Criar uma ordem de compra

Para receber o insumo enviado pelo cliente, crie uma ordem de compra.

Para criar uma ordem de compra, execute estas etapas:

  1. Acesse a sessão Console de entrega de ordem de compra (tdpur4601m200) e clique em Novo. A sessão Ordem de compra (tdpur4100m900) será exibida.
  2. Selecione o parceiro de negócios no campo Parceiro de negócios da seção Fornecedor e pressione Tab.
    Nota

    O Infor LN preenche os dados padrão para o parceiro de negócios selecionado nos outros campos do cabeçalho da ordem de compra.

  3. Selecione o tipo de ordem de materiais fornecidos no campo Tipo de ordem, o departamento de compras no campo Departamento de compras e a série da ordem no campo Ordem da seção Controle.
  4. Clique em Novo na guia Linhas de ordem, selecione o material fornecido pelo cliente no segundo segmento do campo Item e especifique a quantidade do item no campo Quantidade solicitada.
    Nota

    Verifique se o preço padrão do item no campo Preço é 0,00.

  5. Clique em Ir para detalhes da linha da ordem de compra na guia Linhas de ordem. A sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000) será exibida.
  6. Verifique se o Pagamento está Nenhum pagamento e o parceiro de negócios é exibido no campo Proprietário na seção Pagamento na guia Faturamento.
    Nota

    Não é necessário receber o item no depósito de terceiros não proprietário (TNP), porque o Tipo de pagamento da ordem indica que a propriedade do material foi atribuída ao parceiro de negócios.

  7. Clique em Aprovar para aprovar a ordem de compra. O relatório Imprimir ordem de compra será gerado.
  8. Selecione a linha da ordem de compra na guia Linhas de ordem e clique em Referências > Status. A sessão Status da linha de ordem de compra (tdpur4534m000) será exibida.
  9. Verifique se a atividade Imprimir ordens de compra será executada automaticamente e clique em Executar para liberar a ordem de compra para o Armazenamento.
  10. Clique em Executar para executar a atividade Aguardando recebimentos - Depósito. A sessão Visão geral do status da linha de entrada (whinh2119m000) será exibida.
  11. Selecione Ações > Receber. A sessão Recebimento de depósito (whinh3512m000) será exibida.
  12. Selecione a linha de recebimento na guiaLinhas > Recebimento e clique emAções > Criar fatura brasileira.
    Nota

    Essa opção gera a fatura de recebimento na sessão Compor nota fiscal de entrada (btrec1101m000).

  13. Selecione a linha de recebimento na guia Recebimento e clique em Ações > Confirmar linha para selecionar a linha de recebimento para conciliar com a nota fiscal. A caixa de seleção Vinculado é marcada e o ID de login do usuário é atualizado no campo Usuário.
  14. Verifique se a linha de recebimento está selecionada e clique em Ações > Vincular linha de recebimento. A sessão Vincular linha de recebimento à nota fiscal (btrec1200s100) será exibida.
  15. Especifique os dados necessários nos campos Data de emissão, Nota fiscal e Série e clique em Vincular. O documento é gerado com um número de referência fiscal.
  16. Acesse a sessão Recebimento fiscal (btrec2100m000) e clique em Ir para detalhes do documento de recebimento fiscal. A sessão Recebimento fiscal (btrec2100m900) será exibida.
  17. Verifique se o Tipo de nota fiscal de recebimento é Remessa de terceiros na seção Documento na guia Geral.
  18. Verifique se o Preço unitário do item na guia Linhas de recebimento é igual ao valor especificado no campo Valor alfandegário na guia Expedição da sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000).
    Nota

    A programação de pagamento não está definida para esta fatura e pode ser configurada por meio da configuração fiscal do mecanismo de imposto.

  19. Verifique se a caixa de seleção Gerar parcelas não está marcada para a linha de recebimento fiscal na guia Contabilidade.
  20. Verifique se o documento de recebimento fiscal está selecionado na sessão Recebimentos fiscais (btrec2100m000) e clique em Ações > Aprovar/integrar. A nota fiscal é aprovada e integrada à ordem.
  21. Verifique se o saldo de terceiros relacionado está atualizado na sessão Relação de faturamento por projeto (btfdc1120m000).
  22. Verifique se o MAUC não foi calculado para o item e se o campo MAUC [BRL] (por depósito) é 0,00 na guia Transações, se a Propriedade é Do cliente e se o parceiro de negócios é exibido no campo Proprietário na guia Propriedade da sessão Transações de recebimento de estoque (whina1512m000).
  23. Acesse a sessão Ordem de produção (tisfc0101m100) e clique em Liberar ordem para liberar a ordem de produção e executar as operações.
  24. Verifique se a ordem de produção está selecionada na sessão Ordens de produção (tisfc0501m000) e clique em Ações > Relatar operações concluídas. A sessão Relatar operações concluídas (tisfc0130m000) será exibida.
  25. Especifique a quantidade concluída no campo Adicional concluído da operação, selecione a linha de operação e clique em Concluído.
  26. Verifique se a ordem de produção está selecionada na sessão Ordens de produção (tisfc0501m000) e clique em Ações > Relatar ordens concluídas. A sessão Relatar ordens concluídas (tisfc0120s000) será exibida.
  27. Especifique a quantidade no campo Quantidade adicional a entregar da seção Quantidades a fazer e pressione Tab.
  28. Selecione Produção concluída no campo Status da ordem e clique em Salvar.
  29. Clique em Sim quando a mensagem “Nenhuma hora lançada. Continuar?” for exibida.
  30. Clique em Sim quando a mensagem “Confirmar automaticamente o recebimento ao ativar a linha de entrada da ordem de depósito?” for exibida.
  31. Verifique se o Status da ordem está atualizado como Concluído na sessão Relatar ordens concluídas (tisfc0120s000) e a transação de estoque relacionada está atualizada na guia Transações de estoque da sessão Item - Depósito - Transações de estoque (whinr1510m000).
    Nota

    Depois da baixa do item produzido a partir da ordem de produção, as atividades da linha de ordem de vendas devem ser executadas.

  32. Selecione a linha da ordem na guia Linhas de ordem e clique em > Status. A sessão Status da linha de ordem de venda (tdsls4534s000) será exibida.
  33. Clique em Executar para liberar as ordens de venda para Armazenamento.
  34. Selecione Referências > Exibir > Monitor de linhas na sessão Ordem de venda (tdsls4100m900). A sessão Linhas de ordem de venda - Monitor (tdsls4501m000) será exibida.
  35. Verifique se a ordem de venda é exibida no campo Objeto rastreado e clique em Objeto em aberto. A sessão Visão geral do status da linha de saída (whinh2129m000) será exibida.
  36. Verifique se as atividades Gerar aviso de saída e Liberar aviso de saída são executadas automaticamente e clique em Ações > Congelar/confirmar. A sessão Linhas de remessa (whinh4131m000) será exibida.
  37. Selecione a linha de remessa na guia Expedições e clique em Confirmar. O Status da linha de remessa será atualizado para Confirmado na guia Status.
  38. Verifique se todas as atividades da linha de saída foram executadas na sessão Visão geral do status da linha de saída (whinh2129m000).
  39. Verifique se o número de remessa está atualizado no campo Número do documento para a atividade Liberar ordens de venda para Armazenamento na sessão Status da linha de ordem de venda (tdsls4534s000) e clique em Executar para liberar as ordens de venda para Faturamento.
  40. Acesse a sessão Faturamento 360 (cisli3600m000), selecione a ordem de venda no terceiro segmento do campo Documento de origem e clique em Aplicar filtro.
  41. Selecione a linha faturável da ordem de venda na guia Linhas faturáveis e clique em Ações > Compor fatura. O Status da fatura será atualizado para Pronto para impressão.
  42. Selecione a linha da fatura na guia Faturas > Dados da fatura e clique em Ações > Enviar para faturamento externo e o Status da fatura será atualizado para Enviado ao sistema externo.
  43. Acesse a sessão Documentos fiscais 360 (lpbra3600m000), selecione a ordem de venda no terceiro segmento do campo Documento de origem e clique em Aplicar filtro.
  44. Verifique se o número de referência fiscal gerado é exibido no campo Referência fiscal na guia Nota fiscal.
  45. Acesse a sessão Faturamento (btsli2100m000) e clique em Ir para detalhes da sua fatura com o número de referência fiscal. A sessão Faturamento (btsli2100m900) será exibida.
  46. Verifique se o Tipo de nota fiscal de faturamento é Retorno de terceiro e se a linha de fatura foi adicionada na guia Linhas com um Tipo de linha de Industrialização.
  47. Clique em Ir para detalhes da linha da fatura na guia Linhas. A sessão Linhas – Detalhes (btsli2101m900) será exibida.
  48. Especifique os dados relacionados ao recebimento da fatura na guia Retorno de terceiros e clique em Salvar alterações e sair.
  49. Verifique se a linha de fatura está selecionada na guia Linhas na sessão Faturamento (btsli2100m900) e clique em Ações > Processar confirmação de vínculo.
  50. Verifique se uma linha de fatura relacionada aos dados de terceiros será adicionada à guia Linhas com um Tipo de linha de Devolução.
  51. Clique em Ir para detalhes da linha da fatura na guia Linhas. A sessão Linhas – Detalhes (btsli2101m900) será exibida.
  52. Revise os dados na seção Padrão fiscal da Contabilidade
  53. Verifique se o saldo da fatura relacionada foi atualizado na sessão Relação de faturamento por recebimento (btfdc1120m000).
  54. Verifique se a fatura está selecionada na sessão Faturamento (btsli2100m000) e clique em Ações > Processar para imprimir fatura. A sessão Criar/imprimir/lançar faturas (btsli2200m100) será exibida.
  55. Verifique se a caixa de seleção Imprimir está marcada na seção Opções e clique em Continuar. O relatório de Notas fiscais transferidas será gerado e o Status da fatura será atualizado para Impresso.
  56. Verifique se a fatura está selecionada na sessão Faturamento (btsli2100m000) e clique em Ações > Nota fiscal eletrônica > Processar devolução de NFe para processar a devolução da fatura eletrônica. A sessão Processar devolução de fatura eletrônica (btnfe8220m000) será exibida.
  57. Revise os dados e clique em Processar. O relatório Nota fiscal eletrônica autorizada será gerado.
  58. Verifique se a fatura está selecionada na sessão Faturamento (btsli2100m000) e clique em Ações > Processar para lançar e integrar a fatura. A sessão Criar/imprimir/lançar faturas (btsli2200m100) será exibida.
  59. Verifique se a caixa de seleção Lançar está marcada na seção Opções e clique em Continuar. O Status da fatura será atualizado para Lançado.
  60. Verifique se a fatura está selecionada na sessão Faturamento (btsli2100m000) e clique em Ações > Integração financeira. A sessão Integração financeira (btsli2100m910) será exibida.
  61. Verifique se Status da fatura está Lançado, e os dados de lançamentos relacionados serão atualizados na guia Lançamentos contábeis.
  62. Acesse a sessão Faturamento 360 (cisli3600m000) e verifique se o Status da fatura foi atualizado para Aprovado pelo sistema externo na guia Faturas > Dados da fatura.
  63. Selecione a linha da fatura na guia Faturas > Dados da fatura e clique em Processo direto para gerar o documento financeiro relacionado. O relatório Lotes de lançamento criados será gerado com o número da fatura.
  64. Verifique se os lançamentos de transação de integração, o CPV e a parte das transações de receita de vendas são atualizados na sessão Transações de integração (tfgld4582m000).
  65. Acesse a sessão Contas a receber 360 (tfacr2560m000), selecione o parceiro de negócios e clique em Faturas em aberto na seção Documentos. A sessão Faturas em aberto do parceiro de negócios faturado (tfacr2520m000) será exibida.
  66. Selecione o lançamento em aberto da fatura e clique em Referências > Transações GL. A sessão Histórico de documento - Linhas de transação (tfgld0618m200) será exibida.
  67. Revise as entradas de transação que criam a receita de vendas.