Cálculos de lead time para ordens de origem

Para ordens de origem, é possível usar o mecanismo de cálculo de lead time de Freight para calcular o tempo de transporte de itens vinculados aos parceiros de negócios fornecedores ou clientes. Esse mecanismo será ativado se Freight for implementado e a caixa de seleção Gerar ordens de frete de vendas estiver marcada na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou a caixa de seleção Gerar ordens de frete de compra estiver marcada na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000).

Dependendo do tipo de ordem de origem, o tempo de transporte é a data de entrega planejada ou a data de recebimento planejado das mercadorias indicadas na ordem. Para usar o mecanismo de cálculo de lead time, clique em Calcular ao lado do campo Data de entrega planejada na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).

Enquanto Freight de Load Building for usado para planejamento de transporte detalhado, é possível usar cálculo de lead time no nível da ordem de origem para receber imediatamente uma estimativa justa do lead time de transporte de uma ordem. Os lead times calculados no nível da ordem de origem podem diferir dos lead times calculados por Load Building.

A precisão dos resultados produzidos pelo mecanismo de cálculo de lead time de transporte depende muito dos dados alimentados. O mecanismo de cálculo usa os seguintes dados:

  • Endereço de origem
  • Endereço de destino
  • Nível de serviço de frete
  • Transp.
  • Rota

Desses dados, os endereços de origem e destino são obrigatórios e sempre são fornecidos ao mecanismo de cálculo.

A transportadora e o Nível de serv. de frete podem ser inseridos na ordem de origem ou na linha da ordem ou definidos para o item da ordem na sessão Itens - Gestão de frete (fmfmd1100m000). Para saber mais, consulte o uso de itens em Gestão de frete e o uso de níveis de serviço de frete.

Os outros dados são inseridos somente na ordem de origem ou linha da ordem.

Se uma transportadora ou nível de serviço de frete existir tanto na ordem de origem quanto na sessão Itens - Gestão de frete (fmfmd1100m000), a transportadora ou o nível de serviço de frete da ordem de origem terá prioridade.

Se não houver nenhuma transportadora para a ordem de origem, linha de ordem ou item, o mecanismo de cálculo poderá, contudo, localizar uma transportadora, desde que o grupo de meios de transporte, tipo de transporte ou código de combinação seja definido para o item da ordem na sessão Itens - Gestão de frete (fmfmd1100m000). Nesses casos, o mecanismo de cálculo busca uma transportadora que corresponda ao grupo de meios de transporte do item. Para saber mais, consulte o uso de tipos de transporte, o uso de códigos de combinação e o uso de grupos de meios de transporte.

Se não existir nenhum grupo de meios de transporte para o item, o mecanismo de cálculo buscará um grupo de meios de transporte que concilie o código de combinação ou o tipo de transporte do item e, então, buscará uma transportadora vinculada ao grupo de meios de transporte.

Se mais de uma transportadora estiver vinculada ao grupo de meios de transporte, ele selecionará a transportadora para a qual o grupo de meios de transporte é definido como o grupo de meios de transporte padrão.

Para cada combinação de dados fornecida, o mecanismo de cálculo de lead time produz os seguintes resultados (lembre-se de que os endereços de origem e destino sempre são informados por serem obrigatórios):

  • Endereços de origem e destino

    Se somente os endereços de origem e destino da ordem de origem forem atribuídos ao mecanismo de cálculo de lead time, o tempo mantido na sessão Tabela de distância entre cidades (tccom4137s000) ou na Tabela de distância entre CEP/Código postal (tccom4138s000) será retornado como o lead time de transporte.

  • Nível de serviço de frete, endereços de origem e destino

    Se o Nível de serviço de frete for atribuído além dos endereços de origem e destino, o lead time mantido na sessão Níveis de serviço de frete (fmfmd0170m000) será retornado como o lead time de transporte. É possível inserir Nível de serviço de frete na linha de ordem de compra ou vendas de origem ou definir Nível de serviço de frete para o item na sessão Itens - Gestão de frete (fmfmd1100m000).

  • Transportadora, endereços de origem e destino

    Se os endereços da Transportadora/PSL e da origem e do destino forem informados, o lead time de transporte será calculado dividindo o tempo de viagem entre os endereços de origem e destino pela velocidade média do grupo de meios de transporte da transportadora.

    Se mais de um grupo de meios de transporte estiver vinculado à transportadora, a sequência de pesquisa de cálculo de lead time para os grupos de meios de transporte será a seguinte:

    • O grupo de meios de transporte definido para o item na sessão Itens - Gestão de frete (fmfmd1100m000) é retornado.
    • É retornado o grupo de meios de transporte que corresponde ao código de combinação ou ao tipo de transporte definido para o item na sessão Itens - Gestão de frete (fmfmd1100m000).

      Se mais de um grupo de meios de transporte corresponder a esses valores, o grupo de meios de transporte padrão da transportadora será retornado se corresponder aos valores de código da combinação ou tipo de transporte.

      Se o grupo de meios de transporte padrão da transportadora não corresponder a esses valores, será retornado o grupo de meios de transporte com a velocidade média mais baixa. Isso se baseia na pressuposição de que o grupo de meios de transporte mais lento é o mais barato.

      (Informações de taxa da transportadora do LN Pricing estão fora do escopo do mecanismo de cálculo de lead time de transporte.) Se mais de uma transportadora tiver a menor velocidade média, o mecanismo de cálculo selecionará a primeira encontrada no banco de dados.

  • Rota, endereços de origem e destino

    Se a Rota for atribuída além dos endereços de origem e destino, o mecanismo de cálculo de lead time de transporte primeiro buscará os planos da rota e, então, as rotas padrão com rotas e endereços correspondentes. Se mais de um plano de rota ou rota padrão correspondente for encontrado, a rota padrão será selecionada conforme especificado na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000) (mais barato, mais rápido ou mais curto) e os planos de rota terão prioridade sobre rotas padrão. Se o mecanismo de cálculo ainda localizar mais de um plano de rota, ele selecionará o primeiro encontrado no banco de dados. Para saber mais, consulte o uso de planos de rota e o uso de rotas padrão.

  • Rota, transportadora, endereços de origem e destino

    Se a rota, a transportadora e os endereços de origem e destino forem atribuídos, o mecanismo de cálculo de lead time primeiro buscará os planos da rota e, então, as rotas padrão com rotas, transportadoras e endereços correspondentes.

    Se mais de um plano de rota correspondente ou rota padrão for encontrado, o mecanismo de cálculo selecionará o plano de rota ou a rota padrão com o grupo de meios de transporte que corresponda ao grupo de meios de transporte da transportadora.

    Se o mecanismo de cálculo ainda localizar mais de um plano de rota ou rota padrão, a rota padrão será selecionada conforme especificado na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000) (mais barato, mais rápido ou mais curto) e os planos de rota terão prioridade sobre rotas padrão.

    Se o mecanismo de cálculo ainda localizar mais de um plano de rota, ele selecionará o primeiro plano encontrado no banco de dados.

Nota
  • Os tempos de viagem calculados são compensados com relação ao calendário da transportadora.
  • Lead times do endereço e tolerâncias de data de carga/descarga são adicionados aos lead times calculados. Para cada endereço de carga, são adicionados o tempo de carga e o tempo de espera para a carga. Para cada endereço de descarga, são adicionados o tempo de descarga e o tempo de espera de descarga.

    Lead times do endereço, tempos de espera para carga/descarga e tolerâncias de data de carga/descarga são definidos na sessão Endereços - Gestão de frete (fmfmd0110m000). Para saber mais, consulte Lead times de endereço e Tolerâncias de data/hora de carga e descarga.