Serviço de campo
Utilize o Service Order Control para criar as cotações de ordem, planejar a ordem e monitorar a implementação da ordem, processar a ordem, registrar os custos e acionar o faturamento. Também é possível usar ordens de serviço para realizar reparo no local, substituir ou atualizar os itens serializados ou os grupos de instalação. É possível definir ordens como internas ou externas, ordens relacionadas ao trabalho realizado, ordens programadas e não programadas, inspeções e trabalho preventivo e corretivo.
O Console do programador de serviços pode ser usado para gerenciar e realizar atividades de planejamento.
-
Ordens de serviço
Ordens de serviço são ordens utilizadas para planejar, executar e controlar todas as atividades de reparo e manutenção de configurações nos locais do cliente ou na companhia.
-
Ordens de alteração de campo (FCO)
O departamento de produção ou o departamento de marketing pode começar uma ordem de alteração de campo (OAC). Erros de produção ou atualizações de componente podem acionar uma ordem de alteração de campo. As configurações ou ativos associados são selecionados. Você pode informar aos clientes sobre problemas que podem ocorrer e sobre o tempo esperado para reparos em equipamentos. Quando uma OAC é utilizada, os custos são cobrados do departamento de marketing ou de produção e os clientes recebem as substituições e as atividades de serviço.
-
Planejar e liberar ordens de serviço
Depois de criar uma ordem de serviço com a mão de obra e os materiais apropriados, você pode planejar a execução da ordem de serviço. Esse planejamento consiste em atribuir o material e providenciar as transações de estoque necessárias para garantir que o material esteja disponível, alocar engenheiros e verificar o crédito do parceiro de negócios. O planejamento consiste em duas fases: ERP global e ERP detalhado. Você utiliza o ERP global para fazer planos de médio a longo prazo, abrangendo várias semanas ou meses. O ERP detalhado serve para fazer o planejamento de alguns dias ou semanas à frente.
-
Controle margem on-line ordem de serviço
Os dados de controle de margem online são utilizados para determinar a visibilidade financeira de uma ordem proposta comparando o custo total com o valor total de venda. É possível visualizar as linhas de custo real ou estimado para uma ordem de serviço ou uma atividade de ordem de serviço. E também visualizar os detalhes relacionados aos custos reais ou estimados para todas as ordens de serviço que não sejam ordens de serviço internas.
-
Devoluções de serviço de campo
O material devolvido pode ser controlado pela ordem de serviço. Se o engenheiro de serviço precisa substituir um componente no local do cliente, ele sabe que o componente substituído deve ser devolvido. Quando há peças a serem devolvidas, é criada uma ordem de armazém com o tipo Recebimento. Essas peças podem ser enviadas de volta aos armazéns designados para serem utilizadas em ordens de trabalho e concluir o reparo de peças. Como alternativa, o engenheiro de serviço pode ter retirado peças em excesso dos armazéns para realizar atividades de substituição. Nesse caso, essas peças também podem ser devolvidas ao armazém.
-
Custo
Todos os custos reais, como mão de obra, material, ferramentas utilizadas e custos de viagem, podem ser registrados. Declarações, despesas de hotel etc. também podem estar relacionadas a uma ordem de serviço. Despesas como faturas de hotel podem ser cobradas da ordem de serviço. Custos de subcontratação e horas gastas em atividades gerais, como reabastecimento de veículo, manutenção de veículo e coleta de peças, também podem ser cobrados em uma ordem de serviço.
-
Impacto do vínculo do projeto em uma ordem de serviço/atividade
É possível vincular uma atividade de ordem de serviço a um projeto. Se um projeto estiver vinculado a uma linha de atividade de ordem de serviço, o LN adota como padrão o valor do campo Projeto na sessão Atividades ordem serv (tssoc2110m000) a partir da sessão Ordens de serviço (tssoc2100m000).
-
Ordem de serviço - Linhas - Sincronização (tssoc0280m000)
É possível sincronizar os dados de cabeçalho de ordens de serviço com as linhas de atividades e as linhas de custo de material quando os dados de cabeçalho forem modificados.
-
Configuração padrão das linhas de custo de viagem
As linhas de total de viagem são geradas automaticamente, juntamente com as linhas de distância de viagem e tempo de viagem. É possível gerar linhas de custo de viagem com taxa de chamado única e linhas de distância e tempo de viagem únicas ou múltiplas.
-
Gestão de itens serializados durante a criação/geração de ordem de serviço
Uma ordem de serviço pode ser criada manualmente ou gerada a partir de diversas origens, e o item serializado é processado adequadamente.
-
Gestão de itens serializados (garantia de reparo, PN cliente, explosão física)
-
Gestão de itens serializados (preços de venda/custos em linhas de fatura e linhas de custo)
-
Propriedade financeira em serviço
Em Serviço, as atividades são realizadas para os itens que pertencem ao cliente, a uma companhia de serviços ou a um terceiro (arrendamento). Quando novos itens são utilizados, desmontados para reparo ou descartados, é necessário definir o proprietário desses itens.
-
Subcontratação com fluxo de material no serviço de campo
No caso de uma ordem de serviço, quando uma atividade é subcontratada com fluxo de material, os possíveis cenários são:
- Os recursos de material são entregues ao subcontratado
- Os recursos de material são entregues ao endereço do local ou do cliente
- Nenhum material é entregue (o subcontratado usa seu próprio material)
-
Atribuição do engenheiro de serviço - sincronização dos compromissos do CRM
A atribuição de serviço e o compromisso do CRM são integrados para que as atribuições de serviço fiquem visíveis como compromissos no CRM. Como consequência, as visitas (planejadas) feitas ao cliente e a nova tarefa atribuída ao engenheiro de serviço estão visíveis ao representante de CRM. A programação do funcionário de serviço também pode ser sincronizada com o Outlook, por meio de compromissos do CRM.
-
Proprietário vs. usuário
Quando você executa as atividades de serviço referentes a chamados, ordens de serviço, ordens de venda de manutenção e reclamações de clientes, a fatura é recebida pelo proprietário (o parceiro de negócios cliente) do item serializado. No entanto, é necessário que seja possível faturar uma das partes envolvidas nas atividades de serviço, como o proprietário, o usuário e o revendedor, em vez de faturar o proprietário do item serializado.
-
Materiais de ordem de serviço a emitir (tssoc2121m200)
É possível visualizar as linhas de material reais baixadas ou prontas para serem baixadas de um armazém pelo funcionário de serviço. E também visualizar as linhas de materiais com o armazém real vinculado a um veículo de serviço e com o campo Tipo de entrega definido como:
- De veículo
- Do kit de serviço
- Do armazém em veículo
- Do armazém
- Para armazém
- Por ordem de compra
-
Estimativas para linhas de custo das ordens de serviço
Se a caixa de seleção Usar cálculo de cobertura para estimativas estiver marcada na sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000), será possível manter os valores estimados de custo e de venda para as linhas de custo da ordem de serviço.
-
Rastreamento do projeto para serviço de campo
Em Serviço, é possível implementar o rastreamento do projeto no módulo Serviço de campo. É possível rastrear o custo de serviço para um projeto, elemento e/ou atividade.
Para implementar o rastreamento de projeto em Serviço de campo, marque a caixa de seleção Usar rastreamento de projeto em serviço de campo na sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000). Se o rastreamento de projeto estiver implementado, os rastreamentos de projeto serão ativados para:
- A cotação da ordem de serviço
- As linhas de cotação
- A ordem de serviço (atividade)
- As linhas de material, mão de obra e outros custos relacionadas
- Replanejamento de ordens de serviço
Ordens de serviço e as atividades de ordem de serviço relacionadas que tenham o status Planejado ou Liberado são replanejadas.
- Parcelas para ordens de serviço
Parcelas podem ser usadas para ordens de serviço.