Múltiplos meios de transporte por carga
Consignações de mercadorias frequentemente são transportadas por meios de transporte segmentados, por exemplo, uma combinação de caminhão e reboque ou uma locomotiva que puxe vários vagões. Nesses casos, você pode desejar realizar o planejamento de frete para alguns ou todos os segmentos que compõem o meio de transporte.
Em Freight, para cada linha de ordem de frete, é possível especificar se o transporte deve ser realizado por meios de transporte individuais ou segmentados.
Se você escolher meios de transporte individuais, é possível adicionar um grupo de meios de transporte à linha de ordem de frete. Se você anexar um meio de transporte às linhas de ordem de frete, o Freight tentará alocar esse meio de transporte à carga que resulta do processo de criação de carga. Para obter mais informações, consulte O uso de grupos de meios de transporte, seleção de meios de transporte e agrupamento de ordem de frete.
Se você optar por meios de transporte segmentados, é possível adicionar uma combinação de meios de transporte à linha de ordem de frete. Uma combinação de meios de transporte pode incluir vários meios de transporte individuais, dependendo do modo como você configura as combinações de meios de transporte. Como resultado, o Freight pode alocar mais de um meio de transporte a cada carga que resulta do processo de criação de carga.
É possível anexar um grupo ou uma combinação de meios de transporte a uma linha de ordem de frete, mas não ambos.
Se você não inserir um grupo ou combinação de meios de transporte em uma linha de ordem de frete, o mecanismo de criação de carga seleciona um grupo de meios de transporte ou uma combinação de meios de transporte com base nos dados de configuração. O mecanismo de criação de carga primeiro busca um grupo de meios de transporte adequado. Se nenhum grupo de meios de transporte for encontrado, o grupo de meios de transporte padrão definido para a transportadora será usado. Se nenhum grupo de meio de transporte padrão for definido, o mecanismo de criação de carga busca uma combinação de meios de transporte. Se nenhuma for encontrada, a combinação de meios de transporte padrão definida para a transportadora é usada. Para obter mais informações sobre o mecanismo de criação de carga, consulte o processo de criação de carga.
Também há combinações de meios de transporte disponíveis para agrupamento de ordem de frete. Uma combinação de meios de transporte é um dos critérios usados para gerar agrupamentos de ordem de frete.
Combinações de meios de transporte
Uma combinação de meios de transporte consiste em uma combinação de veículos; consiste em vários segmentos. Por exemplo, uma combinação de caminhão e reboque ou uma locomotiva que puxe vários vagões. Para especificar os segmentos que compõem a combinação de meios de transporte, é preciso anexar tipos de veículo e/ou meios de transporte.
Tipos de veículo
Um tipo de veículo se refere a um tipo de veículo anônimo que não é identificado individualmente. Para cada tipo de veículo, é necessário especificar um número de veículos usado para a combinação de meios de transporte. Por exemplo, se os meios de transporte combinados consistirem em uma locomotiva e cinco vagões, para o tipo de veículo VAG, insira 5 e para o tipo de veículo LOC, insira 1.
Meios de transporte
Um meio de transporte se refere a um veículo identificável individualmente para o qual o Freight pode realizar a verificação de disponibilidade durante a criação de carga. Para definir um segmento identificável individualmente, é necessário adicionar um meio de transporte e um tipo de veículo à combinação de meios de transporte. Por exemplo, se os meios de transporte combinados consistirem em uma locomotiva e cinco vagões, e você desejar habilitar a verificação de disponibilidade para a locomotiva, é possível inserir os meios de transporte LOCOMOTIVA AX00023 e o tipo de veículo LOC para a locomotiva. Para obter mais informações, consulte Para configurar combinações de meios de transporte.
É possível incluir vários meios de transporte a uma combinação de meios de transporte. Assim, o Freight pode planejar o transporte para mais de um meio para levar uma carga.
Para configurar combinações de meios de transporte
Para configurar combinações de meios de transporte, faça o seguinte:
- Na sessão Códigos de combinação (fmfmd0120m000), defina códigos de combinação.
- Na sessão Tipos de transporte (fmfmd0140m000), defina tipos de transporte.
- Na sessão Meios de transporte (fmfmd0155m000), defina meios de transporte e, em Calendário dos meios de transporte (fmlbd0560m000), configure o calendário para os meios de transporte.
- Na sessão Grupos de meios de transporte (fmfmd0150m000), defina os grupos de meios de transporte.
- Na sessão Tipos de veículo (fmfmd0147m000), defina tipos de veículo.
- Na sessão Combinação de meios transp. (fmfmd0642m000), defina combinações de meios de transporte.
-
Na sessão Tipos veículo e meios transp. por combinações meios transp. (fmfmd0148m000), adicione tipos de veículo e meios de transporte que pertençam a uma combinação de meios de transporte.
Para definir um segmento anônimo para uma combinação de meios de transporte, é necessário adicionar um tipo de veículo e o número de veículos desse tipo de veículo. Por exemplo, se os meios de transporte combinados consistirem em uma locomotiva e cinco vagões, para o tipo de veículo VAG, insira 5 no campo Número de veículos.
Para definir um segmento identificável individualmente, é necessário adicionar um meio de transporte e um tipo de veículo. O número de veículos para um segmento identificável individualmente não pode ser maior que um.
- Na sessão Combinações de meios de transporte por Transportadora/PSL (fmfmd0144m000), defina as combinações de meios de transporte disponíveis para transportadoras.
- Na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000), marque ou desmarque a caixa de seleção Verificar disp do grupo de meios de transporte para especificar se a capacidade de carga e a disponibilidade dos meios de transporte ou combinações de meios de transporte devem ou não ser verificadas durante a criação de carga.