Planejamento de ordem

O Order Planning combina planejamento de necessidades de material, de distribuição e de capacidade. A estrutura de produto inteira, composta de relações de fornecimento de lista de materiais, é explodida.

As necessidades líquidas de cada item de planejamento na estrutura do produto são equilibradas pela criação de ordens planejadas. As necessidades líquidas baseiam-se na rede de fornecimento da empresa, estoque e demanda, que é parte integrante do planejamento da ordem. Exemplos de tipos de demanda incluem: previsão, ordens de venda, cotações de venda e programações de vendas.

O Order Planning pode ser usado para planejar itens que tenham os tipos fabricado, comprado, genérico e de produto. As ordens planejadas para itens fabricados, comprados e de produto no cenário real são confirmadas e transferidas como ordens reais para o chão de fábrica, o departamento de compras e o armazém. As ordens planejadas para itens genéricos não podem ser transferidas; servem somente para explodir as necessidades de materiais nos níveis inferiores da lista de materiais genérica.

  • Programações de compra

    Os itens comprados podem ser solicitados por programação de compra em vez de por ordens de compra (planejadas). As programações de compra viabilizam o fornecimento de compra de alto volume e repetitivo com base em contratos. Quando um item é solicitado por programações de compra, com base na demanda alterada ou nova, o planejamento de ordem mudará diretamente as linhas de programação de compra ou criará novas linhas, levando em conta os padrões de entrega do fornecedor.

  • Recursos

    As ordens de produção planejadas resultam na utilização da capacidade de recursos. Para cada recurso, a utilização da capacidade detalhada, com base no planejamento da ordem no plano de ordem de recurso, pode ser exibida e comparada com a capacidade disponível. Todas as outras origens de uso da capacidade, necessidades críticas, ordens JSC, ordens de serviço e atividades PCS são mostradas.

  • plano de ordem de item

    É possível criar um plano mestre de item para itens de planejamento que sejam totalmente controlados por planejamento de ordem. Contudo, o planejamento mestre não é necessário para controlar um plano. Para itens planejados por ordem, é possível usar as funções relacionadas ao plano mestre do item, como previsão, planejamento de estoque e capacidade de vendas.

    Além da demanda prevista no plano mestre de item, é possível usar demanda especial, que é outro tipo de previsão. Há suporte ao consumo de demanda especial pela demanda real de vendas. Para definir a demanda especial, é obrigatório o uso de plano mestre de item.

    O plano de ordem de item restringe todos os dados de demanda e fornecimento de um item de planejamento e fornece uma visão geral completa, baseada no tempo, ao planejador. O plano de ordem de item também contém valores disponíveis para promessa. Portanto, não é obrigatório usar técnicas de capacidade de vendas.

    É preciso verificar os lead times, as datas de entrega fixa e as regras de dimensionamento do lote para confirmar se o cálculo é preciso. No horizonte de ordem do item de planejamento, esses valores servem de entrada para calcular ATP e CTP, a fim de apoiar a promessa de entrega da ordem. Os componentes e as capacidades a serem verificados para CTP fazem parte da lista de materiais e roteiro. É possível indicar materiais e capacidades em toda a estrutura do produto do item que deve ser verificado quanto à capacidade de vendas.