Linhas de expedição (fmlbd3150m000)

Utilize essa sessão para visualizar e realizar a manutenção de linhas de expedição. Uma expedição possui uma ou mais linhas de expedição. Expedições e linhas de expedição são criadas usando o mecanismo de criação de carga ou podem ser criadas manualmente.

Opções de impressão

No submenu Imprimir do menu Arquivo, as opções de impressão a seguir estão disponíveis para as expedições selecionadas:

  • Expedições

    Imprima detalhes da expedição e da linha de expedição.
  • Planejamento

    Imprimir dados de planejamento agrupados por ordem de frete, ordem de origem ou carga.
  • Estoque disponível para linhas de expedição

    Imprimir o estoque disponível.
Nota

Se o valor do campo Tipo de origem for Armazém, o estoque disponível para o item na linha de expedição será mostrado nos seguintes campos:

  • Armazém de origem
  • Disponível
  • Na ordem
  • Alocado
  • Comprometido
Linha de expedição

O número de identificação da expedição à qual as linhas de expedição pertencem.

Linha

O número de posição da linha de expedição.

Status

O status expressa o progresso da expedição em seu ciclo de vida, desde a criação em Frete, passando pela execução em Armazenamento até a conclusão após a aprovação no módulo Contas a pagar de Finanças.

Linha BOM

O número de identificação da linha de item do componente.

Linha de custo adic

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a linha de expedição atual será uma linha de custo adicional. Se for necessário pagar custos adicionais pelas mercadorias listadas em uma linha de expedição, um conjunto de custo adicional será vinculado à linha de expedição. O LN faz isso criando uma nova linha de expedição na qual ele armazena o conjunto de custo adicional. A nova linha de expedição, chamada de linha de custo adicional é, em seguida, vinculada à linha de expedição que lista as mercadorias para as quais é necessário pagar custos adicionais.

Plano

O plano de carga ao qual pertence a expedição das linhas de expedição.

Carga

A carga à qual pertence a expedição das linhas de expedição.

Linha de ord frete

O número de identificação da ordem de frete na qual a linha de expedição é baseada.

Linha de ord frete

O número de posição da linha de ordem de frete na qual a expedição é baseada.

Item

O item que deve ser transportado. Se o status for Concluído ou Fechado, significa que o item atingiu seu endereço de destino.

Manuseio do estoque

Em Armazenamento, os itens são processados por componente ou por item principal. Se o valor deste campo for Por componente, a ordem de origem da qual a linha de expedição atual é derivada será processada pelo componente e a linha de expedição incluirá os itens do componente. Se a ordem de origem for processada pelo item principal, a linha de expedição listará somente os itens principais.

Origem

A origem da ordem a partir da qual se origina a ordem de frete da linha de expedição atual.

Ordem de origem

O número de identificação da ordem a partir da qual se origina a ordem de frete da linha de expedição atual.

Referência

Qualquer campo de descrição informativo usado para fazer referência a, por exemplo:

  • a pessoa ou departamento com autorização para realizar uma tarefa específica
  • o contato do parceiro de negócios
  • o número da fatura original.
Ponto entrega

O local onde a expedição deve ser entregue pela transportadora. Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete.

Nota
  • O valor é recuperado do campo Ponto entrega na sessão Linhas da ordem de frete (fmfoc2101m000) caso a caixa de seleção Ponto entrega único por expedição esteja marcada.

Ponto de entrega

A descrição ou o nome do código.

Ordem cliente

O número de ordem do cliente com base no qual as mercadorias são separadas no local do fornecedor. Todas as linhas de expedição que têm o mesmo número do cliente são combinadas em uma expedição única. Se não houver uma expedição existente, o LN criará uma nova expedição para a linha de ordem de frete.

Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete.

Refer. expedição

A referência de expedição com base na qual as mercadorias são separadas no local do fornecedor. A referência de expedição determina, entre outros critérios, como as mercadorias que receberam baixa/foram separadas do armazém do fornecedor são agrupadas em expedições. Os itens que possuem a mesma Referência de expedição devem ser agrupados em uma expedição ao cliente. No ramo automotivo, isso é chamado de processo de folha pick-up (PUS). Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete.

Nota
  • O valor é recuperado do campo Refer. expedição na sessão Linhas da ordem de frete (fmfoc2101m000) caso a caixa de seleção Refer. expedição única por expedição esteja marcada.
  • O campo é derivado se a linha de expedição tiver o status Confirmado.

Texto

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, texto adicional sobre a linha de expedição atual estará disponível. Para criar um texto, inicie o editor de texto na barra de ferramentas ou pressione CTRL+T.

Quantidade planejada

A quantidade da linha de expedição que está planejada para transporte.

Unidade de armazenamento

A unidade usada para expressar a quantidade do item.

Quantidade da ordem na unidade de armazenamento

A quantidade solicitada do item. A quantidade solicitada pode ser alterada até que a linha de expedição obtenha o status Em curso.

Quantidade solicitada

A unidade usada para expressar a quantidade do item.

Quantidade expedida

A quantidade confirmada do item que é realmente expedida. Essa quantidade pode diferir da quantidade solicitada devido a capacidade insuficiente de carga, danos durante a carga ou descarga etc.

Quantidade BOM

A Quantidade BOM do item.

Quantidade BOM

A unidade em que a Quantidade BOM é expressa.

Qtde ordenada do item principal

A quantidade solicitada do item principal. Este campo será preenchido se houver uma Lista de material (BOM) para o item.

Qtde plan do item princ

A quantidade planejada do item principal. Este campo será preenchido se houver uma Lista de material (BOM) para o item.

Quant exp item princ

A quantidade expedida do item principal. Este campo será preenchido se houver uma Lista de material (BOM) para o item.

Quantidade ordenada

A quantidade solicitada expressa na unidade de estoque.

Quantidade planejada

A quantidade planejada expressa na unidade de estoque.

Quantidade expedida

A quantidade expedida expressa na unidade de estoque.

Quantidade entregue

A quantidade de mercadorias que foi entregue no local do cliente. Essa quantidade é expressa na unidade de estoque. Por padrão, Armazenamento preenche esse campo com a quantidade expedida para linhas de expedição de saída; as linhas de expedição de entrada recebem a quantidade de recebimento. Se a linha de expedição não estiver vinculada à Armazenamento, o status da linha de expedição será manualmente alterado na sessão Confirmar entrega/recebimento (fmlbd3252m000). Se o status for alterado para Expedida, o campo Quantidade expedida Quantidade planejada e os campos de capacidade expedida serão preenchidos por padrão com os valores do campo Quantidade planejada e dos campos de capacidade planejada. Se o status for alterado para Concluído, o campo Quantidade entregue e os campos de capacidade entregue serão preenchidos por padrão com os valores do campo Quantidade expedida e dos campos de capacidade expedida. Se o status de uma linha de expedição for Concluído, este campo estará disponível para alterações manuais. Será possível, em seguida, inserir a quantidade entregue quando o cliente tiver fornecido essas informações.

Quantidade corrompida

A quantidade de mercadorias que foram danificadas durante a carga, o transporte ou a descarga. Será possível inserir manualmente a quantidade danificada quando a transportadora tiver fornecido essas informações.

Motivo para dano

O código de motivo que explica a causa do dano.

Armazém de origem

O armazém do qual as mercadorias listadas na linha de ordem de frete são expedidas.

Disponível

A quantidade física de mercadorias em um ou mais armazéns (incluindo o estoque em espera).

Valor padrão

Este campo usa como valor padrão o campo Total da sessão Companhia - Estoque de item (whwmd4100m100).

Unidade de estoque

A unidade de medida em que o estoque de um item é registrado, como peça, quilograma, caixa de 12 ou metro.

A unidade de estoque também é usada como unidade de base nas conversões de medida, especialmente para conversões relativas à unidade da ordem e à unidade de preço em uma ordem de compra ou odem de venda. Essas conversões sempre usam a unidade de estoque como unidade de base. Uma unidade de estoque se aplica, portanto, a todos os tipos de item, e também a tipos de item que não podem ser mantidos em estoque.

Na ordem

Os recebimentos planejados. O estoque foi recebido e o aconselhamento de entrada é gerado. Porém, esse aconselhamento ainda não foi liberado. Essa quantidade é incluída no estoque econômico.

Valor padrão

Este campo usa como valor padrão o campo Estoque por ordem da sessão Companhia - Estoque de item (whwmd4100m100).

Alocado

Estoque em todos os armazéns alocados a linhas de saída da ordem. Após a expedição do estoque, ou seja, de ele ter saído do armazém, a alocação é excluída. Também chamado de alocação padrão ou alocação flexível. Consulte também alocação do local de estoque.

Consulte também alocação de local

Valor padrão

Este campo usa como valor padrão o campo Alocado da sessão Companhia - Estoque de item (whwmd4100m100).

Comprometido

Uma quantidade de mercadorias é bloqueada. Estoque em espera pode surgir quando o local, o lote, a zona ou o ponto de estoque é bloqueado. É possível bloquear estoque por vários motivos, por exemplo, para inspeção ou contagem cíclica.

Se um local tiver sido bloqueado para todas as transações, a quantidade bloqueada será igual ao estoque disponível. Você não pode bloquear parcialmente o estoque em um local.

Valor padrão

Este campo usa como valor padrão o campo Comprometido da sessão Companhia - Estoque de item (whwmd4100m100).

Peso

O peso agregado das mercadorias planejadas listadas na linha de expedição atual.

Unidade de peso

A unidade usada para expressar o peso.

Volume

O volume agregado das mercadorias listadas na linha de expedição atual.

Unidade de volume

A unidade usada para expressar o volume das mercadorias listadas na linha de expedição.

Espaço chão

A área de superfície agregada das mercadorias listadas na linha de expedição.

Unidade de espaço no chão

A unidade usada para expressar a área de superfície.

Peças

A quantidade agregada de unidade de peças das mercadorias listadas na linha de expedição.

Peso expedido

O peso real das mercadorias listadas na linha de expedição. Este é o peso das mercadorias depois que a linha de expedição recebe o status Confirmada em Armazenamento.

Se a alocação de custo for baseada no peso, esse valor deverá ser superior a zero depois que a linha de expedição receber o status Expedida.

Volume expedido

O volume agregado das mercadorias que foram expedidas. O valor neste campo é derivado da quantidade expedida e do campo Volume planejado. Este é o volume das mercadorias depois que a linha de expedição recebe o status Confirmada em Armazenamento, desde que a expedição não se baseie em ordens de frete criadas manualmente.

Se a alocação de custo for baseada no volume, esse valor deverá ser superior a zero depois que a linha de expedição receber o status Expedido.

Espaço do chão expedido

O espaço no chão agregado das mercadorias que foram expedidas. O valor neste campo é derivado da quantidade expedida e do campo Espaço do chão planejado. Esta é a área de superfície das mercadorias depois que a linha de expedição recebe o status Confirmada em Armazenamento, desde que a expedição não se baseie em ordens de frete criadas manualmente.

Se a alocação de custo for baseada no espaço no chão, esse valor deverá ser superior a zero depois que a linha de expedição receber o status Expedida.

Partes expedidas

A quantidade agregada de unidade de peças das mercadorias listadas na linha de expedição. O valor neste campo é derivado da quantidade expedida e do campo Peças. Esta é a quantidade de unidade de peças das mercadorias depois que a linha de expedição recebe o status Confirmada em Armazenamento, desde que a expedição não se baseie em ordens de frete criadas manualmente.

Peso entregue

O peso agregado das mercadorias que foram entregues no local do cliente. O valor neste campo é derivado da quantidade entregue e do campo Peso expedido.

Volume entregue

O volume agregado das mercadorias que foram entregues ao cliente. O valor neste campo é derivado da quantidade entregue e do campo Volume expedido.

Esp chão entr

O espaço no chão agregado das mercadorias que foram entregues ao cliente. O valor neste campo é derivado da quantidade entregue e do campo Espaço do chão expedido.

Partes entregues

A quantidade agregada de unidade de peças das mercadorias entregues ao cliente. O valor neste campo é derivado da quantidade entregue e do campo Partes expedidas.

Unidade de peças

A unidade de peças para a linha de expedição.

Quant taxas adic plan

Uma quantidade por unidade com relação à qual definir taxas de frete. É possível escolher entre as unidades definidas nos Comum. Muitas taxas de frete são baseadas em distância e peso. Quantidades/unidades adicionais permitem definir taxas baseadas em outras unidades, como volume, ou definir taxas baseadas em combinações de distância, peso e outras unidades.

Exemplo 1

Taxa de frete por quantidade/unidade adicional:

Quantidade adicional de taxa: 1 palete, Distância: 1.000 km

Valor pordistância: 10.

Exemplo 2

Taxas de frete por combinações de unidades por distância/zona:

Peso: 10 kg

Quantidade adicional de taxa: 1 m³

Tipo quebra: Mínimo

Distância: 0 100 500
Valor pordistância 10. 15 20
Valor porpeso 5 5 10.
Valor porunidade de taxa adicional 5 5 7

Neste exemplo, as taxas de frete são baseadas em distância por peso e volume. A expedição SH0001, de Amsterdã a Roterdã, inclui os seguintes detalhes: Distância: 70 km, Peso: 50 kg, Volume: 7 m³

Os custos de frete para a expedição SH0001 são:

10 * 70 (distância) + 5 * 50 (peso) + 5 * 7 (volume) = 985 
Unidade de taxa adicional

Uma quantidade por unidade com relação à qual definir taxas de frete. É possível escolher entre as unidades definidas nos Comum. Muitas taxas de frete são baseadas em distância e peso. Quantidades/unidades adicionais permitem definir taxas baseadas em outras unidades, como volume, ou definir taxas baseadas em combinações de distância, peso e outras unidades.

Exemplo 1

Taxa de frete por quantidade/unidade adicional:

Quantidade adicional de taxa: 1 palete, Distância: 1.000 km

Valor pordistância: 10.

Exemplo 2

Taxas de frete por combinações de unidades por distância/zona:

Peso: 10 kg

Quantidade adicional de taxa: 1 m³

Tipo quebra: Mínimo

Distância: 0 100 500
Valor pordistância 10. 15 20
Valor porpeso 5 5 10.
Valor porunidade de taxa adicional 5 5 7

Neste exemplo, as taxas de frete são baseadas em distância por peso e volume. A expedição SH0001, de Amsterdã a Roterdã, inclui os seguintes detalhes: Distância: 70 km, Peso: 50 kg, Volume: 7 m³

Os custos de frete para a expedição SH0001 são:

10 * 70 (distância) + 5 * 50 (peso) + 5 * 7 (volume) = 985 
Valor da mercadoria planejada

O valor das mercadorias que estão planejadas para transporte. O valor deste campo é preenchido de acordo com a ordem de frete na qual a linha de expedição se baseia.

Valor da mercadoria expedida

O valor das mercadorias que estão planejadas para transporte. O valor deste campo é preenchido de acordo com a ordem de frete na qual a linha de expedição se baseia.

Moeda

A moeda em que o valor da mercadoria é expresso.

Custo do frete estimado

Os custos de frete estimados da linha de expedição. Os custos estimados são derivados dos acordos da transportadora cuja manutenção é realizada no módulo Preço do LN, ou eles podem ser inseridos manualmente. A moeda usada para expressar os custos de frete estimados é a moeda definida para o parceiro de negócios fornecedor da transportadora selecionada para a linha de expedição atual.

Recalc para o valor da fatura

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o valor do custo do frete deverá ser recalculado manualmente devido às entregas parciais ou às entregas excedentes.

Custo do frete real

Os custos de frete estimados definidos para Custo final real para um agrupamento de ordem de frete ou carga pelo usuário ou o valor real faturado do departamento logístico por uma transportadora pela realização do transporte de mercadorias em particular.

Custo final real

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, os custos reais da fatura da transportadora que foram aprovados por Finanças para a linha de expedição atual. Se o faturamento não for baseado na fatura de uma transportadora, esta caixa de seleção será marcada quando os custos estimados para a carga à qual a linha de expedição pertence forem tornados reais e definitivos.

Texto da linha de expedição

O texto sobre a linha de expedição atual. Para editar o texto ou escrever um novo texto, inicie o editor de texto na barra de ferramentas ou pressione CTRL+T.