Planejamento mestre
O Master Planning calcula e controla a programação de produção mestre, que representa o plano de produção de longo prazo de uma companhia.
O plano mestre de recursos é derivado do plano de produção. Esse plano representa a utilização da capacidade crítica de uma companhia. O plano de canal é derivado do plano de produção central. Esse plano contém a previsão, os volumes de venda reais e os volumes de venda permitidos de cada canal de demanda.
Planejamento de item
O plano mestre de um item pode ser gerado a partir da demanda, plano de compra ou ordens de distribuição planejadas, dependendo das origens dos itens de planejamento. Se a base for a demanda, é criado um plano de produção.
A demanda pode ser do tipo: Previsão, Ordens de venda, Cotações de venda, Programações de vendas etc.
O planejamento mestre vai do horizonte de ordem de um item de planejamento ao horizonte de planejamento. Pode ser executado em modo infinito e finito usando o controle de carga de trabalho. Além disso, o planejamento mestre pode ser executado no modo regenerativo ou de alteração líquida. No modo de alteração líquida, somente itens de planejamento nos quais ocorreram alterações são selecionados durante a execução. Os sinais com base no planejamento mestre podem ser gerados para avisar o planejador de exceções no plano.
Planejamento de recurso
Para cada recurso, é possível indicar se um plano mestre de recursos se aplica. O plano mestre de recurso é uma visualização sobre a capacidade disponível, utilização de capacidade e a capacidade livre resultante para cada período de planejamento definido no cenário no qual você trabalha. É possível visualizar a capacidade de vendas calculada e exibida no plano para apoiar a promessa de entrega da ordem. As origens da utilização da capacidade, que podem ser capacidades críticas, ordens planejadas, ordem JSC real, ordem de serviço e atividades PCS.
Canais no Planejamento empresarial
O Enterprise Planning comporta o uso de canais. Um canal é um canal de vendas ou distribuição usado para distribuir itens específicos para determinados clientes (parceiros de negócios clientes). Por exemplo, um canal pode representar determinada área geográfica ou determinado grupo de clientes. As previsões podem ser mantidas e comparadas com as vendas reais no plano mestre de canal. Para cada item de plano, pode ser determinado se o módulo é canalizado.
Com base na demanda permitida, o canal disponível para promessa é calculado para apoiar a promessa de ordens. A previsão e a demanda permitida também podem ser calculadas usando a desagregação do plano mestre de item central.