Integração de Controle de ordem de frete e Vendas
Para identificar e escolher os meios de transporte adequados, as ordens de frete podem ser geradas usando ordens de vendas criadas manualmente, geradas ou originadas de uma cotação de vendas convertida.
Se uma ordem de frete for criada a partir de uma ordem de venda, o progresso da expedição e das cargas pode ser trocado e as informações podem ser compartilhadas entre Freight Order Control e Sales.
Configurações da cotação de vendas
Para ativar a geração de ordens de frete usando ordens de vendas originadas de uma cotação de vendas convertida, e para fornecer as informações relacionadas a frete necessárias quando a cotação for convertida para uma ordem de venda, especifique estes campos na sessão Linhas de cotação de venda (tdsls1501m000):
- Marque a caixa de seleção Gerar ordens de frete
- Insira um nível de serviço no campo Nível de serviço de frete se desejar que seja usado o mesmo nível de serviço na ordem de frete que na ordem de venda.
- Marque a caixa de seleção Transp. vinculante se desejar que a mesma transportadora seja usada em ordens de frete e de vendas.
- Insira uma data no campo Data de entrega planejada. Essa data pode ser considerada a data de carga planejada.
- Insira uma data no campo Data de recebimento planejado.
Depois de a Data de entrega planejada ser especificada na linha de cotação de vendas, o Freight determina se o lead time de transporte é suficiente. Uma mensagem é exibida se as mercadorias não puderem ser entregues no prazo. É possível alterar a Data de recebimento planejado, ou selecionar outra transportadora.
Não é possível gerar ordens de frete usando cotações, mas somente usando ordens de vendas. Na sessão Linhas de cotação de venda (tdsls1501m000), especifique todos os dados relacionados ao frete para fornecer as informações necessárias quando a cotação confirmada for convertida para uma ordem de venda na sessão Processar cotações de venda (tdsls1200m000).
Configurações da ordem de vendas
Para ativar a geração de ordens de frete usando ordens de vendas, essas configurações devem ser aplicadas na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100):
- Marque a caixa de seleção Gerar ordens de frete de vendas.
- Marque a caixa de seleção Transp. vinculante se desejar que a mesma transportadora seja usada em ordens de frete e de vendas.
- Insira um nível de serviço no campo Nível de serviço de frete se desejar que seja usado o mesmo nível de serviço na ordem de frete que na ordem de venda.
- Insira uma data no campo Data de entrega planejada. Essa data pode ser considerada a data de carga planejada.
- Insira uma data no campo Data de recebimento planejado.
Ordens de frete geradas para ordens de vendas são do tipo expedição única se:
- O tipo de ordem de venda da ordem de venda estiver associado a um tipo de ordem de armazenamento para o qual a caixa de seleção Ordem única por expedição esteja marcada.
- A caixa de seleção Ordem de expedição única estiver marcada para o tipo de ordem de frete associado à ordem de venda.
- A caixa de seleção Ordem única por expedição estiver marcada para o tipo de ordem de armazenamento padrão da ordem de venda.
Gerar ordens de frete usando ordens de vendas
Se a caixa de seleção Gerar ordens de frete de vendas estiver marcada na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000) e uma ordem de venda for gerada para a combinação de item e parceiro de negócios de vendas, depois da aprovação, o LN verifica se Gerar ordens de frete (tdsls4222m000) está vinculado como uma atividade ao tipo de ordem na sessão Tipo de ordem de venda - Atividades (tdsls0560m000) para determinar o método de geração de ordem de frete. A ordem de frete pode ser gerada manual ou automaticamente para a ordem de vendas.
Depois da geração da ordem de frete usando uma linha (de entrega) da ordem de vendas, o status da ordem de frete se torna Previsto. As informações que vão para a ordem de frete incluem somente dados relacionados a expedição, como data solicitada pelo cliente, endereços, restrições de expedição, transportadora, rota, termos de entrega e responsabilidade pelo planejamento. O número de ordem de vendas original, posição e número de sequência podem ser referidos na linha da ordem de frete. Os custos de frete calculados podem ser retornados para a linha (de entrega) da ordem de vendas.
Quando um plano de carga é criado para a ordem de frete, o status da ordem de frete se torna Planejado. O plano de carga só pode se tornar real em Freight e o status da ordem de frete pode ser Real após a linha (de entrega) da ordem de venda ser liberada para Warehousing. No menu adequado da sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100), é possível clicar em:
- Visão geral do status da linha da ordem de frete (fmfoc2601m000). Nessa sessão, é possível visualizar detalhes de frete, como informações sobre expedições e cargas, a transportadora usada, as datas em que as expedições serão executadas e as quantidades a serem expedidas. , para iniciar a sessão
- Dados de linha de ordem vinculados (tdsls4102s200), na qual é possível visualizar as ordens de frete vinculadas. , para iniciar a sessão
- Não é possível criar ordens de frete para ordens faturadas retroativamente ou ordens de custo, uma vez que esses tipos de ordem não exigem expedição.
- Se você desejar modificar, bloquear, excluir ou cancelar uma ordem de vendas e ordem de frete vinculada, o status da ordem de frete correspondente deverá ser Previsto, Planejado ou Real.
Devido ao tipo de transporte ou à disponibilidade da transportadora, a Data de recebimento planejado pode diferir da data conforme especificado na linha (de entrega) da ordem de venda. Na sessão Ordens de venda (tdsls4100m000), é possível clicar em Imprimir e depois em Ordens com desvio nas datas de expedição para iniciar a sessão Imprimir ordens com datas de expedição com desvio (fmlbd3450m000). Com essa sessão, é possível gerar um relatório de diferença listando todas as ordens cujas datas originais diferem daquelas no plano de carga de Freight.