Emitir a devolução de remessa de terceiros
Para emitir a devolução de remessa de terceiros, crie uma ordem de depósito para receber o material reparado do fornecedor:
Para criar uma ordem de depósito, execute estas etapas:
- Acesse a sessão Ordens de armazenamento (whinh2100m000) e clique em Novo. A sessão Ordem de armazenamento (whinh2100m100) será exibida.
- Verifique se a Transferência (Manual) está selecionada no campo Ordem e o Tipo de transação é Transferência.
- Selecione o depósito do qual o material reparado deve ser transferido no terceiro segmento do campo Código da seção Expedidor e pressione Tab.
- Selecione o depósito no qual o material reparado deve ser recebido no terceiro segmento do campo Código na seção Receptor e pressione Tab.
- Selecione a série da ordem de transferência no campo Série e o tipo de ordem de Transferência - Reparo do expedidor no campo Tipo de ordem da seção Informação da ordem.
- Clique em Novo na guia Linhas de saída e selecione o item comprado reparado a ser recebido do fornecedor no segundo segmento do campo Item.
- Especifique a quantidade do item a ser recebida do fornecedor no campo Quantidade solicitada e clique em Processar.
- Selecione a linha de saída na guia Linhas de saída e clique em Referências > Visão geral de status. A sessão Visão geral do status da linha de saída (whinh2129m000) será exibida.
- Verifique se as atividades Gerar aviso de saída e Liberar aviso de saída são executadas automaticamente e clique em Ações > Congelar/confirmar. A sessão Linhas de remessa (whinh4131m000) será exibida.
- Selecione a linha de remessa na guia Expedições e clique em Confirmar. O Status da linha de remessa será atualizado para Confirmado na guia Status.
- Verifique se todas as atividades da linha de saída foram executadas na sessão Visão geral do status da linha de saída (whinh2129m000).
- Verifique se o Status da linha é Expedida para a linha de ordem de saída na guia Linhas de saída.
- Selecione a linha de entrada na guia Linhas de entrada e clique em Referências > Visão geral de status. A sessão Visão geral do status da linha de entrada (whinh2119m000) será exibida.
- Selecione Ações > Receber. A sessão Recebimento de depósito (whinh3512m000) será exibida.
- Selecione a linha de recebimento na guiaLinhas > Recebimento e clique emAções > Criar fatura brasileira. Essa opção gera a fatura de recebimento na sessão Compor nota fiscal de entrada (btrec1101m000).
- Selecione a linha de recebimento na guia Recebimento e clique em Ações > Confirmar linha para selecionar a linha de recebimento para vincular à nota fiscal. A caixa de seleção Vinculado é marcada e o campo Usuário é atualizado com o ID de login do usuário.
- Verifique se a linha de recebimento está selecionada e clique em Ações > Vincular linha de recebimento. A sessão Vincular linha de recebimento à nota fiscal (btrec1200s100) será exibida.
- Especifique os dados necessários nos campos Data de emissão, Nota fiscal, Série e o Tipo de documento e clique em Vincular. O processo será concluído e o documento de recebimento fiscal será gerado com o número de referência fiscal.
- Acesse a sessão Recebimento fiscal (btrec2100m000) e clique em Ir para detalhes do recebimento fiscal. A sessão Recebimento fiscal (btrec2100m900) será exibida.
- Verifique se o Tipo de documento de recebimento fiscal é Retorno de remessa para conserto na seção Documento.
- Clique em Ir para detalhes da linha de recebimento do recebimento fiscal. A sessão Linhas de recebimento – Detalhes (btrec2101m900) será exibida.
- Selecione a referência fiscal relacionada à remessa para conserto no campo Referência fiscal do faturamento da guia Retorno de terceiros.
-
Verifique se o saldo foi atualizado na sessão Relação de recebimento por faturamento (btfdc1110m000).
Nota
Se o item reparado estiver dentro da garantia do fabricante, defina através da configuração fiscal do Mecanismo de imposto, e não da programação de pagamento gerada.
Se necessário, adicione as linhas manualmente à fatura para a cobrança de serviço ou itens adicionais que são cobrados, caso em que é preciso usar um padrão fiscal que gera a programação de pagamento.
- Verifique se a linha de recebimento fiscal está selecionada na sessão Recebimento fiscal (btrec2100m000) e clique em Ações > Aprovar/integrar para aprovar e integrar a fatura.
- Verifique se a aprovação da nota fiscal libera o estoque físico e se o número de referência fiscal foi atualizado no campo Nota de despacho da sessão Linhas de recebimento de depósito (whinh3512m600).