Ordens de frete (fmfoc2100m000)

Utilize essa sessão para visualizar e realizar a manutenção de ordens de frete.

Esta sessão exibe ordens de frete que são criadas manualmente ou que tenham sido geradas, automaticamente ou em lote, a partir dos seguintes tipos de ordens:

  • Vendas
  • Compra
  • armazém
  • Planejamento empresarial

É possível oferecer ordens de frete a uma transportadora a fim de realizar o transporte das mercadorias listadas nas ordens de frete. Quando você oferece linhas de ordem de frete a uma transportadora, é possível criar um plano de carga para essas linhas usando primeiro o mecanismo de criação de carga, ou oferecer as ordens de frete sem planejamento usando a funcionalidade de agrupamento. Para saber mais, consulte Subcontratação.

Para criar ordens de frete manualmente

Nesta sessão, é possível criar novos cabeçalhos de ordem de frete. Os cabeçalhos de ordem de frete incluem informações gerais sobre a ordem de frete, como datas de carga e descarga planejadas, endereços, tipo de ordem de frete, o departamento logístico responsável e assim por diante. Os dados padrão do tipo de ordem de frete selecionado são automaticamente inseridos na ordem de frete. Outros valores padrão da ordem de frete podem ser definidos em Parâmetros de controle da ordem de frete (fmfoc0100m000).

É possível adicionar linhas de ordem de frete ao cabeçalho da ordem de frete na sessão Linhas da ordem de frete (fmfoc2101m000), que pode ser acessada da seguinte forma:

  • Se você estiver visualizando a lista de ordens de frete, selecione uma ordem de frete e, no menu adequado, selecione a opção Linhas.
  • Se você estiver definindo um cabeçalho da ordem de frete, clique no botão Linhas no canto superior esquerdo da janela.

Novas ordens de frete recebem automaticamente o status Previsto.

Para modificar ou excluir ordens de frete

O status da ordem de frete determina se as ordens de frete podem ser alteradas ou excluídas.

Se a ordem de origem de uma ordem de frete for modificada, essas alterações serão refletidas na ordem de frete. Se a ordem de origem for excluída, a ordem de frete também será excluída.

Os dados a seguir não poderão ser modificados se a ordem de frete for originária de outra ordem:

  • Departamento logístico
  • Departamento de origem
  • Detalhes do expedidor
  • Detalhes do receptor
  • Transp.
  • Termos de entrega
  • Plano de rota
  • Nível de serviço

Os campos relevantes serão desativados.

Será possível alterar as datas de carga e descarga se o status da ordem de frete permitir modificações. Para obter mais informações, consulte Execução de transporte antecipada e atrasada.

Para alterar datas/horas de carga e descarga de ordens de frete criadas manualmente

Se você alterar as primeiras datas/horas de carregamento de uma ordem de frete criada manualmente, a primeira data/hora de descarga deverá ser anterior à última data/hora de carga somada ao tempo de transporte das mercadorias. Se as primeiras e últimas datas/horas de carga e descarga não forem inseridas corretamente, é exibida uma mensagem de erro.

Se uma ordem de frete criada manualmente tiver linhas de ordem de frete, não será possível modificar os dados a seguir:

  • Departamento logístico
  • Detalhes do expedidor
  • Detalhes do receptor
  • Datas de carga e descarga, se o status da ordem de frete for inferior a Real.

Os campos onde esses dados são inseridos serão desativados.

É possível registrar visões gerais do histórico de alterações em ordens de frete. Se a caixa de seleção Registrar histórico de ordem de frete estiver marcada, registros do histórico serão gerados para documentar as versões consecutivas de uma ordem de frete.

Nota

Utilize a seção Mapas para visualizar o local do Endereço de origem e o Endereço de destino. É preciso selecionar somente um registro por vez.

Ordem

O número identificador da ordem de frete atual.

Status

O status da ordem de frete atual.

Departamento logístico

Um departamento responsável pela organização do transporte para um ou mais armazéns. Quando as mercadorias são movidas de ou para um armazém, o departamento logístico responsável planeja o transporte dessas mercadorias ou subcontrata o transporte das mercadorias. Em cenários de entrega direta, o departamento logístico fornece os serviços de subcontratação de transporte ou planejamento para fornecedores ou clientes externos.

Em Frete, um departamento logístico desempenha uma função crucial na criação de carga e no agrupamento de ordem de frete. Ordens de frete são agrupadas por departamento logístico. Os grupos de ordens de frete por departamento logístico são usados pelo mecanismo de criação de carga para criar expedições e cargas ou pelo mecanismo de agrupamento de ordem de frete para criar agrupamentos de ordem de frete.

Referência

referência Este campo é um campo de entrada de texto.

Planejamento decarga

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a ordem de frete estará disponível para criação de carga. Se esta caixa de controle estiver limpa, a ordem de frete estará disponível para agrupamento de ordem de frete.

Expediçãoúnica

Se esta caixa de controle estiver selecionada, todas as linhas da ordem de frete atual serão agrupadas em uma expedição única, sem linhas de ordem de outras ordens de frete, caso você use a funcionalidade de criação de carga para planejar a ordem de frete.

Se a capacidade do grupo de meios de transporte for insuficiente, o LN poderá criar expedições adicionais para distribuir as mercadorias para o número de veículos necessário. No entanto, mesmo assim, as expedições somente conterão as linhas de expedição criadas a partir de linhas da ordem de frete atual.

Esta caixa de seleção é automaticamente marcada e fica indisponível nas seguintes situações:

  • A ordem de frete atual é gerada usando uma ordem de armazenamento com um tipo de ordem cuja caixa de verificação Ordem única por expedição está marcada.
  • A ordem de frete atual é gerada usando uma ordem de venda cujo tipo está associado a um tipo de ordem de armazenamento cuja caixa de verificação Ordem única por expedição está marcada.
  • A ordem de frete atual é gerada usando uma ordem de venda cujo tipo não está associado a um tipo de ordem de armazenamento, mas a caixa de verificação Ordem única por expedição está marcada para o tipo de ordem de armazenamento padrão da ordem de venda. É possível definir tipos de armazenamento padrão na sessão Tipos de ordem padrão por origem (whinh0120m000).

Para todas as outras instâncias das ordens de frete geradas usando ordens de origem, essa caixa de verificação fica indisponível e o valor é obtido da caixa de verificação Ordem de expedição única na sessão Tipo de ordem de frete - Padrões (fmfmd0165m000).

É possível alterar a configuração dessa caixa de seleção para ordens de frete criadas manualmente que ainda não estão sendo processadas.

LN cria expedições únicas por meio do método de planejamento de expedição direta e também cria expedições únicas para planos de rota e rotas padrão. Uma ordem de frete de expedição única é planejada como uma expedição única, mesmo que você selecione um algoritmo de planejamento diferente na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000).

Se uma ordem de frete cuja caixa de verificação Expediçãoúnica está marcada for agrupada, o agrupamento será totalmente composto por linhas de ordem de frete que pertencem a essa ordem de frete. Uma ordem de frete será disponibilizada para agrupamento se sua caixa de verificação Planejamento decarga estiver desmarcada.

Texto docabeçalho

Se esta caixa de controle estiver selecionada, texto de cabeçalho estará disponível para a ordem de frete atual. É possível gravar o texto do cabeçalho no campo Texto do cabeçalho da guia Texto, na sessão atual.

Texto dorodapé

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a ordem de frete atual terá texto de rodapé. É possível gravar o texto do rodapé no campo Texto do rodapé da guia Texto, na sessão atual.

Data planejada de carga

A data e hora planejadas em que a carga ocorre no local expedidor. A entrega planejada e as datas de recebimento da ordem de origem são consideradas as datas de carga e descarga planejadas padrão. Para entregas diretas, o valor padrão é obtido da Data de entrega planejada da ordem de venda.

Data planejada de descarga

A data e hora planejadas em que a descarga ocorre no local receptor. A entrega planejada e as datas de recebimento da ordem de origem são consideradas as datas de carga e descarga planejadas padrão. Para entregas diretas, o valor padrão é obtido da Data de recebimento planejado da ordem de compra.

Tipo de ordem de frete

Um código usado para identificar e agrupar ordens de frete.

Data da ordem

A data de entrada da ordem de frete atual.

Idioma

O idioma em que a companhia se comunica e em que as instruções de trabalho são impressas.

Transportadora/PSL

A transportadora que deve realizar o transporte das mercadorias. O valor padrão é obtido da ordem de origem, se definida aqui. Para entregas diretas, o valor é obtido da ordem de venda.

Plano de rota

O plano de rota inserido manualmente em uma ordem de frete é usado pelo mecanismo de criação de carga para criar um plano de carga, não importa o algoritmo de planejamento usado. Se você desejar usar um Plano de rota específico para criar um plano de carga para a ordem de frete atual, será necessário inserir esse Plano de rota neste campo. Para usar o mecanismo de criação de carga para selecionar a rota mais econômica e eficiente, é necessário deixar este campo e o campo Plano de rota nas linhas da ordem de frete vazios.

Nível de serv. de frete

O nível de serviço de frete é usado para indicar o tempo de transporte preferencial para o item listado na linha de ordem. O valor padrão é obtido da ordem de origem, se definida aqui. Para entregas diretas, o valor é obtido da ordem de venda.

termos de entrega

condição de entrega O valor padrão é obtido da ordem de origem, se definida aqui. Para entregas diretas, o valor é obtido da ordem de venda.

Ponto de Transbordo

ponto de passagem de título O valor padrão é obtido da ordem de origem, se definida aqui. Para entregas diretas, o valor é obtido da ordem de venda.

Motivo do transporte

motivo do transporte Este campo estará disponível se a funcionalidade de nota de entrega for usada para a companhia de planejamento de frete atual.

Cód. entrega

código de entrega Esse campo estará disponível se a funcionalidade de nota de entrega for usada para a companhia de planejamento de frete atual.

Local expedidor

O código da planta da qual o contêiner é Expedido.

Descrição

A descrição ou o nome do código.

Planta receptora

O código da planta para a qual o contêiner é Expedido.

Descrição

A descrição ou o nome do código.

Companhia de origem

A companhia para a qual é definido o parceiro de negócios expedidor, o armazém, o projeto ou o centro de trabalho.

Origem

O tipo de local ou organização a partir do qual são originadas as mercadorias listadas nas linhas da ordem de frete atual. O valor padrão é obtido da ordem de origem. Para entregas diretas, o valor é obtido da ordem de compra.

Código de origem

O código de identificação do local ou organização expedidores. O valor padrão é obtido da ordem de origem. Para entregas diretas, o valor é obtido da ordem de compra.

Endereço

O código do endereço do local ou organização expedidores. O endereço padrão é obtido do campo Código de origem na caixa do grupo Origem. O valor padrão é obtido da ordem de origem. Para entregas diretas, o valor é obtido da ordem de compra.

Companhia de destino

A companhia para a qual é definido o parceiro de negócios receptor, o armazém, o projeto ou o centro de trabalho.

Destino

O tipo de local ou organização para o qual são destinadas as mercadorias listadas nas linhas da ordem de frete atual. Este é o local ou a organização onde as mercadorias são descarregadas. O valor padrão é obtido da ordem de origem. Para entregas diretas, o valor é obtido da ordem de venda.

Código de destino

O código de identificação do local ou organização receptores. Para obter mais informações, consulte O uso de endereços em Gestão de frete. O valor padrão é obtido da ordem de origem. Para entregas diretas, o valor é obtido da ordem de venda.

Endereço

O código do endereço do local ou organização receptores. Os valores padrão são obtidos do campo Código de destino. Para obter mais informações, consulte O uso de endereços em Gestão de frete. O valor padrão é obtido da ordem de origem. Para entregas diretas, o valor é obtido do endereço de recebimento da ordem de compra.

Ordem única por carga

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, uma carga poderá conter somente linhas de expedição geradas para todos os conjuntos de ordem de armazém dentro de uma e da mesma ordem de armazém. Se for utilizada a gestão de kits, a carga terá subkits que pertencem ao mesmo kit superior. Para mais informações, consulte o Criação de expedição em Frete

Nota

O campo é recuperado de Frete.

Primeira data de carga

As primeiras data e hora em que a carga pode ocorrer no local expedidor.

A data padrão deste campo é derivada da data/hora do sistema, das tolerâncias das primeiras data/hora de carga e dos lead times definidos nas sessões Endereços - Gestão de frete (fmfmd0110m000) e Parâmetros de controle da ordem de frete (fmfoc0100m000).

Última data de carga

As últimas data e hora em que a carga pode ocorrer no local expedidor.

O valor padrão deste campo é obtido da data do sistema, das tolerâncias das últimas data/hora de carga e dos lead times definidos nas sessões Endereços - Gestão de frete (fmfmd0110m000) e Parâmetros de controle da ordem de frete (fmfoc0100m000).

Primeira data de descarga

As primeiras data e hora em que a descarga pode ocorrer no local receptor.

O valor padrão deste campo é obtido da data/hora do sistema, das tolerâncias das primeiras data/hora de descarga e dos lead times definidos nas sessões Endereços - Gestão de frete (fmfmd0110m000) e Parâmetros de controle da ordem de frete (fmfoc0100m000).

Última data de descarga

As últimas data e hora em que a descarga pode ocorrer no local receptor.

O valor padrão deste campo é obtido da data/hora do sistema, das tolerâncias de data/hora de descarga e dos lead times definidos nas sessões Endereços - Gestão de frete (fmfmd0110m000) e Parâmetros de controle da ordem de frete (fmfoc0100m000).

Texto
Texto da ordem de frete
Texto do cabeçalho

Neste campo, é possível escrever o texto do cabeçalho do relatório. A gravação dos dados da ordem de frete após a escrita do texto neste campo fará com que a caixa de verificação Texto docabeçalho nesta sessão seja marcada.

O texto do cabeçalho do relatório é exibido em impressões da ordem de frete realizadas na sessão Imprimir ordens de frete (fmfoc2400m000), desde que a caixa de verificação Texto seja marcada nessa sessão.

Texto do rodapé

Neste campo, é possível escrever o texto do rodapé do relatório. A gravação dos dados da ordem de frete após a escrita do texto neste campo fará com que a caixa de verificação Texto dorodapé nesta sessão seja marcada.

O texto do rodapé do relatório é exibido em impressões da ordem de frete realizadas na sessão Imprimir ordens de frete (fmfoc2400m000), desde que a caixa de verificação Texto seja marcada nessa sessão.