Transportadora/PSL por departamento logístico e grupo de planejamento (fmfrc0160m000)
Utilize essa sessão para visualizar e realizar a manutenção de transportadoras por departamento logístico e grupo de planejamento.
As transportadoras são vinculadas às combinações de departamentos logísticos e grupos de planejamento, pelas seguintes razões:
- Para selecionar transportadoras para planos de carga
- Para selecionar transportadoras para agrupamentos da ordem de frete
- Para selecionar transportadoras e taxas para os cálculos preliminares de custo do frete para linhas de ordem
No Freight, estas categorias de transporte não estão disponíveis:
- Transporte marítimo (contêiner)
- Transporte ferroviário (contêiner)
- Transporte rodoviário (contêiner)
- Transporte aéreo (frete)
- Transportadora do contrato
- Transporte por coleta do cliente
- Inferior à carga do caminhão
- Correio
- Intermodal
- Consolidação
- Aéreo expresso
- Caminhão expresso
- Ferroviário expresso
- Ponto de consolidação
- Milk Run
No caso de transportadoras para as quais uma destas categorias de transporte seja especificada na sessão Transportadoras/PSL (tcmcs0580m000), não é possível vinculá-las a um departamento logístico e um grupo de planejamento nesta sessão. Portanto, essas transportadoras estão indisponíveis para criação de carga em Freight.
Para selecionar transportadoras para planos de carga
Para criar carga, os usuários selecionam as ordens de frete e as linhas de ordem de frete para as quais desejam criar um plano de carga e, em seguida, iniciam o mecanismo de criação de carga. As ordens de frete e linhas de ordem de frete pertencem a uma determinada combinação de departamento logístico e grupo de planejamento.
Durante a criação de carga, o mecanismo de criação de carga cria cargas e expedições a partir das ordens de frete e das linhas de ordem de frete, e seleciona a transportadora que irá transportar as cargas e as expedições.
O mecanismo de criação de carga seleciona a transportadora entre as transportadoras anexadas ao departamento logístico e ao grupo de planejamento das ordens de frete e linhas de ordem de frete para as quais o plano de carga foi criado. Nesta sessão, é possível anexar transportadoras a combinações de departamentos logísticos e grupos de planejamento.
Exemplo
As transportadoras A, B e C são anexadas ao departamento logístico X e ao grupo de planejamento X1. Se você criar um plano de carga para algumas ordens de frete e linhas de ordem de frete que pertencem ao departamento logístico X e ao grupo de planejamento X1, o mecanismo de criação de carga selecionará a transportadora A, B ou C para transportar as cargas e expedições do plano de carga.
A forma pela qual o mecanismo de criação de carga seleciona a transportadora entre as transportadoras anexadas a uma combinação específica de departamento logístico e grupo de planejamento depende de diversos fatores.
Esses fatores são descritos no processo de criação de carga.
Para selecionar transportadoras para agrupamentos da ordem de frete
Para realizar o agrupamento de ordem de frete, os usuários selecionam as ordens de frete e as linhas de ordem de frete para as quais desejam criar agrupamentos e, em seguida, iniciam o processo de agrupamento. As ordens de frete e linhas de ordem de frete para as quais os usuários criam os agrupamentos pertencem a uma determinada combinação de departamento logístico e grupo de planejamento.
Durante o processo de agrupamento, o mecanismo de agrupamento seleciona a transportadora para a qual o agrupamento será subcontratado entre as transportadoras anexadas ao departamento logístico e ao grupo de planejamento das ordens de frete e linhas de ordem de frete para as quais os agrupamentos são criados. Nesta sessão, é possível anexar transportadoras a combinações de departamentos logísticos e grupos de planejamento.
Para selecionar transportadoras e taxas para os cálculos preliminares de custo do frete para linhas de ordem
As transportadoras que você vincular a uma combinação específica de departamento logístico e grupo de planejamento também são usadas para calcular custos de frete preliminares para os seguintes tipos de linhas de ordem:
- Linhas de ordem de frete
- Linhas de ordem de venda
- Linhas de cotação de vendas
Para linhas de ordem de frete cujo método de faturamento está definido como taxas de cliente, o cálculo do custo do frete pode ser realizado na sessão Informações sobre faturamento de frete (fmfri0110m000) antes da criação de cargas e expedições. O cálculo do custo do frete para linhas de ordem de frete com as configurações custos de frete e custos de frete (atualização permitida) é realizado automaticamente durante a criação de carga. Essa é a única forma de calcular custos de frete para essas linhas de ordem de frete. Para linhas de ordem de venda e linhas de cotação, o cálculo do custo do frete pode ser realizado antes da criação das linhas de ordem de frete correspondentes. O Freight seleciona a transportadora a partir da combinação de departamento logístico e grupo de planejamento, de acordo com a configuração do parâmetro Taxa e seleção de Transportadora/PSL na linha de ordem na sessão Parâmetros de custo e taxas de frete (fmfrc0100m000).
- Departamento logístico
-
Um departamento responsável pela organização do transporte para um ou mais armazéns. Quando as mercadorias são movidas de ou para um armazém, o departamento logístico responsável planeja o transporte dessas mercadorias ou subcontrata o transporte das mercadorias. Em cenários de entrega direta, o departamento logístico fornece os serviços de subcontratação de transporte ou planejamento para fornecedores ou clientes externos.
Em Frete, um departamento logístico desempenha uma função crucial na criação de carga e no agrupamento de ordem de frete. Ordens de frete são agrupadas por departamento logístico. Os grupos de ordens de frete por departamento logístico são usados pelo mecanismo de criação de carga para criar expedições e cargas ou pelo mecanismo de agrupamento de ordem de frete para criar agrupamentos de ordem de frete.
- Grupo plan
-
Uma entidade é usada para agrupar linhas de ordem de frete em expedições e cargas ou agrupamentos de ordem de frete.
Cada linha de ordem de frete é alocada a um grupo de planejamento. Linhas de ordem de frete com diferentes grupos de planejamento não podem ficar na mesma expedição, carga ou agrupamento de ordem de frete. Por exemplo, todas as mercadorias destinadas à Bélgica são subdivididas no grupo de planejamento Bélgica.
De uma perspectiva hierárquica, o grupo de planejamento está um nível abaixo do departamento logístico. Um departamento logístico possui um ou mais grupos de planejamento. Ordens de frete são agrupadas em departamentos logísticos. As linhas de ordem de frete subjacentes são agrupadas nos grupos de planejamento do departamento logístico.
- Transportadora/PSL
-
A transportadora que deve realizar o transporte das mercadorias.
- Prioridade
-
A prioridade de seleção da transportadora. 1 para a primeira prioridade, 2 para a segunda prioridade e assim por diante.
A prioridade de seleção da transportadora é a prioridade conforme a qual as transportadoras são selecionadas, a fim de determinar a taxa da transportadora quando os custos de frete preliminares são calculados antes da criação de carga, para os seguintes tipos de linhas de ordem:
- Linhas de ordem de frete.
- Linhas de ordem de venda.
- Linhas de cotação de vendas.
Para linhas de ordem de frete cujo método de faturamento está definido como taxas de cliente, o cálculo do custo do frete pode ser realizado na entrada de linha de ordem, antes da criação de carga. Para linhas de ordem de venda e linhas de cotação, o cálculo do custo do frete pode ser realizado na entrada de linha de ordem, antes da criação das linhas de ordem de frete correspondentes. É possível atribuir a mesma prioridade a mais de uma transportadora. Durante a seleção da transportadora, as transportadoras com a mesma prioridade são comparadas, e é selecionada aquela com taxas mais baixas, transporte mais rápido ou rota mais curta. Isso depende dos Critérios de seleção da Transportadora/PSL selecionados na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000) ou Gerar plano (fmlbd0280m000). A seleção da transportadora priorizada ocorrerá se o parâmetro Taxa e seleção de Transportadora/PSL na linha de ordem na sessão Parâmetros de custo e taxas de frete (fmfrc0100m000) for definido como Priorizado.
- Nível de classif para planej.
-
O nível em que taxas de frete são usados para calcular custos do frete. A classificação é realizada por expedição ou por carga. Se a classificação for realizada por carga, os custos serão proporcionalmente alocados às expedições. Se a classificação for realizada por expedição, os custos serão agregados à carga. Neste campo, é possível definir o nível de classificação para uma transportadora que está associada a um departamento logístico e a um grupo de planejamento específicos. As cargas e expedições que estão relacionadas a essa combinação de departamento logístico/grupo de planejamento e transportadora recebem o nível de classificação definido para a transportadora. Os níveis de classificação definidos neste campo não se aplicam aos agrupamentos da ordem de frete. Ao calcular custos de frete para um agrupamento de ordem de frete, o LN detecta que a criação de carga não ocorreu, portanto, nenhuma carga ou expedição é criada. Assim, o LN define o nível de classificação para o Agrupamento da ordem de frete.
- Frete todos tip
-
Frete de todos os tipos é um acordo de classificação de custo do frete especial com a transportadora. Se o solicitante da transportadora e do transporte concordarem quanto a taxar de acordo com Gestão de frete de todos os tipos, as classes de frete oficiais dos itens serão substituídas pelo acordo de Gestão de frete de todos os tipos. No LN, o Frete todos tip é definido como uma classe de frete especial.
- Transportadora/PSL padrão
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a transportadora será a transportadora padrão para a combinação atual de departamento logístico e grupo de planejamento. Quando você cria manualmente uma carga, a transportadora que você insere neste campo é assumida como a transportadora padrão da carga após a inserção do departamento logístico e do grupo de planejamento. As cargas são criadas na sessão Cargas (fmlbd4100m000).
- Fatura da Transportadora/PSL
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a transportadora faturará os custos de transporte para sua organização, e a conciliação e a aprovação da fatura serão ativadas para essa transportadora em Finanças. Isso se aplica ao planejamento de carga e ao agrupamento de ordem de frete.
Aspectos de desempenho
A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e do crescimento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Desativar conceitos não usados na Gestão de frete.