Planejamento de frete

O planejamento de frete é usado para planejar o transporte de mercadorias de entrada e saída, o que ajuda a selecionar a maneira mais econômica de enviar e receber mercadorias no local nos horários certos. O Freight também apresenta visões gerais da capacidade de transporte necessária ou disponível para períodos de tempo especificados.

  • Rough Planning

    O Planejamento bruto fornece estimativas da capacidade de transporte disponível e da capacidade de transporte necessária em um determinado período de tempo. Aqueles responsáveis por planejamento de frete podem usar essas estimativas para ver quanta capacidade de transporte está disponível a eles, de quanto precisam e, se necessário, providenciar capacidade adicional com suas transportadoras.

    As visões gerais da necessidade de capacidade de transporte são baseadas em números de volume agregado, no peso e no espaço em piso de ordens de frete selecionadas para um período de tempo definido pelo usuário. Os números de volume, peso e espaço em piso podem ser apresentados em unidades de medida selecionadas. É possível imprimir relatórios de necessidades diários, semanais e mensais ao longo de um período selecionado. Também é possível exibir as visões gerais em um gráfico.

  • Criação de carga

    Load Building é a funcionalidade central do Freight. O objetivo principal da criação de carga é planejar o transporte de mercadorias do armazém para o cliente, do fornecedor ao armazém ou do fornecedor diretamente ao cliente da maneira mais eficiente e econômica. Como alternativa, é possível usar essa funcionalidade para movimentações de mercadorias entre seus armazéns ou do armazém para o ambiente de produção e vice-versa.

    O mecanismo de criação de carga cria um plano de carga usando uma variedade de ordens de frete e linhas de ordem de frete selecionadas pelo usuário. Um plano de carga consiste em várias cargas. Cada carga consiste em várias expedições.

    O mecanismo de criação de carga oferece várias opções de planejamento, além de três métodos básicos de planejamento. É possível criar vários planos de carga usando as mesmas ordens de frete, a cada vez utilizando um método de planejamento e/ou opções de planejamento diferentes para ver qual método ou opção proporciona o melhor resultado.

  • Comprometimentos de estoque em Frete

    É possível gerar ou cancelar comprometimentos de estoque para intervalos selecionados de ordens de frete, agrupamentos de ordem de frete, cargas ou expedições. O objetivo é assegurar que o estoque esteja disponível quando a expedição real começar.

    É possível criar planos de carga com base no estoque comprometido.

  • Métodos de planejamento

    O Load Building usa os seguintes métodos ou algoritmos de planejamento:

    • Expedição direta

      Uma expedição é transportada diretamente do endereço inicial para o endereço final. Linhas de ordem podem ser combinadas em uma expedição se os endereços e as datas forem correspondentes. Cada expedição criada usando as ordens de frete e linhas de ordem de frete selecionadas é colocada em uma carga separada.
    • Consolidação

      Expedições que percorrem parcialmente a mesma rota são combinadas. Por exemplo, a ordem de frete A deve ir de Amsterdã a Paris, e a ordem de frete B, de Paris a Genebra. Resultado:

      • Carga A: Amsterdã-Genebra.
      • Expedição A1: Amsterdã-Paris e expedição A2: Paris-Genebra.
    • Grupo

      Vários endereços fixos, como centros de distribuição, portos etc. são visitados. A rota de transporte geralmente consiste em várias ramificações. Em uma das ramificações, as expedições viajam da mesma maneira e são agrupadas para irem ao seu destino ou um ponto de distribuição. No ponto de distribuição, as expedições são realocadas para vários meios de transporte para serem levadas ao destino final.

      Por exemplo, uma expedição de 50 bicicletas é enviada de Amsterdã para Nova Iorque; outra expedição de 50 vai de Amsterdã para a Filadélfia; uma terceira expedição de 20 bicicletas vai de Amsterdã a Pittsburgh. A primeira ramificação da rota de transporte é de Amsterdã para Roterdã. Roterdã é o ponto de agrupamento, onde as bicicletas são carregadas a bordo de um navio. No ponto de distribuição em Nova Iorque, elas são descarregadas do navio e recarregadas em caminhões que as levam para os respectivos destinos finais em Nova Iorque, Filadélfia e Pittsburgh.

  • Planos de rota e rotas padrão por departamento de expedição e grupo de planejamento

    É possível vincular planos de rota e rotas padrão às combinações de grupo de planejamento e departamento de expedição. Isso limita o número de rotas padrão e planos de rota entre os quais o mecanismo de criação de carga deve selecionar, o que acelera o processo de criação de carga.

  • Visão geral da sessão Painel de planejamento (fmlbd0215m000)

    A sessão Quadro de planejamento (fmlbd0215m000) oferece uma interface gráfica intuitiva que pode ser usada para criar e manter planos de carga.

  • Gráfico de Gantt

    O módulo Load Building apresenta um gráfico de Gantt com uma visão geral do cronograma de cargas e expedições, bem como uma visão geral de capacidade dos recursos: grupos de meios de transporte, combinações de meios de transporte e meios de transporte.

  • Mapa

    É possível exibir endereços de carga e descarga em um mapa. A opção Mapas está disponível em várias sessões para exibir os endereços destes objetos:

    • Ordem de frete
    • Grupos da ordem de frete
    • Expedição
    • Carga
    • Rota padrão
    • Plano de rota
  • Manutenção do plano de carga, da carga e da expedição

    No Load Building, é possível manter os planos de carga, as cargas e as expedições criados pelo mecanismo de criação de carga. As atividades de manutenção podem incluir alterações de status ou alterações a outras configurações nos planos de carga, cargas ou expedições.

  • Custos de transporte em excesso autorizados (AETC)

    Para controlar os custos de transporte, várias organizações exigem que seus fornecedores solicitem aprovação caso os custos de transporte excedam os termos do acordo. O fornecedor deve solicitar um número de autorização do cliente.

    Quando concedido pelo cliente, o fornecedor especifica o número de autorização do cliente na carga.

  • Seleção de meios de transporte

    No Freight, é possível planejar o transporte para meios de transporte individuais. Essa funcionalidade dá suporte ao planejamento de transporte para organizações que operam frota própria, mas também pode planejar meios de transporte que não são de propriedade da organização. Quando a criação da carga é realizada para uma variedade de ordens de frete, os meios de transporte disponíveis são programados para a carga criada usando as ordens de frete selecionadas. Se nenhum meio de transporte tiver sido definido, as cargas são criadas sem alocar meios específicos de transporte. Após a realização do procedimento de criação de carga, é possível modificar manualmente os meios de transporte para cargas.

  • Uso da Gestão de frete para entregas diretas

    Para usar o Freight para planejar ou agrupar entregas diretas, as ordens de frete são geradas a partir de ordens de compra vinculadas a ordens de vendas de entrega direta ou ordens de serviço. Como as mercadorias são transportadas diretamente do parceiro de negócios fornecedor para o parceiro de negócios cliente em entregas diretas, os armazéns definidos no LN não estão envolvidos. Com isso, ordens de frete, agrupamentos, cargas e expedições não são atualizados usando o Warehousing, mas sim a ordem de vendas de entrega direta e a ordem de compra relacionada no Order Management.

  • Gestão de frete em ambientes multicompanhia

    Em ambientes multicompanhia, as ordens de frete podem ser geradas usando ordens de origem criadas em várias companhias logísticas. As ordens de frete são planejadas ou agrupadas e executadas em uma ou mais companhias de planejamento de frete designadas. Quando o processo de geração de ordem de frete é realizado, as ordens de frete são alocadas a uma companhia de planejamento de frete.

    Cargas e expedições reais são enviadas às companhias de origem, em que o Warehousing pode executá-las. As informações reais de expedição são, então, enviadas de volta à companhia de planejamento de frete. Na companhia de planejamento de frete, as cargas podem ser concluídas e fechadas. A maioria dos dados mestres de frete é compartilhada entre companhias logísticas dentro da configuração multicompanhia.

    Todas as informações de planejamento e execução de frete estão disponíveis somente na companhia de planejamento de frete, que é a companhia da ordem de frete. A companhia de planejamento de frete pode ser qualquer companhia logística na estrutura multicompanhia.

    Se forem solicitadas informações a uma companhia de origem sobre uma linha de ordem de frete, o LN automaticamente exibirá ou devolverá as informações necessárias da companhia de planejamento de frete sobre a linha de ordem de frete. De modo similar, se um processo em gestão de frete requer informações da companhia de origem ou precisa enviar informações para ela, o LN automaticamente vai para a companhia de origem.