Conformidade de importação para ordens de compra
Se a caixa de seleção Gestão de comércio estiver marcada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000) e a caixa de seleção Importar estiver marcada na sessão Parâmetros de gestão de comércio (tcgtc0100m000), será possível configurar as informações para um item ao qual a conformidade de importação se aplique.
Quando um item está sujeito à conformidade comercial global, as verificações internas são executadas para garantir que as informações de conformidade de importação sejam válidas e as licenças necessárias estejam disponíveis. Essa verificação é realizada durante a entrada da linha de ordem de compra, programação da linha de aviso de expedição e confirmação da linha de recebimento do armazém.
Depois da verificação da linha de ordem de compra quanto à conformidade de importação, os dados de sucesso e falha são registrados. Se a verificação de conformidade de importação falhar, a linha de ordem de compra será bloqueada.
Para permitir a exclusão de documentos de verificações de conformidade de importação, é possível especificar exceções de documento. Por exemplo, é possível especificar as exceções por parceiro de negócios, país e tipo de documento.
linhas de ordem de compra
Quando uma linha de ordem de compra é especificada na sessão Ordem de compra (tdpur4100m900), uma verificação de conformidade de importação será executada se estas condições se aplicarem:
- A caixa de seleção Verificação interna estiver marcada na guia Conformidade comercial da sessão Parâmetros de gestão de comércio (tcgtc0100m000)
- O tipo de ordem não é usado para estoque devolvido, itens rejeitados devolvidos ou pagamento de consignação
- O armazém é especificado
- A quantidade solicitada ou o valor da ordem são superiores a zero
- A caixa de seleção Sujeito à conformidade comercial está marcada para o item na sessão Itens (tcibd0501m000)
- O país do endereço do expedidor difere do país do endereço do recebimento
Se essas condições forem atendidas e nenhuma exceção for encontrada na sessão Exceções de documentos de importação (tcgtc0130m100), uma verificação de conformidade interna será executada para a linha de ordem de compra. Para a verificação interna, o LN verifica se uma licença de importação válida está disponível na sessão Licenças de importação (tcgtc0120m100). Também verifica se dados válidos de conformidade de importação estão disponíveis para a combinação de item e país do expedidor na sessão Dados de conformidade de entrada de item (tcgtc0110m100).
Se a caixa de seleção Aplicar limite de quantidade ou Aplicar limite de valor estiver marcada na sessão Licenças de importação (tcgtc0120m100) para a licença de importação, a quantidade ou os limites de valor serão verificados. A quantidade solicitada da linha de ordem de compra na unidade de estoque e o valor líquido da linha de ordem na moeda da ordem são usados para essas verificações. Durante a confirmação do recebimento, os consumos de licença de importação são registrados na sessão Consumos de licença de importação (tcgtc1520m100).
Se a conformidade comercial global for aplicável para o item da linha de ordem de compra, a caixa de seleção Sujeito à conformidade comercial será marcada para a linha.
Componentes
Se o campo Gestão de estoque estiver definido como Por componente na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000), os componentes serão vinculados à linha de ordem de compra. A verificação de conformidade de importação é executada somente para os componentes recebidos, e não para o item principal. Assim, os resultados da verificação de conformidade são registrados por linha de componente.
Se um componente falhar na verificação de conformidade, a linha de ordem será bloqueada. Vários componentes podem falhar na verificação, mas somente um registro de bloqueio da linha de ordem de vendas é gerado na sessão Bloqueios de ordem de compra (Linha) (tdpur4120m000). A linha de ordem não pode ser desbloqueada até que todos os resultados com falha sejam removidos para as linhas do componente.
Verificação de conformidade de importação
A verificação de conformidade de importação pode resultar em sucesso ou falha, o que pode ser visualizado na sessão Resultado de verificação de conformidade de documento (tcgtc1510m000).
Se a verificação for bem-sucedida, a linha da ordem de compra (componente) será salva e o procedimento da ordem de venda poderá iniciar. O resultado da verificação de conformidade é aprovado automaticamente.
Em caso de falha, a linha é salva e bloqueada. Consequentemente, a caixa de seleção Bloqueado é marcada para a linha. Os dados da linha são exibidos na sessão Bloqueios de ordem de compra (Linha) (tdpur4120m000) e o valor do campo Motivo bloqueio é recuperado do campo Motivo de bloqueio da conformidade de licença na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400). Para desbloquear a linha, é preciso atualizar os dados necessários e executar novamente a verificação de conformidade de importação, ou uma pessoa autorizada poderá substituir automaticamente o bloqueio de importação usando as sessões Resultado de verificação de conformidade de documento (tcgtc1510m000) ou Console de sobrescrição de resultados de verificação de conformidade (tcgtc1610m100).
No menu adequado em várias sessões do Procurement, é possível usar a opção Verificar conformidade comercial para forçar a execução da verificação de conformidade de importação.