Expedições (fmlbd3100m000)

Utilize essa sessão para visualizar e realizar a manutenção de expedições. É possível criar expedições com o mecanismo de criação de carga Freight, um mecanismo de planejamento externo ou manualmente. Uma expedição faz parte de uma carga o que, por sua vez, faz parte de um plano de carga. É possível criar manualmente uma expedição, alterar os dados da expedição e adicionar ou remover linhas de expedição. No entanto, o status de expedição determina se é possível excluir ou alterar uma expedição ou linha de expedição; se isso for possível, serão determinadas quais alterações podem ser realizadas.

As alterações nas ordens de frete ou nas ordens de origem nas quais uma expedição é baseada também afetam a expedição. Para obter mais informações, consulte Manutenção do plano de carga, da carga e da expedição.

Opções de impressãoNo submenu Imprimir do menu Arquivo, as opções de impressão a seguir estão disponíveis para as expedições selecionadas:

  • Expedições

    Imprima detalhes da expedição e da linha de expedição.
  • Custos do frete reais e estimados

    Imprima custos de frete reais e estimados.
  • Planejamento

    Imprimir dados de planejamento agrupados por ordem de frete, ordem de origem ou carga.
  • Estoque disponível para linhas de expedição

    Imprimir o estoque disponível.

Opções no menu adequadoÉ possível acessar as seguintes opções no menu adequado desta sessão:

  • Linhas: com esta opção, você pode acessar a sessão Linhas de expedição (fmlbd3150m000) para manter linhas de expedição.
  • Detalhes da carga: use esta opção para acessar a sessão Cargas (fmlbd4100m000), que mostra os detalhes da carga à qual a expedição selecionada pertence.
  • Planos: use esta opção para acessar a sessão Planos (fmlbd0110m000) e realizar a manutenção de planos de carga.
  • Cargas: com esta opção, você pode acessar a sessão Cargas (fmlbd4100m000) para manter cargas.
  • Rastreabilidade de carga/expedição: use esta opção para ver as proximidades de uma expedição durante o transporte.
  • Adicionar expedição: use esta opção para adicionar uma expedição a partir de uma carga de um plano de carga específico a outra carga do mesmo plano de carga. Esta opção é ativada quando essa sessão é exibida na visualização Por carga. Somente será possível executar esta ação se o status das cargas e expedições for inferior a Em curso. O procedimento é o seguinte:
    1. Inicie a sessão Cargas (fmlbd4100m000).
    2. Selecione uma carga.
    3. Inicie a sessão Expedições (fmlbd3100m000).
    4. Selecione a opção Adicionar expedição.
    5. Selecione uma expedição do mesmo plano.
    6. Clique em OK.
  • Calcular custos do frete: use esta opção para calcular os custos de frete de uma expedição. Esta opção é útil para o caso de expedições alteradas.
  • Confirmar entrega/recebimento: use esta opção para alterar o status de cargas ou expedições para Expedidas ou Concluídas.
  • Rastrear alterações no plano de carga: Acesse a sessão Rastrear alterações no plano de carga (fmlbd4560m000) para visualizar alterações realizadas em expedições, linhas de expedição ou cargas.
  • Histórico: com essa sessão, é possível acessar os registros do histórico da expedição.
Nota

Utilize a sessão Mapas para visualizar o local do Endereço de origem e o Endereço de destino. É preciso selecionar somente um registro por vez.

Expedição

O primeiro número livre da expedição. Isso serve como a identificação da expedição.

Status

O status expressa o progresso da expedição em seu ciclo de vida, desde a criação em Frete, passando pela execução em Armazenamento até a conclusão após a aprovação no módulo Contas a pagar de Finanças.

Seq. da expedição

A sequência em que as expedições em uma carga são executadas. Você pode inserir manualmente a sequência de expedição para modificar a ordem de execução das expedições pertencentes a uma carga.

Também é possível usar o comando Mover para cima ou Mover para baixo no menu adequado para alterar o número de sequência das expedições.

Várias expedições de armazém

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a expedição atual conterá linhas de expedição de diferentes armazéns.

Expedição de referência

O número de referência do armazém expedidor (de saída) ou receptor (de entrada).

Plano

O plano de carga da expedição.

Refer. exped. exclusiva por expedição

Se esta caixa de controle estiver selecionada, LN cria uma expedição única para cada número de referência de expedição. Em outras palavras, a referência de expedição não ocorrerá novamente em outra expedição para esse parceiro de negócios. Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete.

Nota
  • O valor é recuperado da sessão Linhas da ordem de frete (fmfoc2101m000).

Refer. expedição única por expedição

Se esta caixa de controle estiver selecionada, LN permite a criação de várias expedições para a mesma Referência de expedição Por outro lado, uma expedição não pode conter várias referências de expedição. Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete

Nota

O LN marca a caixa de seleção se, para uma das linhas de expedição, a Refer. expedição única por expedição ou a Refer. exped. exclusiva por expedição for aplicável.

Ponto entrega único por expedição

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o LN agrupará em uma única expedição os aconselhamentos de saída com o mesmo ponto de entrega, como linhas de expedição. Uma expedição não pode conter entregas em vários pontos de entrega, a menos que isso seja exigido por outros critérios de criação de expedição. Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete

Nota

O LN marca a caixa de seleção se, para uma das linhas de expedição, o Ponto entrega único por expedição for aplicável.

Ordem de cliente única por expedição

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN selecionará/criará as expedições para a linha de ordem de frete com base no número de ordem do cliente. O LN cria uma expedição única para cada número de ordem do cliente.

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, ocorrerá o seguinte:

  1. O LN pesquisará uma expedição existente que possa ser usada para expedir as mercadorias.

  2. Se não houver uma expedição existente, o LN criará uma nova expedição para a linha de ordem de frete.

Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete.

Nota
  • O LN recupera o valor da sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000).

  • Se o Tipo de origem não for Armazém, o número de ordem do cliente não será exibido.

Linha única por expedição

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o LN permitirá a criação de somente uma linha de expedição para uma expedição selecionada.

Refer. expedição

A referência de expedição com base na qual as mercadorias são separadas no local do fornecedor. A referência de expedição determina (dentre outros critérios) como as mercadorias que receberam baixa/foram separadas do armazém do fornecedor são agrupadas em expedições. Os itens que possuem a mesma Referência de expedição devem ser agrupados em uma expedição ao cliente. No ramo automotivo, isso é chamado de processo de folha pick-up (PUS). Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete.

Nota
  • O valor é recuperado do campo Refer. expedição na sessão Linhas da ordem de frete (fmfoc2101m000) caso a caixa de seleção Refer. expedição única por expedição esteja marcada.
  • O campo será derivado se a expedição tiver o status Confirmado.

Ordem cliente

O número de ordem do cliente com base no qual as mercadorias são separadas no local do fornecedor. Todas as linhas de expedição que têm o mesmo número do cliente são combinadas em uma expedição única. Se não houver uma expedição existente, o LN criará uma nova expedição para a linha de ordem de frete.

Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete.

Carga

O número de identificação da carga à qual a expedição pertence.

Data de criação

A data em que a expedição foi criada.

Departamento logístico

O departamento logístico das ordens de frete a partir das quais a expedição é criada.

Grupo de planejamento

O grupo de planejamento das linhas de ordem de frete nas quais a expedição é baseada.

Plano de rota

O plano de rota selecionado para a expedição. Este é o plano de rota que a expedição percorrerá. O plano de rota é selecionado pelo mecanismo de criação de carga ou inserido manualmente.

Rota padrão

A rota padrão que a expedição percorrerá. Esta é a rota padrão que a expedição percorrerá. A rota padrão é selecionada pelo mecanismo de criação de carga ou inserida manualmente.

Texto

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, um texto adicional sobre a expedição estará disponível.

Nº rastreamento da transportadora

O número dado pela transportadora para identificar a carga ou expedição. A transportadora usa esse número para fins de rastreamento.

Nº rastreamento

O número de identificação fornecido pelo parceiro de negócios.

Proced. de expedição

Um procedimento realizado quando uma ordem de armazém ou uma expedição é processada para transporte. Em um procedimento de faturamento, é possível especificar que documentos de transporte (lista de embalagem, nota de despacho ou conhecimento de embarque) devem ser impressos quando a expedição for transportada. Para cada expedição, é definido um procedimento de expedição. Se uma expedição obtiver o status Confirmado, os documentos especificados no procedimento de expedição são impressos.

termos de entrega

Os acordos com o parceiro de negócios sobre a maneira como as mercadorias são entregues. Informações relevantes são impressas em vários documentos de ordem.

Ponto de Transbordo

O ponto em que a propriedade legal muda. Neste ponto, o risco passa do vendedor ao comprador.

Nível de serv. de frete

Uma entidade que expressa a duração do transporte, como: entrega dentro de doze horas. Um nível de serviço de frete (opcional) é usado da seguinte maneira:

  • Como um fator que determina os custos de transporte de uma carga.
  • Como um fator que determina a taxa de frete de uma ordem de frete.

Peso

A unidade de peso usada para expressar o peso agregado.

Volume

A unidade usada para expressar o volume agregado.

Esp chão fáb plan

A área de superfície agregada das linhas da expedição atual que têm o status Planejado ou Real.

Espaço no chão

A unidade usada para expressar a área agregada.

Partes planejadas

A quantidade agregada de unidade de peças das linhas da expedição atual que têm o status Planejado ou Real.

Tipo de origem

O tipo de local ou organização a partir dos quais são carregadas e expedidas as mercadorias listadas nas linhas da expedição atual. Este valor é obtido da ordem de frete na qual a expedição se baseia.

Código de origem

O código do local ou organização expedidores. O código do expedidor e o tipo de expedidor são obtidos da ordem de frete na qual a expedição se baseia.

Local expedidor

O código da planta da qual o contêiner é Expedido.

Endereço de origem

O código do endereço do local ou organização expedidores. Os valores padrão são obtidos de Código de origem. O endereço do expedidor é obtido da ordem de frete na qual a expedição se baseia.

Companhia de origem

A companhia para a qual o local expedidor ou a organização expedidora são definidos.

Tipo Destino

O tipo de local ou organização para os quais são destinadas as mercadorias listadas nas linhas da expedição atual. Este é o local ou a organização onde as mercadorias são descarregadas. Este valor é obtido da ordem de frete na qual a expedição se baseia.

Código de destino

O código do local ou organização receptores. O código receptor e o tipo de receptor são obtidos da ordem de frete na qual a expedição se baseia.

Planta receptora

O código da planta para a qual o contêiner é Expedido.

Endereço de destino

O código do endereço do local ou organização receptores. Os valores padrão são obtidos de Código de destino. O endereço do receptor é obtido da ordem de frete na qual a expedição se baseia.

Companhia de destino

A companhia para a qual o local receptor ou a organização receptora são definidos.

Endereço de carga

O endereço no qual a expedição é carregada. O endereço de carga poderá diferir do endereço do expedidor se as mercadorias forem descarregadas e recarregadas no caminho, por exemplo, de um caminhão para um avião. As mercadorias são transportadas para o aeroporto na expedição 1 da carga A e, no aeroporto, elas são carregadas na expedição 1 da carga B para voar até seu destino final. O endereço do aeroporto é o endereço de carga da expedição 1 da carga B. Nesses casos, o endereço de carga é um dos endereços de um plano de rota.

Endereço de descarga

O endereço no qual a expedição é descarregada. O endereço de descarga poderá diferir do endereço do receptor se as mercadorias forem descarregadas a caminho de serem recarregadas em um meio de transporte diferente, por exemplo, de um caminhão para um avião. As mercadorias são transportadas para o aeroporto na expedição 1 da carga A e, no aeroporto, elas são descarregadas para voar até seu destino final. O endereço do aeroporto é o endereço de descarga da expedição 1 da carga A, enquanto o endereço receptor é o destino final. Nesses casos, o endereço de descarga é um dos endereços de um plano de rota.

Ponto entrega

O local onde a expedição deve ser entregue pela transportadora. Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete.

Nota
  • O valor é recuperado do campo Ponto entrega na sessão Linhas da ordem de frete (fmfoc2101m000) caso a caixa de seleção Ponto entrega único por expedição esteja marcada.

Data de carga planejada

A data e a hora em que a carga deve ocorrer no local expedidor.

Data real de carga

A data confirmada em que a carga ocorreu no endereço expedidor. Esse campo é preenchido quando a Armazenamento confirma a expedição de saída.

Data planejada de descarga

A data e hora planejadas em que a descarga ocorre no local receptor.

Data real de descarga

A data confirmada em que a descarga ocorreu no endereço receptor. Esse campo é preenchido quando a Armazenamento confirma o recebimento da expedição, ou ele é preenchido com a data inserida na sessão Confirmar entrega/recebimento (fmlbd3252m000).

Peso planejado

O peso agregado das linhas da expedição atual que têm o status Planejado ou Real.

Volume planejado

O volume agregado das linhas da expedição atual que têm o status Planejado ou Real.

Peso expedido

O peso agregado das linhas da expedição atual que têm o status Expedida.

Volume expedido

O volume agregado das linhas da expedição atual que têm o status Expedida.

Espaço do chão expedido

A área de superfície agregada das linhas da expedição atual que têm o status Expedida.

Partes expedidas

A quantidade agregada de unidade de peças das linhas da expedição atual que têm o status Expedida.

Peso entregue

O peso agregado das linhas da expedição atual que têm o status Concluído.

Volume entregue

O volume agregado das linhas da expedição atual que têm o status Concluído.

Esp chão entr

A área de superfície agregada das linhas da expedição atual que têm o status Concluído.

Partes entregues

A quantidade agregada de unidade de peças das linhas da expedição atual que têm o status Concluído.

Unidade de peças

A unidade de peças para a expedição.

Data de saída planejada para carga

A data de chegada ao endereço de carga, adicionado ao tempo de visita do endereço de carga.

Tempo de espera planejado para carga

Tempo de espera é o tempo que a transportadora deve aguardar até que a carga ou a descarga possa ocorrer. O tempo de espera planejado é obtido do tempo de espera definido na sessão Endereços - Gestão de frete (fmfmd0110m000) para os endereços da expedição, ou do tempo de espera definido na sessão Parâmetros de controle da ordem de frete (fmfoc0100m000).

Tempo planejado para carga

O tempo de carga é o tempo necessário para carregar as mercadorias. O tempo de carga é obtido do tempo de carga definido na sessão Endereços - Gestão de frete (fmfmd0110m000) para os endereços da expedição ou do tempo de carga definido na sessão Parâmetros de controle da ordem de frete (fmfoc0100m000).

Tempo de visita planejado para carga

O tempo da visita é o tempo de espera adicionado ao tempo de carga.

Data de saída real para carga

A data de chegada ao endereço de carga, adicionado ao tempo de visita do endereço de carga. O usuário preenche a Data de saída real para carga real.

Tempo de espera real para carga

Tempo de espera é o tempo que a transportadora deve aguardar até que a carga ou a descarga possa ocorrer. O usuário preenche o Tempo de espera real para carga real.

Tempo real para carga

O tempo de carga é o tempo necessário para carregar as mercadorias. O usuário preenche o Tempo real para carga real.

Tempo de visita real para carga

O tempo da visita é o tempo de espera adicionado ao tempo de carga. O usuário preenche o Tempo de visita real para carga real

Data planejada de descarga

A data de chegada ao endereço de descarga.

Tempo de espera planejado para descarga

Tempo de espera para descarga é o tempo que a transportadora deve aguardar até que a descarga possa ocorrer. O tempo de espera para descarga é obtido do tempo de espera para descarga definido na sessão Endereços - Gestão de frete (fmfmd0110m000) para os endereços da expedição, ou do tempo de espera para descarga definido na sessão Parâmetros de controle da ordem de frete (fmfoc0100m000).

Tempo planejado para descarga

O tempo de descarga é o tempo necessário para a descarga. O tempo de descarga é obtido do tempo de descarga definido na sessão Endereços - Gestão de frete (fmfmd0110m000) para os endereços da expedição, ou do tempo de descarga definido na sessão Parâmetros de controle da ordem de frete (fmfoc0100m000).

Tempo de visita planejado para descarga

O tempo da visita é o tempo de espera adicionado ao tempo de descarga.

Data real de descarga

A data de chegada ao endereço de descarga, adicionado ao tempo da visita do endereço de descarga. O usuário preenche a Data real de descarga real.

Tempo de espera real para descarga

Tempo de espera para descarga é o tempo que a transportadora deve aguardar até que a descarga possa ocorrer. O usuário preenche o Tempo de espera real para descarga real.

Tempo real para descarga

O tempo de descarga é o tempo necessário para a descarga. O usuário preenche o Tempo real para descarga real.

Tempo de visita real para descarga

O tempo da visita é o tempo de espera adicionado ao tempo de descarga. O usuário preenche o Tempo de visita real para descarga real.

Valor da mercadoria planejada

O valor das mercadorias que estão planejadas para transporte. Este é o valor da mercadoria total de todas as linhas da expedição atual. O valor da mercadoria de uma linha de expedição é preenchido a partir da ordem de origem ou da ordem de frete na qual a linha de expedição é baseada.

Valor da mercadoria expedida

O valor das mercadorias que são expedidas. Este é o valor da mercadoria total de todas as linhas da expedição atual. O valor da mercadoria de uma linha de expedição é preenchido a partir da ordem de origem ou da ordem de frete na qual a linha de expedição é baseada.

Custo do frete estimado

Os custos do frete estimados são derivados dos acordos da transportadora cuja manutenção é realizada no módulo Preço do LN, ou eles podem ser inseridos manualmente. No caso da inserção manual, a diferença entre os custos de frete inseridos manualmente e os custos de frete calculados é exibida no campo Custo adicionado manualmente da sessão Consulta aos custos do frete (fmfrc0540m000). Os custos de frete estimados são expressos pela moeda definida para o parceiro de negócios fornecedor da transportadora selecionada para a expedição.

Recalc para o valor da fatura

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o valor do custo do frete deverá ser recalculado manualmente devido às entregas parciais ou às entregas excedentes.

Custo do frete real

Os custos de frete estimados definidos para Custo final real para um agrupamento de ordem de frete ou carga pelo usuário ou o valor real faturado do departamento logístico por uma transportadora pela realização do transporte de mercadorias em particular.

Custo final real

Esta caixa de seleção é automaticamente marcada quando a fatura da Nº rastreamento da transportadora é conciliada e aprovada em Finanças para todas as linhas da Expedição atual. O campo Custo do frete real é atualizado com o valor definitivo do custo do frete que deve ser pago à Nº rastreamento da transportadora. Se o faturamento não for baseado na fatura de uma transportadora, esta caixa de seleção será marcada quando os custos estimados para a carga à qual a linha de ordem de frete pertence forem tornados reais e definitivos.

Número de linhas de exp

O número total de linhas da expedição.

Nº de linhas de custo

O número total de linhas de custo da expedição.

Texto da expedição

As informações adicionais sobre a expedição. Para inserir texto, clique neste campo para ativar o cursor e comece a digitar.

Tipo de trans da fatura

O tipo financeiro de transação da fatura é atualizado pelo módulo Contas a pagar do LN.

Status da fatura

O status da fatura de frete é atualizado pelo módulo Contas a pagar de Finanças do LN ou por Status da fatura do Faturamento do LN.

Documento da fatura

O número de documento da fatura é atualizado pelo módulo Contas a pagar do LN.

Data da fatura

A data de entrada da fatura do custo do frete que é enviada ao parceiro de negócios.

País do imposto

O país cujos regulamentos de impostos aplicam-se à fatura atual.

Código do imposto

O código de imposto da expedição.

Nota

Para o código de imposto especificado, se a caixa de seleção Imposto agregado estiver marcada na sessão Código do imposto por país (tcmcs0136s000), o botão Estrutura de quebra de imposto será ativado.

Isenção

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a fatura será isenta de imposto.

País do imposto do parceiro de negócios

O país cujos regulamentos de impostos aplicam-se ao parceiro de negócios que recebe a fatura interna atual.

Número de identificação de parceiro de negócios

O ID de impostos do parceiro de negócios.

Estado/província do imposto

O estado ou município do imposto da sua própria organização.

O valor nesse campo é obtido da sessão Dados de impostos e registros (tctax2150m000).

Nota

Esse campo será aplicável se, na sessão Parâmetros de registro globais (tctax2100m000), estas configurações forem especificadas:

  • O campo Gestão de registro estendida é definido como Ativo.
  • A caixa de seleção Jurisdição opcional no nível do estado/município está marcada.
Estado/Província do imposto do parceiro de negócios

O estado ou município do imposto do seu parceiro de negócios.

O valor nesse campo é obtido da sessão Dados de impostos e registros (tctax2150m000).

Nota

Esse campo será aplicável se, na sessão Parâmetros de registro globais (tctax2100m000), estas configurações forem especificadas:

  • O campo Gestão de registro estendida é definido como Ativo.
  • A caixa de seleção Jurisdição opcional no nível do estado/município está marcada.
Dados completos de registro e imposto

Se esta caixa de controle estiver selecionada, os dados completos de imposto e registro foram especificados para a ordem de origem.

Os dados de imposto e registro são mantidos na sessão Dados de impostos e registros (tctax2150m000). Para manter os dados de imposto e registro da ordem de origem, a sessão Dados de impostos e registros (tctax2150m000) é iniciada no menu adequado.

A gestão de logística da ordem será bloqueada se os dados de imposto e registro estiverem incompletos. A configuração do campo Etapa do proc. bloq. em dados fiscais e de reg. incomp. na sessão Parâmetros de registro globais (tctax2100m000) determina em qual parte do processo a execução da ordem está bloqueada.

Nota

Esse campo será aplicável se, na sessão Parâmetros de registro globais (tctax2100m000), estas configurações forem especificadas:

  • O campo Gestão de registro estendida é definido como Ativo.
  • A caixa de seleção Jurisdição opcional no nível do estado/município está marcada.
Motivo da isenção

O código de motivo da isenção de impostos para a fatura externa.

Certificado de isenção

Um certificado que atesta a isenção de impostos. Algumas empresas estão isentas de impostos dentro da jurisdição de determinadas autoridades fiscais. Isso se aplica a faturas externas.

Motivo do transporte

motivo do transporte Este campo estará disponível se a funcionalidade de nota de entrega for usada para a companhia de planejamento de frete atual.

Cód. entrega

código de entrega Esse campo estará disponível se a funcionalidade de nota de entrega for usada para a companhia de planejamento de frete atual.

Companhia do departamento de origem

A companhia do departamento que é responsável pela ordem de origem das linhas de ordem de frete em que a expedição é baseada.

Dpto de origem

O departamento que é responsável pela ordem de origem das linhas de ordem de frete em que a expedição é baseada. A companhia do departamento da ordem de origem.

Companhia do departamento relacionado

A companhia do departamento que é responsável pela ordem relacionada das linhas de ordem de frete em que a expedição é baseada.

Depto. relacionado

O departamento que é responsável pela ordem relacionada das linhas de ordem de frete em que a expedição é baseada.