Introdução à criação de carga

A criação de carga é a funcionalidade central de Freight. O objetivo principal da criação de carga é planejar o transporte de mercadorias do armazém para o cliente, do fornecedor ao armazém ou do fornecedor diretamente ao cliente da maneira mais eficiente e econômica. Como alternativa, é possível usar essa funcionalidade para movimentações de mercadorias entre seus armazéns ou do armazém para o ambiente de produção e vice-versa.

Ordens de frete

A criação de carga é baseada em ordens de frete. Para planejar o transporte de um número de mercadorias em particular, é preciso selecionar as ordens de frete e as linhas de ordem de frete em que essas mercadorias estão listadas e iniciar o mecanismo de criação de carga. O resultado é um plano de carga para as ordens de frete selecionadas e as linhas de ordem de frete que consistem em várias cargas e expedições.

Métodos de planejamento e opções de planejamento

O mecanismo de criação de carga oferece várias opções de planejamento, além de três métodos básicos de planejamento.

É possível criar vários planos de carga usando as mesmas ordens de frete, a cada vez utilizando um método de planejamento e/ou opções de planejamento diferentes para ver qual método ou opção proporciona o melhor resultado.

Configuração

Para otimizar os resultados do planejamento, configure os dados mestres nas seguintes linhas:

  1. Certifique-se de que as transportadoras sejam inseridas para ordens de frete durante a criação da ordem de frete (tanto manual quanto automaticamente).
  2. Defina os dados mestres adequados, como endereços, grupos de meios de transporte, planos de rota etc.
  3. Defina transportadoras e grupos de meios de transporte com categorias de transporte especificadas.
  4. Defina transportadoras e categorias de transporte para rotas e planos de rota padrão.

Dessa forma, você impede que o mecanismo de criação de carga selecione combinações indesejáveis de transportadora ou grupo de meios de transporte, como transporte por navio quando são necessários caminhões.

Criar visões gerais de capacidade necessária

Antes de iniciar a criação de carga, é possível gerar visões gerais de capacidade de carga necessária para um determinado período de tempo. Visões gerais de capacidade necessária são baseadas nos volumes e pesos agregados listados nas ordens de frete existentes no LN ao longo de um período de tempo especificado pelo usuário. Visões gerais de capacidade necessária podem ajudá-lo a, por exemplo, antecipar aumentos súbitos na capacidade de carga necessária.

Para gerar visões gerais de capacidade de carga, abra a sessão Gerar plano rascunho (fmrpg1200m000).

Quadro de planejamento (fmlbd0215m000)

Além de Gerar plano (fmlbd0280m000), é possível usar a sessão Quadro de planejamento (fmlbd0215m000) para criar planos de carga. A sessão Quadro de planejamento (fmlbd0215m000) oferece uma interface gráfica intuitiva que pode ser usada para criar e manter planos de carga.

Você pode acessar a sessão Quadro de planejamento (fmlbd0215m000) pelo menu adequado destas sessões:

  • Planos (fmlbd0110m000)
  • Cargas (fmlbd4100m000)
  • Ordens de frete (fmfoc2100m000)
  • Linhas da ordem de frete (fmfoc2101m000)
  • Linhas da ordem de frete a serem replanejadas (fmlbd0120m000)

Para obter mais informações, consulte Para criar planos de carga usando o Painel de planejamento gráfico (fmlbd0215m000)

Gráfico de Gantt do plano de carga (fmlbd0710m000)

A sessão Gráfico de Gantt do plano de carga (fmlbd0710m000) é utilizada para gerar uma visão geral de linha do tempo das cargas e expedições selecionadas, bem como uma visão geral de capacidade de recursos.

Entregar o plano de carga à Gestão de armazém

Depois de criar um plano de carga, ele deve ser realizado. Isso significa que as mercadorias devem ser coletadas no armazém e carregadas em um caminhão ou outro veículo na data e na hora especificadas no plano de carga ou, no caso de mercadorias de entrada, os procedimentos de recebimento devem ser iniciados.

O procedimento normal par realizar um plano de carga é enviá-lo à Warehousing. Para enviar um plano de carga a Warehousing, é preciso torná-lo real. O plano de carga então obtém o status Real. Para saber mais sobre gestão de carga e expedição em Warehousing, consulte Expedições e cargas.

Nota

Em cenários de entrega direta, porém, armazéns e Warehousing não estão envolvidos. Para saber mais, consulte Para usar Gestão de frete para entregas diretas.

Dados de planejamento e atualizações do armazém

Se você estiver interessado principalmente em dados de planejamento, como datas de carga e descarga, rotas e custos de frete, é possível usar manualmente ordens de frete criadas para realizar criação de carga de Freight de modo independente.

Se forem necessárias atualizações de processamento de armazém além dos dados de custo de frete e planejamento, será preciso usar ordens de frete baseadas em ordens de origem para criar planos de carga.

O motivo é que a Warehousing precisa de ordens de armazenamento para processar as cargas e expedições e atualizar o Freight quanto ao progresso, mas, no LN, não é possível criar ordens de armazenamento para ordens de frete criadas manualmente.

Uma ordem de armazém é gerada quando a ordem de origem de uma ordem de frete for liberada para a Warehousing. Ordens de frete criadas manualmente não possuem ordens de origem e, portanto, essas ordens não podem ser liberadas para a Warehousing.

De modo similar, cargas e expedições baseadas em ordens de frete, cujas ordens de origem não estejam liberadas para Warehousing, não podem ser processadas em Warehousing.

Status do plano de carga, da carga e da expedição

Na Warehousing, o progresso do processamento do plano de carga é expresso em vários status. Essas informações de processo-progresso são transmitidas do Warehousing para o Freight. O Freight, por sua vez, verifica essas informações e exibe seus próprios status para expressar os vários estágios de conclusão de cargas, expedições e ordens de frete. Para obter mais informações, consulte Status do plano de carga, da carga e da expedição e Status da ordem de frete.

Nota

Para entregas diretas, armazéns e Warehousing não estão envolvidos. Ordens de frete baseadas em ordens de vendas e ordens de compra de entrega direta são atualizadas somente usando a Order Management. Para entregas diretas, a funcionalidade de planejamento de frete completo está disponível. Para obter mais informações, consulte Para usar a Gestão de frete para entregas diretas.