Exemplo de cálculo de data/hora de carga e descarga padrão
A data/hora da carga planejada de uma ordem de frete é 17/02/2004, às 8h, que é considerada como padrão da data de entrega planejada da ordem de vendas de origem. A data/hora de descarga planejada é 17/02/2004, às 20h, que é considerada padrão da data de recebimento planejado da ordem de vendas de origem. O horário de abertura do endereço do expedidor é das 7h às 18h. O horário de abertura do endereço do receptor é das 6h às 18h. Esses horários de abertura são armazenados nos calendários do endereço do expedidor e do receptor.
A Tolerância da primeira data de carga é de quatro horas. Isso implicaria que a carga começaria às 4h (horário de carga planejado de 8h menos quatro horas). Porém, o endereço do expedidor não está aberto antes das 7h. Portanto, o LN planeja uma hora da Tolerância da primeira data de carga (das 7h às 8h) no mesmo dia e as três horas restantes no dia anterior. Como resultado a primeira data de carga na ordem de frete é 16/02/2004 15h (18h menos três horas).
A Tolerância da última data de carga também é de quatro horas. Isso significa que a carga deve estar concluída até as 12h. De acordo com o calendário, 12h está bem dentro do horário de abertura, de modo que a última data da carga na ordem de frete é definida para 17/02/2004, às 12h.
A Toler. prim. data descarga é de cinco horas. Isso implica que a descarga pode começar às 15h. Isso é bem antes de o endereço do receptor estar fechado, assim, a primeira data de descarga para a ordem de frete é 17/02/2004, 15h. Observe que, se a Toler. prim. data descarga fosse de menos de duas horas, a descarga não poderia ocorrer no mesmo dia.
A Toler. da última data da descarga também é de cinco horas. Isso significaria que a descarga poderia ser concluída até 1h do dia seguinte. Uma vez que a doca de descarga não abre até as 6h de acordo com o calendário do endereço do receptor, a última data de descarga para a ordem de frete é definida para 18/02/2004, às 11h (6h mais cinco horas).