ordem

Parcelas de ordem baseadas em cabeçalho são criadas e faturadas sem um vínculo a linhas de ordem de venda. Quando as linhas de ordem são faturadas, o processo de liquidação é usado para vincular as faturas da linha da ordem à parcela já faturada seguindo a ordem de faturamento. Usando esse procedimento, todas as linhas de uma ordem de venda devem ter o mesmo código de imposto.

Dados mestres e procedimento de parcela

Para especificar, realizar a manutenção e visualizar parcelas:

  1. Marque a caixa de seleção Parcelas implementadas e especifique os parâmetros de parcela na guia Parcelas da sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).
  2. Insira uma ordem de venda e especifique Liquidação direta ou Liquidação indireta no campo Faturamento por parcelas da sessão Ordem de vendas (tdsls4100m900).
  3. Adicione as linhas de ordem de venda e clique em Parcelas no menu adequado da sessão Ordem de vendas (tdsls4100m900).
  4. Na sessão Ordem de vendas - Parcelas (tdsls4600m100), especifique uma programação de parcelas para a ordem de venda.
  5. Depois da entrega das mercadorias e do faturamento de todas as parcelas que não as de garantia, feche as parcelas na sessão Ordem de vendas - Parcelas (tdsls4600m100). A seguir, é possível criar faturas para parcelas de garantia.
  6. Processe as parcelas na sessão Processar ordens de venda entregues (tdsls4223m000).
Nota
  • É possível criar programações de parcela padrão na sessão Programação de parcela (tcmcs2640m000). É possível copiar essas programações para parcelas de ordem de venda.
  • Na sessão Atualizar valores pagos nas parcelas adiantadas (tdsls4200m000), os valores pagos para parcelas adiantadas são atualizados. Depois de todas as parcelas antecipadas de uma ordem de venda terem sido totalmente pagas, o procedimento de ordem de venda pode continuar.

Liquidações de parcela

Parcelas faturadas são liquidadas (subtraídas do valor das mercadorias) se as mercadorias tiverem sido entregues e a fatura de mercadorias tiver sido impressa. Valores liquidados indicam o valor da fatura das mercadorias que está coberto pela parcela.

Tipos de liquidação

Existem os seguintes tipos de liquidação:

  • Liquidação direta

    As mercadorias entregues podem ser faturadas, embora nem todas as parcelas tenham sido faturadas ainda. Quando as mercadorias são faturadas, os valores faturados nas linhas da parcela são subtraídos do valor das mercadorias na fatura.

    Com a liquidação direta, o seguinte fica imediatamente visível:

    • Receita da venda de mercadorias em Invoicing
    • Giro das mercadorias na sessão Hist. linha entr. real de ord. de vend. (tdsls4556m000).
  • Liquidação indireta

    As mercadorias entregues não podem ser faturadas antes de a parcela da ordem de vendas ser fechada. Quando a ordem é fechada, os valores faturados nas linhas da parcela são subtraídos do valor das mercadorias na fatura.

    O seguinte se aplica a uma liquidação indireta:

    • A receita da venda de mercadorias é visível em Invoicing depois de a parcela da ordem de venda ser fechada.
    • O giro de mercadorias é registrado na sessão Hist. linha entr. real de ord. de vend. (tdsls4556m000) depois de a parcela da ordem de venda ser fechada. Se a parcela da ordem de venda ainda não estiver fechada, na sessão Histórico da linha de ordem de vendas (tdsls4551m000), o giro é registrado temporariamente em Item para parcelas de pagamento adiantado, Item para parcelas normais ou Item para parcelas de garantia, conforme especificado na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).

É possível visualizar as liquidações para uma parcela na sessão Parcela - Liquidações (tdsls4513s000). Depois de a fatura de mercadorias ser impressa em Invoicing, as liquidações das parcelas faturadas serão exibidas nesta sessão.

Nota
  • parcelas de garantia são liquidadas antes de serem faturadas, uma vez que sempre são faturadas após o envio da fatura das mercadorias
  • ao faturar uma linha de ordem de vendas (+), as parcelas (-) são liquidadas primeiro até o valor total da parcela
  • ao faturar uma linha de ordem de vendas (-), as parcelas (+) são liquidadas primeiro até o valor total da parcela.

Correções de parcela

Valores liquidados, que indicam o valor da fatura de mercadorias coberta pela parcela, são a base para calcular as correções da parcela. O valor da correção, que é calculado quando uma parcela da ordem de vendas é fechada, é a diferença entre o valor total faturado da parcela e o valor liquidado da fatura de mercadorias. Isso é calculado da seguinte maneira:

valor das mercadorias a ser faturado - valor da parcela a ser liquidado

Uma parcela de correção é criada somente se o valor das mercadorias a ser faturado for menor que o valor da parcela a ser liquidado. Nesse caso, o valor que é faturado do cliente é a alto demais e uma Correção - Fatura adiantada, Correção - Solic. de pagamento adiantado, Correção - Normal ou Correção - Garantia reversa é criada.

As parcelas adiantadas de correção ou parcelas de Correção - Normal podem ser especificadas somente depois de as parcelas originais terem sido compostas ou faturadas. Dessa forma, o Invoicing sempre pode recuperar as informações corretas de moeda. As parcelas de Correção - Garantia podem ser especificadas antes de a parcela original ser liberada para o Invoicing, porque as parcelas de garantia são geridas depois da expedição das mercadorias e do fechamento da parcela da ordem de venda. A linha da parcela de Correção - Garantia não pode ser liberada para Invoicing antes de a parcela original de Garantia ser liberada para Invoicing. Assim, ao compor a fatura para a garantia de correção, as informações da fatura correta podem ser recuperadas da garantia original.

Parcelas de correção especificadas manualmente são liquidadas com relação à fatura de mercadorias.

Exemplo

Linha Tipo de parcela Valores da parcela
1 Normal 200
2 Normal 400
3 Normal -50
4 Garantia 300
Parcela total da ordem de vendas 850

Linha Valores da ordem de vendas
1 150
2 500
3 80
4 -10
Total da ordem vendas 720

Liquidação direta é aplicável.

O processo de correção:

  1. A linha um da parcela é faturada. Valor da fatura = 200.
  2. A linha dois da parcela é faturada. Valor da fatura = 400.
  3. A linha um da ordem de vendas é faturada. O valor das mercadorias de 150 é liquidado com relação à linha um da parcela faturada.
    • Valor das mercadorias restante a ser liquidado = 150 - (150) = 0.
    • Valor da fatura = 0.
  4. A linha três da parcela é faturada. Valor da fatura = -50.
  5. A parcela da ordem de vendas é fechada.
    • Valor das mercadorias a ser faturado = 500 + 80 - 10 = 570.
    • Valor da parcela a ser liquidada = 50 + 400 - 50 + 300 = 700.
    • Valor da correção = 570 - 700 = -130.
  6. A parcela de correção é faturada. Valor da fatura = -130.
  7. A linha cinco da parcela de correção é criada manualmente para a parcela de garantia. Valor da correção = -300.
  8. A linha seis da parcela de correção é criada manualmente e é do tipo de parcela normal. Valor da correção = 170.
  9. A linha quatro da parcela é faturada. Valor da fatura = 300.
  10. A linha dois da ordem de vendas é faturada. O valor das mercadorias de 500 é liquidado com relação às parcelas faturadas da seguinte maneira:
    1. Com relação à linha três da parcela para um valor de -50. Valor das mercadorias restante a ser liquidado = 500 - (-50) = 550.
    2. Com relação à linha cinco da parcela para um valor de -300. Valor das mercadorias restante a ser liquidado = 550 - (-300) = 850.
    3. Com relação à linha um da parcela para um valor de 50. Valor das mercadorias restante a ser liquidado = 850 - (50) = 800.
    4. Com relação à linha dois da parcela para um valor de 400. Valor das mercadorias restante a ser liquidado = 800 - (400) = 400.
    5. Com relação à linha quatro da parcela para um valor de 300. Valor das mercadorias restante a ser liquidado = 400 - (300) = 100.
    6. Com relação à linha seis da parcela para um valor de 100. Valor das mercadorias restante a ser liquidado = 100 - (100) = 0.
    Valor da fatura = 0.
  11. A linha três da ordem de vendas é faturada. O valor das mercadorias de 80 é liquidado com relação à linha seis de parcela inserida manualmente.
    • Valor das mercadorias restante a ser liquidado = 80 - (70) = 10.
    • Valor da fatura = 10.
  12. A linha de ordem de venda quatro é faturada. Todas as parcelas são liquidadas. Valor da fatura = -10 + 10 = 0.