Gerar plano (fmlbd0280m000)

Utilize essa sessão para criar planos de carga.

O planejamento de frete é baseado em ordens de frete. Para planejar o transporte de um número de mercadorias em particular, é preciso selecionar as ordens de frete e as linhas de ordem de frete em que essas mercadorias estão listadas, selecionar as opções de planejamento preferenciais e iniciar o mecanismo de planejamento de frete. O resultado é um plano de carga para as ordens de frete e as linhas de ordem de frete selecionadas, que consiste em várias expedições e cargas.

Planejamento com base em rota padrão ou plano de rota

Se você selecionar uma gama de planos de rota ou rotas padrão, um plano de carga será criado para as linhas de ordem de frete às quais os planos de rota ou rotas padrão selecionados estão atribuídos.

É possível usar a sessão Atribuir rota padrão/plano de rota a linhas de ordem de frete (fmfoc2280m000) para atribuir rotas padrão e planos de rota a linhas de ordem de frete.

Criar planos de carga para planos de rota específicos ou rotas padrão economiza tempo, pois esses planos de carga incluem somente as linhas de ordem de frete às quais os planos de rota especificados ou rotas padrão estão atribuídos. Planejamento baseado em volume de dados limitado preserva o desempenho do sistema e faz o mecanismo de planejamento funcionar mais rápido.

Seleção
Adicionar ao plano existente
Adicionar ao plano existente

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o plano de carga será adicionado a um plano de carga existente, que pode ser selecionado no campo Plano. O modo como as ordens de frete selecionadas são adicionadas ao plano de carga selecionado é determinado pela opção escolhida no campo Replanejamento das ordens de frete.

Plano

O plano de carga ao qual as ordens de frete selecionadas nesta sessão devem ser adicionadas.

Apenas as linhas da ordem de frete a serem replanejadas

Se esta caixa de controle estiver selecionada, do intervalo de ordem de frete selecionado, somente as linhas de ordem de frete que devem ser replanejadas serão adicionadas ao plano existente.

Adição segundo status de carga/exp.

Esse campo estará disponível se a caixa de seleção Adicionar ao plano existente estiver marcada.

As linhas de ordem de frete que correspondem aos critérios especificados nos campos do Intervalo de seleção são adicionadas a cargas e expedições com status até aquele determinado neste campo.

Valores permitidos

  • Real
  • Em curso
  • Confirmado
  • Expedido
Planejamento
Departamento logístico

O plano de carga será criado para ordens de frete que estão alocadas ao departamento logístico selecionado.

Grupo de planejamento

Um dos grupos de planejamento do Departamento logístico selecionado no campo Departamento logístico. As linhas de ordem de frete do grupo de planejamento selecionado serão usadas para criar o plano de carga.

Algoritmo de planejamento
Algoritmo de planejamento

O algoritmo de planejamento que é usado para criar um plano de carga para o intervalo selecionado de ordens de frete.

Intervalo de seleção
Ordem de frete

Uma comissão para transportar um número de mercadorias específico. Uma ordem de frete que inclui um cabeçalho de ordem e uma ou mais linhas de ordem.

Um cabeçalho de ordem de frete inclui algumas informações gerais, como a data de entrega e o nome e o endereço do cliente que deve receber as mercadorias listadas na ordem de frete.

Uma linha de ordem de frete inclui um item a ser transportado e alguns detalhes sobre o item, como quantidade e dimensões.

Linha

O número da linha de ordem de frete.

Linha

O número da linha de ordem de frete.

Plano de rota

Uma rede de endereços de carga e descarga, um dos quais é um ponto de agrupamento. Um plano de rota normalmente é definido para rotas que envolvem transporte multimodal. Um plano de rota consiste em um ou mais trajetos. Cada trajeto, ou parte da rota, pode ser gerido de modo diferente, dependendo da categoria de transporte especificada e do grupo de meios de transporte.

Rota padrão

Uma rota padrão é uma rota fixa percorrida com uma frequência em particular, como um caminhão que visita endereços de entrega e/ou carga de acordo com uma programação fixa, um serviço ferroviário ou um serviço hidroviário. Normalmente, transporte por rotas padrão custam menos que viagem por rotas não fixas. Por exemplo, é possível definir uma rota como Amsterdã via Roterdã para a Antuérpia que seja realizada uma vez por dia.

Status

É possível selecionar para criação de carga somente as ordens de frete com os status Previsto, Planejado ou Real.

Data planejada de carga

A data de carga planejada das ordens de frete.

Data planejada de descarga

A data de descarga planejada das ordens de frete.

Opções
Replanejamento das ordens de frete
Replanejamento das ordens de frete

Se ocorrerem alterações no cabeçalho da ordem de frete ou nos dados das linhas de ordem de frete, será necessário replanejar essas linhas. A configuração padrão deste campo é obtida do campo Replanejamento das ordens de frete na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000).

Replan as linhas da ord frete sep

Novas linhas de expedição são criadas para as linhas de ordem de frete replanejadas. As novas linhas de expedição são adicionadas a cargas e expedições existentes se elas conciliarem as cargas e expedições existentes. Se elas não se conciliarem, novas expedições e cargas serão criadas para as linhas de ordem de frete replanejadas.

Combinar com ordens de frete planejadas

As linhas de ordem de frete que são replanejadas são conciliadas com as linhas de ordem de frete existentes e, para essas linhas combinadas, são criadas novas linhas de expedição. Se as novas linhas de expedição conciliarem as expedições existentes, elas serão inseridas nas expedições existentes. Caso contrário, são criadas novas expedições e/ou cargas.

Datas planejadas para expedição com base em
Datas planejadas para expedição com base em

O intervalo definido nas janelas de tempo de carga e descarga de ordens de frete pode ser amplo. Isso pode resultar em datas planejadas de carga e descarga de expedição que diferem consideravelmente das datas planejadas de carga e descarga das ordens de origem das ordens de frete. Você pode usar as opções a seguir para controlar a forma como o mecanismo de criação de carga calcula as datas planejadas de carga e descarga de expedições.

Critérios de seleção da Transportadora/PSL
Critérios de seleção da Transportadora/PSL

Os Critérios de seleção da Transportadora/PSL padrão são definidos na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000). Você pode usar os Critérios de seleção da Transportadora/PSL padrão ou selecionar uma das opções disponíveis.

O mais barato

Para a criação de carga, são selecionados a transportadora e o plano de rota relacionado ou a rota padrão com as taxas mais baixas. Para o grupo da ordem de frete, é selecionada a transportadora com as taxas mais baixas. As taxas são definidas nos livros de taxas da transportadora em Preço. Para obter mais informações, consulte Definir livros de taxa de frete e Recuperação de taxa de frete.

Se mais de uma transportadora puder oferecer as taxas mais baratas, será escolhida a transportadora mais rápida. Se mais de uma transportadora puder oferecer as taxas mais baratas e os menores tempos de entrega, será escolhida a transportadora que utilizar a rota mais curta.

O mais rápido

Para a criação de carga, são selecionados o plano de rota ou a rota padrão e a transportadora relacionada com o tempo de viagem mais curto. O LN verifica a velocidade média dos grupos de meios de transporte das transportadoras disponíveis, os calendários dos endereços e as rotas padrão. Para o grupo da ordem de frete, é selecionada a transportadora com o menor tempo de viagem. O LN verifica a velocidade média dos grupos de meios de transporte das transportadoras disponíveis.

Se mais de uma transportadora puder oferecer os menores tempos de entrega e as taxas mais baratas, será escolhida a transportadora que utilizar a rota mais curta.

O mais curto

O LN pesquisa o plano de rota e/ou a rota padrão com a menor distância e, em seguida, pesquisa uma transportadora disponível.

Se mais de uma transportadora tiver a rota mais curta, será selecionada a transportadora mais barata. Se mais de uma transportadora tiver a rota mais curta e oferecer as taxas mais baratas, será escolhida a transportadora que tiver os menores tempos de entrega.

Opções
Plano de carga principal FM

Se esta caixa de controle estiver selecionada, as alterações feitas por Armazenamento aos planos de carga criados por Frete serão verificadas por Frete. Por exemplo, se Armazenamento desejar mover uma expedição criada por Frete para outra carga, Frete realizará uma verificação de:

  • A capacidade disponível do grupo de meios de transporte atribuído à carga.
  • O tipo de transporte da carga.
  • O código de combinação da carga.
  • Os grupos de planejamento das linhas de ordem relacionadas à expedição e à carga.

O código de combinação e o tipo de transporte da expedição e da carga devem ser correspondentes.

Além disso, os grupos de planejamento das linhas de ordem relacionadas à expedição e à carga devem ser correspondentes.

Se esta caixa de controle estiver limpa, Frete não executará essas verificações. É possível visualizar expedições e cargas criadas por Frete e Armazenamento na sessão Cargas/expedições planejadas (whinh4180m000).

Permitir meios de transporte em vários planos

Se esta caixa de controle estiver selecionada, os meios de transporte individuais estarão disponíveis para serem programados para mais de um plano de carga que tenha o status Planejado.

Calcular custos adicionais

Se esta caixa de controle estiver selecionada, serão calculados os custos adicionais que se apliquem a qualquer ordem de frete do intervalo selecionado.

Registro de planejamento detalhado

Se esta caixa de controle estiver selecionada, informações adicionais sobre o processo de criação do plano de carga serão geradas durante essa criação. Essas informações oferecem mais insights sobre o algoritmo de planejamento utilizado e ajuda o usuário a solucionar quaisquer erros do plano de carga. As informações são exibidas na sessão Registro de planejamento (fmlbd0530m000).

Plano com estoque reservado apenas

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o plano gerado incluirá somente as linhas de ordem de frete para as quais o estoque está parcial ou totalmente comprometido, e somente o estoque comprometido será incluído no plano.

Algoritmo de planejamento vinculante

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o mecanismo de planejamento usará somente o algoritmo de planejamento selecionado no campo Algoritmo de planejamento. Se esta caixa de controle estiver limpa, o mecanismo de planejamento usará primeiro o algoritmo selecionado. Caso não seja possível gerar nenhum plano com base no algoritmo selecionado, o mecanismo de planejamento usará o algoritmo seguinte. Se isso não for bem-sucedido, o mecanismo usará o terceiro algoritmo.

A ordem em que os algoritmos são usados é:

  1. Grupo
  2. Consolidação
  3. Expedição direta
Imprimir para dispositivo predefinido

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o LN selecionará o dispositivo padrão definido para o perfil do usuário para imprimir o relatório.

Nota

Por padrão, esse campo é verificado pelo LN.

Imprimir
Relatórios

Se esta caixa de controle estiver selecionada, será gerado um relatório do plano de carga.

Combinar reposições com expedições
Combinar reposições com expedições

O intervalo de tempo com base no qual o LN combina as linhas de plano de reposição em uma expedição única. Estas são as opções disponíveis com base nas quais as linhas de plano de reposição são combinadas:

  • Por data/hora exata de expedição : As reposições de data e hora exatas de expedição são combinadas em uma expedição, caso contrário, novas expedições são criadas.

  • Por data de expedição : As reposições para a mesma data de expedição (entre 0h e 24h) são combinadas em uma expedição, caso contrário, novas expedições são criadas.

  • Até e inclusive data de carga planejada : São combinadas todas as reposições com uma data de expedição para os valores especificados no intervalo do campo Data planejada de carga. Os campos De e Até definem um intervalo de: Data planejada de carga nesta sessão.

  • Data de expedição dentro da tolerância : São combinadas todas as reposições em que a próxima data de expedição da reposição esteja no intervalo da tolerância. Por exemplo, a reposição 1 é às 10h, e a tolerância especificada é de 2 horas. O LN combina todas as reposições entre as 8h e 12h. Uma reposição às 13h é planejada em outra expedição.

Tolerâncias

O intervalo iniciado na data de expedição da linha de plano de reposição, com base no qual essas linhas são combinadas em uma ordem única. É possível alterar a unidade de tempo deste campo alterando a unidade de medida.

Nota

O campo é ativado somente quando você seleciona a opção Data de expedição dentro da tolerância, com base na qual as linhas de plano de reposição são combinadas em uma expedição única.

Tolerâncias

A unidade na qual o intervalo de tempo de tolerância é medido.