Estrutura geral
O relatório de visita real será preenchido com valores específicos de cada relatório de visita. Esses valores podem ser:
- Dados da visita. Por exemplo, o código da ordem de serviço e os vários valores de horas e materiais usados e o horário inicial da visita.
- Etiquetas. Será possível usar etiquetas de texto se o texto no relatório de visita depender do idioma. O idioma padrão do relatório é definido como o idioma do Parceiro de negócios cliente ou, se isso não estiver definido no LN, o idioma definido nas Configurações de exibição de dados do aplicativo. Nos modelos padrão, nenhum texto é usado. Somente etiquetas são usadas, portanto, esses relatórios podem ser impressos em cada idioma suportado pelo LN. Quando não há necessidade de tradução, é possível usar texto regular, e espaços reservados de etiquetas podem ser omitidos.
- As assinaturas do engenheiro de serviço e do cliente. No Mobile Service, tanto o engenheiro quanto o cliente podem assinar o relatório de visita antes de finalizá-lo. Essas assinaturas podem ser adicionadas como imagens no relatório de visita real.
No modelo, esses valores são representados por espaços reservados. Ao criar o relatório de visita real, esses espaços reservados são substituídos pelos dados, etiquetas e assinaturas da visita real.
Além dos dados de documento, representados somente uma vez em um relatório de visita, cada visita pode conter várias atividades, e cada atividade pode conter vários custos de mão de obra, inspeções, custos de material, outros custos e notas. Portanto, além dos espaços reservados, modelos de relatório de visita contêm conjuntos de dados. Conjuntos de dados dentro do modelo são seções que podem ser repetidas para cada ocorrência dos dados na visita.
Espaços reservados
Espaços reservados são definidos por meio do uso de texto entre marcadores. Os marcadores em torno dos espaços reservados determinam como os dados são exibidos. Existem vários tipos de espaços reservados, cada um identificado por marcadores diferentes. Os três primeiros espaços reservados são para dados, etiquetas e assinaturas. Por exemplo, o espaço reservado de dados para o número da ordem de serviço é ##ServiceOrder##.
Existem espaços reservados adicionais para definir uma seção do conjunto de dados.
Conjuntos de dados
Os dados do relatório consistem em vários conjuntos de dados. O modelo deve ser composto de tal forma que corresponde a esses conjuntos de dados. Um relatório de visita tem oito conjuntos de dados.
- Dados do documento
- Dados de atividades
- Dados de custos de material, com uma referência a dados de atividades
- Custo de mão de obra, com uma referência a dados de atividades
- Outros custos, com uma referência a dados de atividades
- Inspeções, com uma referência a dados de atividades
- Notas externas, com uma referência a dados de atividades (disponível com a solução 2131466)
- Total de horas por tipo de mão de obra
Conjuntos de dados podem guardar qualquer tipo de informação, como textos ou imagens.
Embora materiais, mão de obra e outros custos estejam vinculados a uma atividade, é possível mostrar uma única lista de todos os custos para todas as atividades da visita.
Conjunto de dados do documento
Este conjunto de dados guarda informações sobre a visita e está disponível em todo o documento. O conjunto também contém imagens. Os espaços reservados para assinatura são os únicos espaços reservados para imagens com suporte.
Conjunto de dados de atividades
O identificador do conjunto de dados de atividades é “Activities”. Este conjunto de dados guarda dados para as atividades selecionadas pelo usuário ao gerar o relatório.
Conjunto de dados de custos de material
O identificador de custos de material é “MaterialCost”. Este conjunto de dados guarda dados de todos os custos de material. Esses são os custos inseridos na tela Material. A exibição do custo de material de uma ou mais atividades é baseado em como o custo de material está definido no modelo.
Conjunto de dados de custos de mão de obra
O identificador de custos de mão de obra é “LaborCost”. Este conjunto de dados guarda dados de todos os custos de mão de obra. Esses são os custos inseridos na tela Tarefa. A exibição do custo de material de uma ou mais atividades é baseado em como o custo de material está definido no modelo.
Conjunto de dados de outros custos
O identificador de outros custos é “OtherCost”. Este conjunto de dados guarda dados de todos os outros custos. Esses são os custos inseridos nas telas Tempo de viagem e Outros custos. Dados para Tempo de viagem e Outros custos são exibidos aqui. A exibição de outros custos de uma ou mais atividades é baseada em como os outros custos estão definidos no modelo.
Conjunto de dados de inspeções
O identificador de inspeções é “Inspections”. Este conjunto de dados guarda os dados de todas as inspeções de uma atividade. Essas são as inspeções especificadas na tela Inspeções.
Conjunto de dados de notas externas
O identificador de notas externas é “ExternalNotes”. Este conjunto de dados guarda os dados de todas as notas externas de uma atividade.
Conjunto de dados de total de horas por tipo de mão de obra
O identificador de Total de horas por tipo de mão de obra é “TotalHoursPerLaborType”. Esse conjunto de dados guarda as informações sobre o total de horas gastas por tipo de mão de obra. Ele deve ser usado no nível do documento.
Preço fixo
O back end do LN oferece suporte à funcionalidade de preço fixo por atividade. O relatório oferece suporte a preços fixos de forma básica. O preço fixo não é um valor de dados que pode ser colocado no modelo, mas é representado no total.
Preços são calculados no back end do LN. Esses preços são sincronizados com o aplicativo. Por definição, se uma atividade tem um preço fixo, todos os custos individuais são definidos como zero. Dessa forma, os totais e o total geral sempre serão zero. O relatório substitui os totais pelo valor do preço fixo.
Caso o custo não seja calculado como zero, esses custos serão adicionados ao valor do preço fixo.