Trajetos do plano de rota (fmfoc1151m000)

Utilize essa sessão para visualizar e realizar a manutenção de trajetos do plano de rota.

Nota
  • Se a caixa de seleção Transportadora/GMT/CMT por plano de rota estiver marcada na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000), você poderá especificar, na sessão Transportadora/GMT/CMT por plano de rota (fmfoc1153m000), as transportadoras, os grupos de meios de transporte ou combinações de meios de transporte disponíveis para realizar o transporte para trajetos de plano de rota. Se uma ou mais transportadoras, grupos de meios de transporte ou combinações de meios de transporte forem especificados na sessão Transportadora/GMT/CMT por plano de rota (fmfoc1153m000), na sessão atual, estes campos ficarão em branco e indisponíveis:

    • Transportadora/PSL
    • Grupo meios transp.
    • Combinação de meios transp.
  • Utilize a seção Mapas para visualizar o local do Endereço de origem e o Endereço de destino. É preciso selecionar somente um registro por vez.

Trajetos avançados, principais e além são usados em rotas multimodais, em que o algoritmo de planejamento de agrupamento é usado.

Opções no menu Específico

No menu Específico, é possível acessar as sessões Tabela de distância entre cidades (tccom4537m000) e Tabela de distância entre CEP/Código postal (tccom4538m000) para definir a distância do trajeto do Plano de rota.

Plano de rota

Uma rede de endereços de carga e descarga, um dos quais é um ponto de agrupamento. Um plano de rota normalmente é definido para rotas que envolvem transporte multimodal. Um plano de rota consiste em um ou mais trajetos. Cada trajeto, ou parte da rota, pode ser gerido de modo diferente, dependendo da categoria de transporte especificada e do grupo de meios de transporte.

Tipo de trajeto

O tipo do trajeto do plano de rota: adiantado, principal ou mais além.

  • O trajeto avançado é a primeira parte da rota em que as mercadorias são separadas e transportadas para um ponto de agrupamento, como um aeroporto, uma estação de trem ou um porto.

  • O trajeto principal começa nesse ponto de agrupamento e termina no destino intermediário. No ponto de agrupamento, as mercadorias do trajeto avançado são carregadas em uma aeronave, navio, trem ou caminhão, e levadas ao destino intermediário.

  • O trajeto além abrangem o destino intermediário e o destino final. No destino intermediário, as mercadorias são transferidas do avião para caminhões para levar as mercadorias ao destino final.

Um plano de rota pode consistir em mais de um trajeto avançado e em trajetos além, mas consiste em um trajeto principal.

O primeiro trajeto que é definido é sempre do tipo principal.

Linha

O número identificador do trajeto.

Categoria de transporte

Categoria de transporte

Nota

Não aplicável significa que o Trajeto de Plano de rota não está limitado a uma Categoria de transporte específica.

Combinação de meios transp.

Combinação de meios de transporte.

Não será possível selecionar uma combinação de meios de transporte se um grupo de meios de transporte estiver selecionado no campo Grupo meios transp.. Se uma transportadora for inserida para o trajeto atual, a combinação de meios de transporte deverá ser anexada a essa transportadora. É possível anexar combinações de meios de transporte a transportadoras na sessão Combinações de meios de transporte por Transportadora/PSL (fmfmd0144m000).

Grupo meios transp.

É possível selecionar um dos grupos de meios de transporte definidos para a transportadora selecionada. Para o grupo de meios de transporte selecionado nesse campo, a caixa de seleção Uso independente permitido deve estar marcada.

Endereço de origem

O endereço inicial do trajeto do plano de rota.

Endereço de destino

O destino do trajeto do plano de rota. Neste endereço, as mercadorias são carregadas em outro meio de transporte para iniciar o próximo trajeto, ou são descarregadas se o trajeto atual for o último trajeto do plano de rota.

Rota padrão

A rota padrão que é usada para o Plano de rota.

Distância

A distância entre o endereço de origem e o endereço de destino do trajeto do plano de rota atual. Se você inserir manualmente uma distância, essa distância substituirá a distância definida nas sessões Tabela de distância entre cidades (tccom4537m000) e Tabela de distância entre CEP/Código postal (tccom4538m000). Observe que somente é possível inserir uma distância se a categoria de transporte for Não aplicável e não houver inserção de transportadora, grupo de meios de transporte ou combinação de meios de transporte.

Unidade de distância

A unidade do trajeto usada para expressar a distância.

Sequência do plano de rota

O número de sequência de um trajeto avançado ou além.

Transportadora/PSL

A transportadora que deve realizar o transporte das mercadorias.

Tempo de viagem

O tempo necessário para cobrir a distância entre os endereços de origem e destino. O tempo de viagem inserido neste campo é uma estimativa usada para cálculos do lead time de transporte realizados a partir de ordens de venda e de compra, quando o grupo de meios de transporte é desconhecido. Para realizar esses cálculos de lead time, é necessário definir uma rota para a ordem de venda ou de compra e o plano de rota. Quando ocorre a criação de carga, os lead times de transporte são calculados dividindo-se as distâncias dos endereços do trajeto pela velocidade média do grupo de meios de transporte especificado. Os tempos de viagem podem ser definidos nas sessões Tabela de distância entre cidades (tccom4537m000) e Tabela de distância entre CEP/Código postal (tccom4538m000). Também é possível inserir manualmente um Tempo de viagem. Essa ação sobrescreverá o Tempo de viagem definido nas sessões Tabela de distância entre cidades (tccom4537m000) e Tabela de distância entre CEP/Código postal (tccom4538m000).

Unidade de tempo padrão

A unidade de tempo usada para expressar o tempo de tolerância.