Ativos fixos
O módulo Fixed Assets pode ser usado para gerenciar os ativos fixos na sua companhia.
Você pode realizar as seguintes tarefas:
- inserir e rastrear dados para a propriedade, fábrica e equipamento usados por sua organização
- inserir e capitalizar ativos, depreciar ativos em vários registros, transferir ativos dentro ou entre companhias e alienar ativos no final de seu ciclo de vida útil
- manter períodos e anos de dados históricos do ativo por meio do processamento de fim de período
- rastrear os dados até o documento original usando consultas eficazes em produtos e entre subsistemas
- usar os recursos de relatório fornecidos com o LN.
Os resultados da depreciação financeira e reavaliação são lançados em General Ledger.
-
Uso de ativos
Os ativos fixos incluem propriedades, prédios e equipamentos que devem reduzir os custos da sua companhia ou aumentar a receita dela. Em Fixed Assets, registre os dados dos ativos fixos de propriedade da companhia. Os dados de ativo são registrados para controlar os ativos que sua companhia usa e para registrar transações para os ativos.
-
Método de depreciação da percentagem de custo
Essa opção também pode ser usada para calcular os valores de depreciação.
-
Distribuição do parceiro de negócios em comprovantes de lançamento
O usuário pode visualizar os valores de cada ativo, registro de ativos, localização e parceiro de negócios aplicáveis para o custo, depreciação acumulada, custo de reavaliação e depreciação acumulada de reavaliação.
-
Distribuição do parceiro de negócios em comprovantes de lançamento
Algumas organizações são obrigadas a relatar todas as transações financeiras para cada parceiro de negócios, se aplicável. Isso também inclui as transações criadas pelos processos de ativos fixos.
O uso de várias faturas para diferentes parceiros de negócios pode aumentar o custo de um ativo fixo. Nesse cenário, cada transação deve ser dividida proporcionalmente ao valor do custo para cada parceiro de negócios. Agora essa distribuição para cada parceiro de negócios é armazenada para cada ativo fixo. Quando os ativos fixos são capitalizados, depreciados, ajustados ou processados, as transações são criadas com uma distribuição por parceiro de negócios para cada processo.
-
Melhorias na distribuição por parceiro de negócios
Foram feitas melhorias na funcionalidade de ativos fixos que permite a reconciliação da contabilidade com o registro auxiliar de ativos fixos, estabelecendo um mapeamento de dimensão/conta GL com base no parceiro de negócios. Por esse motivo, foi adicionado um novo código de Elemento de integração para todos os ativos fixos relacionados a IDT. Também há suporte para a capacidade de alienar ativos de um determinado parceiro de negócios.
-
Opções extras para cálculo de depreciação
Foram adicionadas as seguintes opções extras para calcular valores de depreciação:- Calcular a depreciação com base em uma percentagem do custo atual;
- Incluir os ajustes de custo com base no cálculo da depreciação do próximo período em diante;
- Incluir somente o valor residual do último período de depreciação.
-
Investimento sem desconto de pagamento e multa por atraso de pagamento
A capacidade de escolher se descontos de pagamento, sobretaxas de pagamento em atraso e/ou diferenças de pagamento devem ser adicionadas ao valor de investimento do ativo. Para dar suporte a isso, foram adicionados três novos parâmetros de ativos fixos.
-
Ativo coletivo
A capacidade de indicar se um ativo é usado como ativo coletivo. Se isso estiver selecionado, todas os ajustes do ativo serão automaticamente registrados por data de entrada em serviço.
-
Exibição de lista de navegação em ativos
A nova interface do usuário com uma lista de navegação à esquerda e a exibição de detalhes à direita foi implementada na sessão Ativo fixo.
-
Alteração de grupo de ativos fixos
Os funcionários inserem muitas transações no sistema. Na maioria dos casos, qualquer erro que venha a ser cometido pode ser corrigido facilmente. No entanto, as correções não serão implementadas com facilidade se forem atribuídos a um ativo fixo uma categoria, uma subcategoria ou um grupo de ativos incorretos ou se for especificada uma data em serviço incorreta e o ativo tiver sido capitalizado. Isso poderá resultar em um novo código de ativo ou uma nova extensão e, às vezes, transações de depreciação indesejadas.
-
Grupo de ativos fixos
Está disponível uma nova funcionalidade para reverter entradas incorretas e gerar automaticamente entradas corretas com os valores corretos.
A sessão Ajustar ativos (tffam8220m000) inclui as seguintes alterações:- Foram introduzidos novos campos para alterar Grupo de ativos fixos, Categoria, Subcategoria e Data de entrada em serviço. Essas alterações não exigem um novo código de ativo ou uma nova extensão.
- Um código de motivo deve ser fornecido pelo usuário para indicar por que uma alteração foi feita.
No caso de ativos para os quais a depreciação não é calculada e lançada, a alteração da categoria de ativos, da subcategoria, do grupo de ativos ou da data de entrada em serviço não resulta em transações de depreciação para o grupo de ativos antigo.
No caso de ativos para os quais a depreciação já foi calculada e lançada, a alteração da categoria de ativos, da subcategoria, do grupo de ativos ou da data de entrada em serviço resulta em transações de estorno dos valores de depreciação já lançados. As transações de depreciação corretas serão criadas até a última data de depreciação do ativo.
Para rastrear as novas opções de ajuste, a sessão Ajuste - detalhes (tfgld8520s000) foi alterada para acomodar as alterações em categoria, subcategoria, grupo e data de entrada em serviço.
Na sessão Imprimir visão geral do capital investido (tffam8478m000), os relatórios foram alterados para refletir as alterações em categoria de ativo, subcategoria e grupo. Isso também se aplica à sessão Imprimir reconciliação de detalhes do valor líquido contábil (tffam8477m000).
-
Valores em moeda local na lista de faturas de ativos fixos
Na sessão Imprimir histórico de faturas de ativos (tffam1431m000), agora os valores podem ser impressos na moeda local.