Introdução

O processo de importação pode ser realizado por meio de vários métodos mas, em geral, é necessário dar suporte a algumas necessidades básicas, como a geração do documento de contas a pagar para o fornecedor no valor líquido em moeda estrangeira (sem impostos locais e custos no destino, como impostos adicionais, impostos de desembaraço, tratamento local). Este guia descreve como realizar o processo de importação na localização brasileira do LN CE.

Para realizar o processo de importação de compra, execute estes passos:

  1. Crie um documento manual em Finanças para fazer um pagamento adiantado ao fornecedor. Esse processo permitiu que o despachante aduaneiro realizasse todo o desembaraço e pagasse todos os custos envolvidos no processo.
  2. Crie uma ordem de compra de importação que inclua o custo no destino definido com valor zero (para despesas esperadas: como frete, seguro, despesas aduaneiras e assim por diante).
  3. Emita uma fatura eletrônica (NFe brasileira) com o Tipo de faturamento definido como Recebimento para receber a fatura e registrar efetivamente as mercadorias no estoque. Esta etapa garantiu que o fornecedor estrangeiro gerasse apenas uma fatura financeira, que não é uma nota fiscal válido no Brasil.
  4. Ao receber a DI, atualize o valor do custo no destino (despesas) na ordem de compra. Aprove a ordem de compra e siga as etapas de recebimento, incluindo vinculação ao arquivo XML aprovado pelo SEFAZ na etapa 3.
  5. Realize a conciliação da ordem de compra manualmente, para pagamento ao fornecedor estrangeiro do valor líquido.
  6. Execute o processo de conciliação manualmente relacionado ao custo no destino para pagamento de despesas pagas pelo despachante aduaneiro. Por exemplo, um adiantamento ao fornecedor já foi feito para reduzir o saldo daquele documento.
  7. Especifique a nota fiscal para a cobrança do serviço do despachante aduaneiro. Esta nota fiscal pode ou não ter uma programação de pagamento, dependendo do processamento de um adiantamento financeiro ao despachante aduaneiro.
  8. Realizar lançamentos contábeis relacionados a impostos na etapa de conciliação.