Cálculo dos custos de frete estimados

Para cargas e expedições, o Freight calcula os custos de frete estimados de cargas e expedições durante a criação da carga. Para agrupamentos de ordem de frete, o Freight calcula os custos de frete estimados durante o agrupamento de ordens de frete.

O mecanismo de cálculo de Freight também é usado para calcular custos de frete estimados para linhas de ordem individuais destes tipos:

  • Ordem de venda
  • Cotação de vendas
  • Ordem de frete

Para saber mais sobre o cálculo de receita de custo do frete para linhas de ordem e de cotação, consulte o Cálculo de receita de custo do frete na entrada da linha de ordem. O tópico atual trata do cálculo de custo de frete estimado durante a criação de carga e o agrupamento de ordem de frete.

O mecanismo de cálculo é ativado automaticamente quando o processo de criação de carga ou o processo de agrupamento de ordem de frete é realizado.

Nota

Para habilitar o cálculo de custo de frete, é preciso marcar a caixa de seleção Custo de transporte na sessão Parâmetros de custo e taxas de frete (fmfrc0100m000).

O mecanismo de cálculo calcula os custos de frete das cargas e expedições enquanto elas são criadas pelo mecanismo de criação de carga, ou calcula os custos de frete ou agrupamentos de ordem de frete durante o processo de agrupamento.

O processo de cálculo de custo de frete

  1. Para cargas e expedições, o mecanismo de cálculo verifica se a classificação deve ser baseada em expedições ou cargas. Se a classificação precisar ser baseada em expedições, os custos calculados das expedições de uma carga serão adicionados para calcular os custos de uma carga.

    Se a classificação precisar se baseada em cargas, os custos da carga serão divididos pelas expedições para chegarem aos custos por expedição.

    Para agrupamentos, a classificação é baseada em agrupamentos (o mecanismo de cálculo providencia que a taxa base não seja definida conforme a expedição ou a carga, mas conforme a classificação em agrupamentos).

    Os custos estimados do agrupamento de ordem de frete são divididos em linhas de ordem de frete individuais com base na configuração do campo Alocação de custo baseado em na sessão Parâmetros de custo e taxas de frete (fmfrc0100m000).

  2. O mecanismo de cálculo determina o número da taxa base para a expedição, carga ou agrupamento. Se os valores definidos para o número da taxa base conciliarem aqueles do agrupamento, expedição ou carga, o número da taxa base será alocado ao agrupamento, à expedição ou à carga.
  3. O número da taxa base e vários outros atributos de expedição, carga ou agrupamento, como transportadoras ou níveis de serviço, são transmitidos para Pricing, que usa essas informações para recuperar a taxa adequada da transportadora. Consulte Recuperação de taxa de frete.
  4. Os custos são calculados com a taxa recuperada de Pricing, a distância de viagem derivada dos endereços do expedidor e do receptor e as quantidades totais de mercadorias a serem transportadas.

Recálculo do custo de frete

Na sessão Parâmetros de custo e taxas de frete (fmfrc0100m000), as configurações desses campos controlam o recálculo do custo do frete:

  • Recálculo dos custos de frete
  • Recalcular custos de carga até status

Se o valor Automático for selecionado para o campo Custo de transporte, os custos de frete serão recalculados automaticamente para cargas, agrupamentos e expedições sempre que forem alterados manualmente. O cálculo continua até as cargas, os agrupamentos e as expedições terem atingido o status precedente o que é especificado no campo Custo de transporte.

Se o valor Interativo for selecionado, o usuário deverá confirmar se for realizado o cálculo do custo do frete.

O recálculo manual sempre é permitido. Para recalcular manualmente custos de frete para cargas, expedições ou agrupamentos depois do processo de criação de carga ou do processo de agrupamento ser realizado, é possível ativar o processo de cálculo na sessão Calcular custos do frete (fmfrc0240m000).

O recálculo pode ser útil por vários motivos, por exemplo, depois de uma alteração recente das taxas nos livros de taxa de frete. Antes de ativar o processo de cálculo, é preciso selecionar os planos, as cargas, as expedições ou os agrupamentos de ordem de frete para os quais você deseja calcular os custos de frete estimados.

A sessão Calcular custos do frete (fmfrc0240m000) está disponível no menu adequado das sessões relevantes. O mecanismo de cálculo usa as taxas da transportadora para determinar os custos de frete estimados.

Redistribuição de custo de frete

Se os custos de frete forem recalculados ou alterados manualmente, eles são redistribuídos proporcionalmente entre as expedições e linhas de expedição de uma carga. Se os custos de frete forem recalculados ou alterados para uma linha de expedição, os custos serão somados para a expedição e a carga.

Consulte Custos de frete negativos para ver exemplos de maneiras em que os custos de frete alterados, incluindo custos de frete negativos, são reclassificados dentro das estruturas de carga.

Os custos de frete também são redistribuídos se o novo cálculo não for permitido de acordo com as configurações de parâmetro e a estrutura de uma carga for alterada. Por exemplo, uma expedição é movida para uma carga diferente. Nesse caso, as estruturas da carga de origem e da carga para a qual a expedição é movida são alteradas e, portanto, os custos de frete são redistribuídos para ambas as cargas.

Exemplo

Para cargas L1 e L2, os custos de frete são distribuídos com base no peso. A expedição S12 é movida da carga L1 para L2. Os custos totais de frete são US$ 12000 para a carga L1 e US$ 1000 para a carga L2.

As cargas têm o status Real e, na sessão Parâmetros de custo e taxas de frete (fmfrc0100m000), o parâmetro Recalcular custos de carga até status é definido como Real e o parâmetro Custo de transporte é definido como Automático. Como consequência, não é permitido recalcular o custo do frete para as cargas L1 e L2. Se essas configurações de parâmetro se aplicarem e o status das cargas L1 e L2 for Planejada, o recálculo e a redistribuição serão realizados.

A tabela mostra a estrutura de expedição e o custo de frete de cada expedição da carga L1 antes e depois de a expedição S11 ter sido movida para a carga L2. Depois da movimentação, os custos de frete da carga L1 terão sido redistribuídos para a expedição S12.

Carga L1
Antes de mover Após mover
Custos de frete/USD Peso/unidade Custos de frete Peso/unidade
Carga L1 12000 Carga L1 12000
Expedição S11 4.000 1.000 kg
Expedição S12 8.000 2.000 kg Expedição S12 12000 2.000 kg

A tabela mostra a estrutura de expedição e o custo de frete de cada expedição da carga L2 antes e depois de a expedição S11 ter sido movida para a carga L2. Depois da movimentação, os custos de frete da carga L2 são redistribuídos para as expedições S11, S21 e S22.

Carga L2
Antes de mover Após mover
Custos de frete/USD Peso/unidade Custos de frete Peso/unidade
Carga L2 1.000 1.000
Expedição S11 500 1.000 kg
Expedição S21 200 200 kg 100 200 kg
Expedição S22 800 800 kg 400 800 kg

Todas as expedições removidas da carga

Se você remover todas as expedições de uma carga, por exemplo, movendo as expedições para outras cargas, LN reduzirá os custos da carga para 0,00. Nesses casos, o LN não altera os custos totais para o plano relevante, mas os redistribui nas cargas, expedições e linhas de expedição do plano.