Ordens de alteração do estoque
É possível usar ordens de alteração de estoque para:
- Alterar a propriedade dos itens
- Alocar o estoque
- Gerar transferências de rastreabilidade de custo
Propriedade de estoque
Quando a propriedade de um item é alterada, o pagamento deve ser efetuado e o processo de faturamento é iniciado. As ordens de alteração de propriedade de estoque são usadas para alterar a propriedade do estoque do fornecedor para o cliente, e vice-versa. Em cenários de negócios tradicionais não VMI, a propriedade de um item é alterada do fornecedor para o cliente depois que o cliente recebe o item do fornecedor. O cliente deve pagar o item quando receber as mercadorias. Em vários cenários de subcontratação, a propriedade não mudará durante nenhum dos processos de armazenamento de entrada ou saída. Nesses casos, a propriedade é do cliente. Em cenários de estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI), a propriedade pode ser consignada. Se a propriedade for consignada, a mudança de propriedade é baseada no tempo ou no consumo.
Alteração da propriedade baseada em tempo
Se a alteração de propriedade para mercadorias consignadas for baseada em tempo, de acordo com o contrato firmado entre o fornecedor e o cliente, a propriedade do estoque muda:
- Depois do recebimento, de acordo com as exigências legais.
- Depois do recebimento, conforme especificado no contrato estabelecido entre o fornecedor e o cliente.
- Após a transação mais recente. A propriedade é alterada após alguns dias sem ocorrer recebimentos ou baixas. Isso se aplica se a regra de propriedade básica for consignada e nenhum recebimento ou baixa (consumo) tiver ocorrido em um período em particular especificado no contrato.
Alteração da propriedade com base no consumo
Se a alteração de propriedade for baseada em consumo, de acordo com o contrato firmado entre o fornecedor e o cliente, a propriedade das mercadorias muda do fornecedor para o cliente quando o cliente consome os itens para produção ou venda. Depois de o cliente se tornar o proprietário, ele deve pagar pelas mercadorias.
Ordens de alteração da alocação
A ordem de alteração de alocação é a comissão usada para alterar a alocação do estoque. A alocação de estoque é alterada se uma ordem para a qual o estoque foi alocado for cancelada. Para alterar o estoque “alocado para”, é preciso alterar a especificação para a quantidade de um item em particular em um armazém. Os itens podem ser colocados em unidades de gestão.
Transferências de rastreamento de custo
A funcionalidade de transferência de rastreabilidade de custo é usada para transferir custos entre duas rastreabilidades diferentes (rastreado para não rastreado e vice-versa) dentro do mesmo armazém. As transferências de rastreabilidade de custo não movem fisicamente o estoque, somente transferem o custo do estoque. Não é possível transferir mercadorias entre armazéns.
O parceiro de negócios deve ser definido para a rastreabilidade do expedidor e a rastreabilidade do receptor para transferências de rastreabilidade de custo quando a propriedade do estoque é De propriedade do cliente. Para transferências de rastreamento de custo, a propriedade só pode ser De propriedade da companhia ou De propriedade do cliente. As transferências de rastreamento de custo não podem ser geradas automaticamente durante o processo de geração de aconselhamento de saída para a baixa de materiais de propriedade do cliente.
Transferências de rastreamento de custo - tomada/concessão de empréstimo e devolução
A funcionalidade de transferência de rastreamento de custo (tomada/concessão de empréstimo - devolução) temporária permite transferir o estoque entre os rastreamentos de custo em caráter temporário. Nesse processo, o estoque é emprestado de outro rastreamento que tem o mesmo item vinculado, mas com uma demanda posterior. O estoque emprestado é registrado com o rastreamento de custo do projeto de concessão de empréstimo mesmo que o estoque seja transferido para outro rastreamento de custo de projeto que tenha uma demanda imediata (o estoque é apenas emprestado).