Agrupamento de ordem de frete
Para planejar o transporte de mercadorias listadas em ordens de frete ou para subcontratar ordens de frete, o LN subdivide as ordens de frete em grupos que compartilham das mesmas propriedades. Essas propriedades são, por exemplo:
- Endereços
- Datas e horas de entrega
- Propriedades de item
- Roteiros
- Condições de transporte especiais (armazenamento a frio, transporte de animais de produção etc.)
Quando ordens de frete são agrupadas para criar cargas e expedições ou agrupamentos de ordem de frete, a primeira etapa é agrupar os cabeçalhos das ordens de frete por departamento de expedição. Então, quando várias ordens de frete são alocadas a um departamento de expedição, as linhas de ordens de frete dessas ordens de frete são agrupadas nos grupos de planejamento definidos para esse departamento de expedição. Os grupos de linhas de ordem de frete vinculadas e grupos de planejamento são usados por mecanismo de criação de carga para criar expedições e cargas ou pelo mecanismo de agrupamento para criar agrupamentos de ordem de frete, respectivamente.
Para agrupar cabeçalhos de ordem de frete por departamento de expedição
Os departamentos de expedição são vinculados a ordens de frete de acordo com os critérios das matrizes do departamento de expedição definidos na sessão Definição de matriz do dep. logístico (fmfoc1130m000) e na sessão Matriz do departamento logístico (fmfoc1140m000). Se nenhuma das matrizes se aplicar, ou se você não usar matrizes do departamento de expedição para alocar departamento de expedição a ordens de frete, o LN selecionará um departamento de expedição na sessão Armazéns por departamento logístico (fmfmd0185m000). Nessa sessão, os departamentos de expedição são vinculados a armazéns. Como isso funciona é descrito no exemplo a seguir.
Exemplo
A ordem de vendas SO1 é entregue do armazém WH1. WH1 é vinculado ao departamento de expedição SHO1. Quando a ordem de frete OF1 é gerada usando a ordem de vendas SO1, o departamento de expedição SHO1 é vinculado à ordem de frete OF1.
Para saber mais sobre como usar matrizes do departamento de expedição e/ou departamentos de expedição vinculados a armazéns, consulte Para configurar o controle de agrupamento da ordem de frete.
Se você criar manualmente uma ordem de frete, será preciso inserir um departamento de expedição.
Para agrupar linhas de ordem de frete por grupo de planejamento
Os grupos de ordens de frete vinculadas e departamento de expedição podem ser muito grandes e variados, uma vez que podem incluir grandes quantidades de itens diferentes. Portanto, os grupos devem ser subdivididos ainda mais para servirem como uma base útil para planejamento de transporte. Para isso, as linhas da ordem desses grupos são agrupadas por grupo de planejamento.
Um grupo de planejamento é usado para agrupar linhas de ordem de frete. Um grupo de planejamento é vinculado a um departamento de expedição. Mais de um grupo de planejamento pode ser vinculado a um departamento de expedição. Grupos de planejamento são definidos na sessão Grupos de planejamento (fmfoc0150m000). Na sessão Grupo de planejamento - Departamento logístico (fmfoc1100m000), os grupos de planejamento são vinculados a departamentos de expedição.
Somente usuários autorizados podem usar grupos de planejamento e departamentos de expedição para criar expedições e cargas. São dadas autorizações para combinações de departamentos logísticos e grupos de planejamento na sessão Usuários por dep. logístico e grupo de planejamento (fmfoc1105m000).
Um grupo de planejamento tem vários critérios de agrupamento. Esses critérios referem-se aos dados inseridos em cabeçalhos de ordens de frete e linhas de ordem de frete. As linhas de ordem que conciliam os critérios de um grupo de planejamento são subdivididas nesse grupo de planejamento em particular. Se um grupo de planejamento tiver um critério de cabeçalho (como um endereço ou um parceiro de negócios), as linhas de ordem de frete vinculadas aos cabeçalhos que conciliam o critério serão alocadas àquele grupo de planejamento.
Exemplo
Suponha que as ordens de frete OF1 e OF2 sejam alocadas ao departamento de expedição A. O departamento de expedição A tem os grupos de planejamento PL1 e PL2. Se as linhas de ordem de frete de OF1 conciliarem os critérios de PL1, elas serão alocadas a PL1. Se as linhas de ordem de frete de OF2 conciliarem os critérios de PL2, elas serão alocadas a PL2. As linhas de ordem de uma ordem de frete não podem ir todas para o mesmo grupo de planejamento. Suponha que OF1 tenha as linhas de ordem A, B e C. Considerando que C corresponde aos critérios de PL1, C vai para PL1. A e B conciliam os critérios de PL2, de modo que vão para PL2. Para saber mais sobre o agrupamento de ordem de frete, consulte o Exemplo de agrupamento de ordem de frete sem matriz do departamento de expedição.
Critérios do grupo de planejamento são definidos nas matrizes de plano. Para saber mais sobre matrizes de plano, consulte Matrizes do plano e definições da matriz.
Um departamento de expedição pode ter vários grupos de planejamento. Ordens de frete são agrupadas por departamento de expedição. As linhas de ordem de frete de cada grupo de ordens de frete vinculadas e departamentos de expedição são agrupadas por grupo de planejamento. As linhas de ordem em cada grupo de planejamento são usadas para criar expedições e cargas. Isso depende do algoritmo de planejamento usado e das quantidades listadas nas linhas de ordem e de quantas expedições e cargas são criadas de cada grupo de linhas de ordem por grupo de planejamento.