Dados comuns centrais
Dependendo da funcionalidade necessária, e além das tabelas mencionadas na sessão anterior, várias outras tabelas comuns devem ou podem ser compartilhadas. Essas tabelas estão descritas nesta sessão.
R05000 Central First Free Numbers (KT)
O conjunto de tabelas R05000 contém todas as tabelas que devem ser compartilhadas para atingir a numeração do primeiro número livre central. Em um cenário de primeiro número livre central, a definição e o registro dos primeiros números livres são geridos de modo centralizado e se aplicam a todas as companhias (logísticas e financeiras).
Usando a numeração do primeiro número livre central, o cliente pode gerar IDs exclusivos de todos os objetos, como itens, parceiros de negócios, ordens e contratos em todas as suas companhias.
Os primeiros números livres centrais são necessários para o compartilhamento de todos os objetos, como itens ou contratos de compra entre companhias. A numeração sequencial de ordens de venda por companhia ainda pode ser obtida selecionando diferentes grupos de números por companhia.
R05100 Central departments (KT)
Este conjunto de tabelas contém todas as tabelas que devem ser compartilhadas para ter departamentos centrais. Embora os departamentos centrais obtenham a numeração central dos departamentos, isso também é necessário para várias outras necessidades, como funcionários centrais e o compartilhamento das funções de parceiros de negócios financeiros.
Embora departamentos compartilhados estejam visíveis em todas as companhias, eles estão vinculados a uma companhia operacional e também podem ser vinculados a dados transacionais nessa companhia operacional. Por exemplo, se um departamento de vendas estiver vinculado à companhia operacional 100, não será possível criar uma ordem de venda na companhia logística 200 para esse departamento de vendas. Além disso, cada departamento deve ser inserido na respectiva companhia operacional. Portanto, se um departamento de vendas for inserido na companhia 100, ela será a companhia operacional desse departamento e as ordens de venda para esse departamento somente poderão ser criadas e mantidas nessa companhia.
R05200 Central Calendar Setup (KT)
Este conjunto de tabelas contém os dados básicos necessários para gerar calendários. Com o compartilhamento dessas tabelas, é possível obter horários de trabalho e definições comuns entre companhias, mas os calendários podem variar de acordo com a companhia.
R05300 Central Actual Calendars (KT)
Toda a gestão de calendário (dados operacionais do calendário) é compartilhada, o que significa que os calendários estão disponíveis em todas as companhias. Ainda é possível usar diferentes calendários em cada companhia.
R05400 Central Warehouses (KT)
Este conjunto de tabelas contém todas as tabelas que devem ser compartilhadas para ter armazéns centrais.
Embora armazéns compartilhados estejam visíveis em todas as companhias, eles estão vinculados a uma companhia operacional e também podem ser vinculados a dados transacionais nessa companhia operacional. Por exemplo, se um armazém estiver vinculado à companhia operacional 100, não será possível criar uma ordem de armazém na companhia logística 200 para esse armazém. Além disso, cada armazém deve ser inserido na respectiva companhia operacional. Portanto, se um armazém for inserido na companhia 100, ela será a companhia operacional desse departamento e as ordens de venda para esse armazém somente poderão ser criadas e mantidas nessa companhia.
R05500 Central Items (KT)
Este conjunto de tabelas contém todas as tabelas que devem ser compartilhadas para manter itens de modo centralizado. Quando os itens são compartilhados, as origens de fornecimento dos itens com data de efetivação também devem ser compartilhadas entre as companhias envolvidas.
No entanto, se forem necessárias origens de fornecimento diferentes para companhias individuais, não será necessário compartilhar as origens de fornecimento com data de efetivação. As origens de fornecimento são definidas no campo Origem de fornecimento padrão da sessão Itens (tcibd0501m000). As origens de data de efetividade são definidas usando a opção Origem por data na sessão Itens (tcibd0501m000).
- Se as tabelas referenciadas também forem compartilhadas, as tabelas de Parceiro de negócios também serão compartilhadas. Isso se deve à referência do fabricante ao parceiro de negócios fornecedor. O compartilhamento das tabelas de parceiros de negócios por causa de itens centralizados pode ser evitado não usando fabricantes para itens ou parceiros de negócios para fabricantes.
- Ao usar o Modelador de compartilhamento de tabela, isso pode ser obtido ao "aceitar" essa referência entre o fabricante e o parceiro de negócios fornecedor na sessão Exceções de compartilhamento de tabela (tltsm2100m000). Todas as outras referências ao parceiro de negócios são removidas.
- No caso de itens de projeto, a tabela de projeto (tcmcs052) deve ser compartilhada também.
- Quando os itens são compartilhados e o pacote Projeto é usado, a tabela Recursos do projeto (R55300) precisa ser compartilhada entre as companhias logísticas.
- Se forem implementadas licenças de exportação nos parâmetros de rastreamento de projeto, a lista de material deverá ser compartilhada ou a sessão Detectar estrutura de item licenciado de exportação (tcibd0208m000) deverá ser executada na companhia de produção.
- Se a tabela tcibd001 for compartilhada e tcibd010 não for, a exclusão de uma origem de fornecimento de data de efetivação para uma companhia individual poderá fazer com que sejam ignoradas as origens de fornecimento com data de efetivação presentes para outras companhias. Isso ocorre porque a caixa de seleção Origens de item com data de efetividade na sessão Itens (tcibd0501m000) será desmarcada para todas as companhias se a origem de fornecimento for excluída em uma companhia. Portanto, uma vez criada, uma origem de item com data de efetivação não deve ser excluída.
Origem de fornecimento com data de efetivação ignorada
O item X com origem de fornecimento padrão Produção (JSC) é compartilhado entre as companhias 100, 200 e 300.
Na companhia 200, a origem de fornecimento padrão é substituída pela origem de fornecimento com data de efetivação Compras.
Na companhia 300, ela é substituída pela origem de fornecimento com data de efetivação Subcontratação. Em seguida, a origem de fornecimento com data de efetivação Subcontratação é removida da companhia 300. Isso faz com que a caixa de seleção Origens de item com data de efetividade na sessão Itens (tcibd0501m000) seja desmarcada para todas as companhias.
Isso não tem consequências para as companhias 100 e 300, mas, para a companhia 200, a origem de fornecimento padrão Produção (JSC) é ativada e a origem de fornecimento com data de efetivação é ignorada.
R05600 Central Business Partners (KT)
Este conjunto de tabelas contém todas as tabelas que devem ser compartilhadas para ter parceiros de negócios centrais. Embora este conjunto de tabelas também contenha todas as funções de parceiro de negócios, é possível compartilhar somente um subconjunto delas.
- Na função fornecedor, um departamento de compra pode ser especificado e, na função cliente, um departamento de venda pode ser especificado. Esses departamentos de compra e de venda são especificados no TD e não podem ser compartilhados. Eles são usados para assumir como padrão o departamento em uma ordem de vendas ou de compra. Se o departamento não puder ser usado na companhia logística atual, ele será considerado como estando em branco na função do PN e a lógica padrão continuará.
- Algumas funções do parceiro de negócios financeiro (faturador e faturado) incluem referências provisórias a tabelas financeiras. Os dados dessas tabelas são recuperados levando em conta a companhia financeira correta. Sendo assim, não há necessidade de compartilhar essas tabelas para uma companhia puramente logística. É possível aceitar essas mensagens na sessão Exceções de compartilhamento de tabela (tltsm2100m000).
R05700 Central Credit Limit Check (KT)
Este conjunto de tabelas contém as tabelas que devem ter uma verificação de limite de crédito central entre companhias.
R05800 Central Tax Setup (KT)
Para ter uma configuração central de imposto, as tabelas deste conjunto de tabelas devem ser compartilhadas. Esse conjunto de tabelas inclui:
- Gestão de impostos central: Para oferecer suporte à gestão de impostos central, a tabela de gestão de impostos (tctax038) deve ser compartilhada. Ainda assim, como a gestão de impostos precisa ser especificada por companhia financeira, a principal vantagem de tê-la centralizada é que ela pode ser mantida e visualizada de uma única empresa.
- Teste de imposto central: Com uma configuração de Teste de imposto central, um conjunto central de testes de imposto está disponível para todas as companhias.
- Modelagem de exceção de imposto central: As tabelas Modelagem de exceção de imposto devem ser compartilhadas entre as companhias do conjunto de companhias para o qual essas exceções são válidas.
- IRRF e INSS: Com o compartilhamento das tabelas de IRRF e INSS, os dados mestres podem ser mantidos e configurados de uma única companhia.
- Intrastat central e ESL: Os registros Intrastat são registrados na companhia logística. O Intrastat é informado por companhia financeira. Para conseguir isso (sem precisar combinar relatórios separados), as tabelas Intrastat devem ser compartilhadas entre as companhias logísticas relacionadas a uma companhia financeira. Se as tabelas ESL forem compartilhadas a partir de uma companhia, será possível informar a ESL de todas as companhias entre as quais essas tabelas são compartilhadas.
As tabelas relacionadas ao provedor de impostos (Parâmetros do provedor de impostos – tctax600, Categoria do produto – tctax601, Matriz de imposto por categoria de produto – tctax602 e Códigos GEO por dados de endereço – tctax605) podem ser compartilhadas somente entre companhias financeiras que usam o mesmo provedor de impostos com a mesma configuração de provedor de impostos.
R05900 Central Terms & Conditions
Várias companhias (logísticas e financeiras) podem compartilhar os Termos e condições. Porém, não é necessário que todas essas companhias os compartilhem.
Se você compartilhar a tabela Termos e condições, precisará compartilhar também todas as tabelas referenciadas, exceto para departamentos e armazéns. O LN sempre recupera departamentos e armazéns usando a companhia operacional.
Como os termos e condições podem ser configurados por armazém (ou grupo de armazéns) e departamentos, é possível especificar que determinados termos e condições serão válidos somente para uma parte específica da organização.
R06000 Central Landed Costs Set-up (KT)
Se as tabelas deste conjunto de tabelas forem compartilhadas, os custos no destino poderão ser configurados e mantidos em uma companhia, mas também usados nas outras companhias.
R06100 Central Material Pricing Master Data
Se os preços de material precisarem ser iguais entre diferentes companhias, as tabelas deste conjunto de tabelas deverão ser compartilhadas.
R06200 Central Material Pricing Content
Na funcionalidade de preço do material, os preços dependem do conteúdo de um material específico (por exemplo, cobre) em um produto final. Portanto, a quantidade desse material no produto final será determinada e armazenada com base na lista de material do produto final. Esses valores também podem ser compartilhados entre diferentes companhias. Para tal, é necessário compartilhar as tabelas desse conjunto de tabelas.
Além disso, as listas de materiais devem ser iguais em todas as companhias (logísticas). Portanto, as tabelas do conjunto de tabelas R30000: Central Bills-of-Material devem ser compartilhadas entre essas companhias.
Ctr. Material Pricing Content será compatível apenas somente se os seguintes conceitos não forem usados em nenhuma das companhias logísticas envolvidas:
- Controle de montagem
- Configurador de produto (PCF)
- Integração do Configurador PCM
R06300 Central Document Management Master Data
Estas tabelas devem ser compartilhadas para uma configuração central dos dados mestres de Gestão de saída de documentos.
R06400 Ctr Global Trade Master Data
Estas tabelas devem ser compartilhadas para uma configuração central dos dados mestres para comércio global.
R06500 Ctr Global Trade Licenses
Estas tabelas devem ser compartilhadas para usar licenças comerciais globais centrais.
R06600 Ctr Letter of Credit
O LN oferece suporte ao uso de cartas de crédito em transações de compra ou venda entre departamentos em diferentes companhias logísticas. Para esse fim, é necessário compartilhar as tabelas deste conjunto de tabelas entre as companhias logísticas envolvidas.
R06700 Central Bank Guarantees
Uma garantia bancária pode ser usada por departamentos em diferentes companhias logísticas. Para oferecer suporte a uma garantia bancária central, as tabelas deste conjunto de tabelas devem ser compartilhadas entre as companhias logísticas.
R06800 Central Embargoes and Boycotts
Para oferecer suporte à configuração e ao uso de embargos e boicotes entre companhias logísticas, as tabelas deste conjunto de tabelas podem ser compartilhadas entre as companhias logísticas. Para usar essa funcionalidade, as tabelas do conjunto de tabelas R06400 também devem ser compartilhadas.
R06900 Esquemas de classificação centrais
Geralmente, os esquemas de classificação são quase idênticos em todos os países. Para oferecer suporte à gestão central de esquemas de classificação, as tabelas deste conjunto de tabelas devem ser compartilhadas.
R09900 Maximum Sharing Common Data (KT)
Este conjunto de tabelas contém todas as tabelas do pacote Dados comuns que podem ser compartilhadas. Não é possível compartilhar tabelas que não estão incluídas nesse conjunto de tabelas.
- Tabela de projeto (tcmcs052): Embora seja possível compartilhar a tabela de projeto comum (tcmcs052), que inclui os projetos PCS e os projetos TP, um projeto só pode ser gerenciado em uma companhia.
- Taxas de mão de obra por parceiro de negócios e projeto (tccpl092): Se o campo Projeto for usado, não será permitido compartilhar esta tabela.
- Limites de IRRF e INSS (tctax017): Só é possível compartilhar a tabela tctax017 entre companhias financeiras que tenham os mesmos IDs de imposto e moedas locais porque os valores dos impostos retidos na fonte são válidos apenas para um ID de imposto específico. A tabela tctax017 armazena os limites e valores reais para o imposto retido na fonte.
- Se as Unidades de efetividade (tcuef002) forem compartilhadas, não será possível especificar preço de custo por unidade de efetividade. Essas unidades têm várias referências a tabelas logísticas; por exemplo, a estratégias de recurso. Como a unidade de efetividade é um conceito puramente logístico que não é usado em Finanças, não há necessidade de compartilhar essas tabelas logísticas para uma companhia puramente financeira. Além do mais, isso não é possível porque essas tabelas logísticas não estão presentes em uma companhia financeira. O usuário pode aceitar essas mensagens na sessão Exceções de compartilhamento de tabela (tltsm2100m000).
- A Ordem do item (tcibd200) só pode ser compartilhada quando as plantas estiverem ativas.