Valores nominais
Em um processo de produção, um tamanho nominal ou real é especificado para um item. Contudo, pode haver um leve desvio aceitável. Esse desvio é chamado de tolerância.
O valor nominal, em Qualidade, é especificado para fornecer limites de tolerância ao tamanho nominal e acomodar desvios, se houver.
Anteriormente, era possível somente medir valores entre o Norma, Lim. super. e o Lim. infer. das ordens de inspeção. O limite superior sempre deve ser superior à norma e o limite inferior, sempre inferior à norma.
Usando a funcionalidade de valor nominal, é possível especificar um intervalo de tolerância para um valor nominal. É possível especificar uma tabela nominal predefinida com base em padrões de engenharia aceitos.
Em alguns casos, o nível de tolerância deve ser maior ou menor do que os valores nominais. Por exemplo, a correspondência entre o diâmetro do eixo e o do furo. Os limites superior e inferior especificados para o diâmetro do furo devem ser maiores do que o valor nominal, enquanto esses limites para o diâmetro do eixo devem ser menores do que o valor nominal.
Essa funcionalidade também pode ser usada para processar ordens de inspeção.