Planos (fmlbd0110m000)
Utilize essa sessão para visualizar e realizar a manutenção de planos de carga. Os planos de carga são criados na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000) ou criados manualmente na sessão atual.
Na sessão Cargas (fmlbd4100m000), é possível adicionar cargas a um plano.
O status de um plano de carga determina se é possível excluir ou modificar um plano e, se for possível alterar, qual é o tipo permitido de modificação.
- Plano
-
O primeiro número livre do plano de carga. Isso serve como a identificação do plano de carga.
- Vencido
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o plano de carga atual estará vencido. Planos de carga vencidos não podem receber o status Real e não podem sofrer processamento adicional. É possível definir como Vencido os planos de carga que não são processados em Armazenamento e aqueles que não estão Real. Não é possível redefinir o status Vencido como Real.
Se esta caixa de controle estiver limpa, o plano de carga não estará vencido.
- Real
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, significará que o plano de carga atual recebeu o status Real. Para conceder o status Real a um plano de carga, selecione o plano de carga e, no menu adequado, selecione .
- Número de cargas
-
O número de cargas do plano de carga atual.
- Número de expedições
-
O número de expedições do plano de carga atual.
- Texto
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o texto referente ao plano atual estará disponível.
- Algoritmo de planejamento
-
O algoritmo de planejamento usado para criar o plano de carga selecionado.
- Algoritmo de planejamento vinculante
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o mecanismo de planejamento usará somente o algoritmo de planejamento selecionado. Se esta caixa de controle estiver limpa, o mecanismo de planejamento usará primeiro o algoritmo selecionado. Caso não seja possível gerar nenhum plano com base no algoritmo selecionado, o mecanismo de planejamento usará o algoritmo seguinte. Se isso não for bem-sucedido, o mecanismo usará o terceiro algoritmo.
A ordem em que os algoritmos são usados é:
- Grupo
- Consolidação
- Expedição direta
- Origem
-
A origem do plano de carga.
- Nome de usuário
-
O nome de usuário do usuário que criou o plano de carga atual.
- Datas planejadas para expedição
-
A opção Datas planejadas para expedição com base em usada para calcular as datas de carga e descarga do plano.
- Data de criação
-
A data da criação do plano de carga atual.
- Replanejamento necessário
-
Esta caixa de verificação é marcada por Frete quando as ordens de frete nas quais o plano está baseado sofrem alterações.
- Plano de carga principal FM
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, as alterações feitas por Armazenamento aos planos de carga criados por Frete serão verificadas por Frete.
Por exemplo, se Armazenamento desejar mover uma expedição criada por Frete para outra carga, Frete realizará uma verificação de:
- A capacidade disponível do grupo de meios de transporte atribuído à carga.
- O tipo de transporte da carga.
- O código de combinação da carga.
O código de combinação e o tipo de transporte da expedição e da carga devem ser correspondentes. Além disso, os grupos de planejamento, departamentos logísticos e níveis de serviço das linhas de ordem relacionadas à expedição e à carga devem ser correspondentes.
Se esta caixa de controle estiver limpa, o processamento, pelo armazém, das cargas e expedições não poderá ser monitorado em Frete.
- Custo do frete estimado
-
Os custos de frete estimados agregados do plano atual. A moeda é expressa pela moeda definida para a companhia atual.
- Custo do frete real
-
Os custos do frete reais do plano de carga. Se o faturamento não for baseado na fatura de uma transportadora, o valor agregado das cargas para as quais os custos estimados estão definidos como
. A moeda é expressa pela moeda definida para a companhia atual. - Custo final real
-
Se o faturamento for baseado na fatura de uma transportadora, esta caixa de verificação será automaticamente marcada quando a fatura da Transportadora/PSL for conciliada e aprovada em Finanças para todas as cargas do Plano atual. Se o faturamento não for baseado na fatura de uma transportadora, esta caixa de verificação será automaticamente marcada caso, para todas as cargas do plano atual, os custos estimados estejam definidos como .
- Nome do usuário
-
O código de logon usado para criar o plano de carga atual. Os usuários devem ter autorização para criar planos de carga. As autorizações do usuário são concedidas na sessão Usuários por dep. logístico e grupo de planejamento (fmfoc1105m000).
- Calcular custos adicionais
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, os custos adicionais do plano atual serão calculados.
- Meios de transporte em vários planos
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível programar um Meios de transporte de modo experimental para mais de um Plano. Quando um dos planos é convertido em Real, o Meios de transporte é definitivamente programado para o plano Real.
O campo Meios de transporte em vários planos é disponibilizado somente quando ocorre alguma das seguintes condições:
- O plano não está vencido e nenhuma carga está presente ainda.
- Uma carga Previsto, Planejado ou Real está presente.
- Plano com estoque reservado apenas
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o plano de carga será baseado somente no estoque comprometido.
- Critérios de seleção da Transportadora/PSL
-
Os critérios de seleção de transportadora disponíveis são usados para selecionar a combinação preferencial de transportadora, rota padrão e plano de rota durante a criação de carga ou o cálculo do lead time. Se não houver planos de rota para endereços específicos, são selecionadas somente transportadoras e rotas padrão. Se não houver rotas padrão para endereços específicos, são selecionados somente planos de rota e transportadoras. Se não houver rotas padrão e planos de rota para endereços específicos, são selecionadas somente transportadoras.
- Peso
-
O peso agregado das mercadorias incluídas no plano de carga.
- Volume
-
O volume agregado das mercadorias incluídas no plano de carga.
- Espaço chão
-
A área de superfície agregada das mercadorias incluídas no plano de carga.
- Peças
-
A quantidade de unidade de peças agregada das mercadorias incluídas no plano de carga.
NotaSe forem usados diferentes tipos de unidades de peças sem fatores de conversão entre eles para as cargas do plano, não haverá exibição de unidades de peças nem dos totais de unidades de peças.
- Unidade de peças
-
A unidade de peças para o plano de carga. Observe que, se as cargas incluírem itens com diferentes unidades de peças sem fatores de conversão entre elas, nenhuma unidade de peças e nenhum total de unidade de peças será mostrado.