Criação de agrupamentos de linhas de ordem de frete

Depois de selecionar as linhas de ordem de frete que deseja agrupar e iniciar o processo de agrupamento na sessão Gerar grupos de ordem de frete (fmfoc3200m000), o LN realiza as seguintes etapas para agrupar as linhas de ordem de frete:

  1. Agrupar linhas de ordem de frete

    Para criar agrupamentos de ordem de frete para o lote de linhas de ordem de frete selecionado para subcontratação, o LN primeiro agrupa as linhas de ordem de frete com propriedades correspondentes em agrupamentos. O processo de agrupamento é realizado da seguinte maneira:

    1. Cada linha de ordem de frete para a qual a caixa de seleção Expedição única está marcada é agrupada em um único grupo de ordem de frete.
    2. Linhas de ordem de frete que pertencem a um cabeçalho da ordem de frete para o qual a caixa de seleção Expedição única está marcada são agrupadas em um grupo.
    3. O LN verifica se as linhas de ordem de frete no lote atual conciliam as propriedades dos agrupamentos criados anteriormente e que têm o status Agrupado. Assim, as linhas de ordem de frete são adicionadas aos grupos criados anteriormente.
    4. O LN cria agrupamentos para as linhas de ordem de frete restantes. O número de agrupamentos que o LN pode criar usando um lote de linhas de ordem de frete depende das propriedades das linhas de ordem de frete do lote. Linhas de ordem de frete são agrupadas em um grupo se as seguintes propriedades se conciliarem:

      • Endereços do expedidor e do receptor
      • Companhias expedidoras e receptoras, plantas, códigos e tipos. Nota: Esses critérios de agrupamento não serão usados se a caixa de seleção Agrupamento por endereço estiver marcada na sessão Gerar grupos de ordem de frete (fmfoc3200m000). Consulte Agrupamento por endereço.

      • Janelas de tempo, que não exigem conciliação exata, mas que devem pelo menos se sobrepor.

    Todas as linhas de ordens de frete selecionadas para subcontratação pertencem ao mesmo departamento de expedição e grupo de planejamento, para Grupo de planejamento e Departamento logístico e são critérios obrigatórios na sessão Gerar grupos de ordem de frete (fmfoc3200m000).

    As seguintes propriedades nem sempre são definidas para linhas de ordem de frete, mas se as propriedades forem definidas, estas propriedades também devem se conciliar:

    • Transp.
    • Grupo de meios de transporte
    • Tipo de transporte
    • Nível de serviço
    • Termos de entrega
    • Unidade de taxa adicional
  2. Selecionar transportadora e grupo de meios de transporte para grupos criados na Etapa 1

    Depois de as linhas de ordem de frete serem reunidas em agrupamentos, o LN seleciona uma transportadora e um grupo de meios de transporte para cada agrupamento gerado de acordo com o critério de seleção da transportadora selecionado na sessão Gerar grupos de ordem de frete (fmfoc3200m000). Para obter mais informações sobre o critério de seleção da transportadora, consulte Gerar grupos de ordem de frete (fmfoc3200m000).

    Com base no critério de seleção da transportadora, as transportadoras são selecionadas entre aquelas definidas para o departamento de expedição e o grupo de planejamento das ordens de frete agrupadas e as transportadoras definidas para o grupo de meios de transporte selecionados para as ordens de frete.

    As transportadoras são vinculadas a departamentos de expedição e grupos de planejamento na sessão Transp./PSL por dpto logístico e Grupo de planejamento (fmfrc0160m000).

    Se uma transportadora e/ou um grupo de meios de transporte tiverem sido inseridos manualmente para as linhas de ordem de frete de um grupo em particular, o LN não substituirá essa transportadora e/ou grupo de meios de transporte. Porém, se necessário é possível alterar a transportadora e/ou grupo de meios de transporte depois da conclusão do processo de agrupamento. Para saber mais, consulte Para alterar agrupamentos de ordem de frete.

    Quando o LN seleciona uma transportadora e um grupo de meios de transporte, o calendário da transportadora não é verificado, nem a capacidade de transporte do grupo de meios de transporte ou o número de veículos disponíveis à transportadora. O motivo é que essas são considerações de planejamento e essas questões são deixadas para a transportadora da qual as ordens de frete são subcontratadas.

    Se o LN não puder localizar uma transportadora adequada, o grupo será criado sem uma transportadora e grupo de meios de transporte. Nesses casos, é possível inserir manualmente uma transportadora e um grupo de meios de transporte para o grupo.

  3. Calcular custos de frete para grupos criados na Etapa 1

    A última etapa do processo de agrupamento é calcular os custos de frete para os grupos. Se você tiver marcado a caixa de seleção Calcular custos adicionais, serão calculados os custos adicionais que se apliquem a qualquer linha de ordem de frete dos agrupamentos. Para saber mais, consulte Cálculo de custos de frete estimados e Alocar custos adicionais

Resumo do processo de agrupamento

  • Na Etapa 1, linhas de ordem de frete são reunidas em agrupamentos.
  • Os grupos criados na Etapa 1 recebem uma transportadora e um grupo de meios de transporte na Etapa 2.
  • Na Etapa 3, os custos de frete e, se aplicável, os custos adicionais são calculados para os grupos. Os novos agrupamentos recebem o status Agrupado. Para saber mais sobre o status do grupo, consulte a visão geral do status e da linha do grupo.
Nota

Antes de definir um grupo como Real, é necessário executar novamente o processo de agrupamento para incluir novas linhas de ordem de frete na ordem de subcontratação. Alterações nas ordens de origem e nas linhas de ordem podem resultar na criação de novas ordens de frete e/ou linhas de ordem de frete. Novas linhas de ordem de frete não são agrupadas. Se desejar incluir as linhas de ordem de frete mais recentes na ordem de subcontratação, será necessário executar o processo de agrupamento novamente. Para saber mais, consulte Como ordem de frete e alterações à ordem de origem afetam os agrupamentos