Dados mestres do frete
Os Freight Master Data são usados para realizar o trabalho do Freight da maneira preferida. O Freight inclui os seguintes dados mestres:
-
Departamentos de expedição e grupos de planejamento
As entidades Departamento de expedição e Grupo de planejamento desempenham um papel fundamental no agrupamento de ordem de frete e na criação de carga. Uma carga é a maior consignação para a qual o Freight planeja o transporte. Uma carga inclui vários itens deslocando-se em um tipo específico de veículo para um ou mais destinos determinados em determinadas datas e horas por uma rota específica. Os departamentos de expedição são responsáveis pelo planejamento ou pela subcontratação do transporte das mercadorias listadas nas ordens. Os grupos de planejamento são usados para agrupar linhas de ordem de frete em expedições e cargas ou agrupamentos de ordem de frete.
-
Endereços
Os endereços mantidos no Freight são originados do Common. Também é possível adicionar dados específicos relacionados ao frete a cada endereço, incluindo:
- Áreas
- Procedimentos de expedição
- Lead times, incluindo tolerâncias de data/hora de carga e descarga
- Distâncias entre endereços
-
Lead times do endereço
Os dados de endereço incluem lead times de carga e descarga e tolerâncias de data de carga e descarga. Os lead times de endereço indicam o tempo necessário para carga e descarga no endereço, incluindo tolerâncias de carga e descarga. As tolerâncias indicam o intervalo de tempo em que você pode se desviar das datas de carga e descarga planejadas.
-
Itens
Quando ordens de venda, ordens de compra, ordens de distribuição ou ordens de armazém exigem transporte, ordens de frete são criadas dessas ordens. As ordens de frete são criadas automaticamente, por lote ou, às vezes, manualmente. Durante esse processo, as ordens de frete recebem informações específicas relacionadas ao frete.
-
Grupos de meios de transporte
Grupos de meios de transporte são usados para agrupar itens em linhas de ordem de frete em expedições e cargas ou agrupamentos de ordem de frete e para determinar os custos do transporte. Cada meio de transporte definido no Freight pertence a um grupo de meios de transporte.
Um grupo de meios de transporte é uma classificação que subdivide os meios de transporte em grupos, como:
- Vans
- Caminhões
- Barcos de containers
- Aviões cargueiros
Para cada grupo de meios de transporte, é possível definir a velocidade média e a capacidade de carga.
-
Códigos de combinação
Os códigos de combinação são usados para evitar que os mecanismos de criação de carga e agrupamento de ordem de frete criem cargas ou agrupamentos para combinações indesejadas de itens.
-
Tipos de transporte
Um tipo de transporte é um código que se refere às condições e às propriedades de transporte. É possível usar tipos de transporte para garantir que os itens sejam transportados por meios de transporte com condições adequadas e determinar o custo do transporte.
-
Classes de frete
Classes de frete são usadas para agrupar linhas de ordem de frete por grupo de planejamento e para determinar o preço de transporte de um item. As classes de frete são usadas principalmente nos EUA. Uma classe de frete é a classificação de um item em termos de:
- Densidade do produto (libras por pé quadrado)
- Acondicionamento (tamanho, peso e forma)
- Gestão
- Responsabilidade (o valor do item)
-
Tipos de ordem de frete
É possível usar tipos de ordens de frete para classificar as ordens de frete e agrupar ordens de frete e linhas de ordens de frete por grupo de planejamento. Isso permite ao mecanismo de criação de carga desenvolver planos de carga usando as ordens de frete agrupadas.
-
Níveis de serviço de frete
Um nível de serviço de frete é usado para indicar a duração acordada do transporte. Essa informação é adicionada às ordens de frete, às linhas de ordem e às expedições por meio de tipos de ordens de frete. É possível usar níveis de serviço de frete para determinar os custos de transporte de uma carga ou a taxa de frete para uma ordem de frete.
-
Uso de classes de volume e pesos
Uma classe de volume é alocada a uma variedade de volumes, por exemplo, de 1 galão a 10 galões. As classes de volume podem ser usadas para determinar o grupo de planejamento das linhas de ordem de frete. Uma classe de peso é alocada a uma variedade de pesos, por exemplo, de 10 lbs a 50 lbs. Um código de classe é usado para identificar classes de volume e de peso.
-
Matrizes do departamento de expedição
A matriz do departamento de expedição é usada para vincular departamentos de expedição a ordens de frete. Essa é uma parte integrante do processo de criação de carga. . Por meio de matrizes do departamento logístico, é possível oferecer suporte aos cenários de gestão e planejamento de frente de multicompanhia.
-
Matrizes de plano e definições de matriz
Uma matriz de plano é um conjunto de atributos e valores usados como critério de seleção para um grupo de planejamento. Quando uma ordem de frete é alocada a um departamento de expedição, as linhas de ordem da ordem de frete são alocadas aos grupos de planejamento do departamento de expedição. Para determinar o grupo de planejamento para uma linha de ordem de frete, são usadas matrizes de plano.
-
Alocação de custos adicionais
Um conjunto de custos adicionais consiste em um código e uma descrição. É preciso vincular um ou mais critérios de seleção e um ou mais itens de custo para cada conjunto de custos adicionais. Nos itens de custo, os valores de custos adicionais reais são armazenados. Os critérios para linhas de expedição e de agrupamento a serem cobradas com os custos extras e os valores são mantidos em conjuntos de custos adicionais. Se uma linha de expedição ou de agrupamento corresponder aos critérios de um conjunto de custo adicional, encargos extras são adicionados à linha de expedição ou à linha de agrupamento. Normalmente, esses custos se referem aos custos de gestão adicionais, custos de pedágio e assim por diante.
-
Números de taxa base e tabelas de taxas
Um número de taxa base no LN é um código que é usado para determinar taxas aplicáveis de transporte da transportadora e de clientes. Representa uma combinação de um ou mais dos seguintes atributos:
- Classe de frete
- Grupo de meios de transporte
- Tipo de transporte
- Grupo de planejamento
-
Zonas
As taxas de frete podem ser baseadas em instâncias e/ou zonas e uma variedade de outros elementos, como peso e, opcionalmente, nível de serviço, transportadora e volume. Uma zona consiste nos seguintes elementos:
- Identificação da zona
- Tipo de zona
- Transportadora
- Informações da zona
-
Planos de rota
Um plano de rota é uma rede de endereços de carga e descarga, alguns dos quais são pontos de agrupamento. Um plano de rota pode consistir em mais de uma ramificação. Cada ramificação, ou parte da rota, pode ser gerida de modo diferente, dependendo da categoria de transporte e do grupo de transporte especificados. Os endereços estão vinculados aos planos de rota.
-
Rotas padrão
Uma rota padrão é uma rota fixa percorrida com uma frequência em particular, como um caminhão que visita endereços de entrega de acordo com uma programação fixa, um serviço ferroviário ou um serviço hidroviário. Normalmente, o transporte por rotas padrão custa menos que a viagem por rotas não fixas.