Tesouraria
O Cash Management é usado para gerenciar todas as transações relacionadas ao caixa, que consistem principalmente em pagamentos a parceiros de negócios e recebimentos deles. É possível lançar todas as transações manualmente, mas os recursos bancários eletrônicos também estão disponíveis para o processamento de pagamentos automáticos, débitos automáticos e extratos bancários eletrônicos.
-
Métodos de pagamento e recebimento
Há diversos métodos disponíveis para pagar faturas de compra em aberto e coletar os pagamentos de faturas de vendas em aberto. Por exemplo, é possível usar transferências bancárias, cheques, notas promissórias, guias de pagamento e pagamentos automáticos/ débitos automáticos.
-
Distribuição bancária
Você pode usar várias relações bancárias e acordar diferentes termos e condições separadamente com cada banco.
-
Extratos bancários eletrônicos
Alguns bancos fornecem extratos bancários em formato eletrônico, disco ou fita, por modem ou pela Internet. Esse extrato bancário eletrônico pode ser importado para permitir o processamento automático de transações bancárias, incluindo documentos de estorno. As linhas do extrato bancário e as entradas abertas podem ser conciliadas automaticamente.
-
Liquidação de recebimento avaliado (ERS)
É possível iniciar pagamentos com base nas entregas feitas pelo fornecedor. Os pagamentos a serem feitos são registrados antecipadamente em uma mensagem EDI de aviso de remessa e são enviados para o fornecedor que, subsequentemente, poderá reconciliar as entradas em aberto relevantes.
-
Ordens não provisionadas
É possível criar ordens não provisionadas para pagamentos não vinculados a uma fatura de compra, como transações de custo ou pagamentos adiantados. Por exemplo, é possível usar uma ordem não provisionada para pagar o aluguel ou os custos de arrendamento de veículo a cada período, sem receber uma fatura ou se receber a fatura após a data de vencimento do pagamento.
-
Autorização de pagamento em Tesouraria - configuração
Em Cash Management, é possível configurar estes dados de autorização para um usuário:
- Valores máximos que o usuário pode pagar para um parceiro de negócios credor.
- Valores máximos ou autorização plena para pagamentos livres não relacionados à fatura, como pagamentos adiantados e não alocados, ordens não provisionadas e transações à vista.
- Valores máximos ou autorização plena para os valores de custos bancários.
- Valores máximos positivo e negativo por fatura para os quais o usuário pode criar transações de diferença de pagamento.
- O tipo de usuário para pagamentos e débitos automáticos.
- Autorizações para aprovar os lotes de pagamento criados pelo mesmo usuário ou os lotes criados por outros.
- O valor máximo que pode ser aprovado pelo usuário para um lote de pagamento.
- Tolerâncias padrão para diferenças de pagamento de lotes de pagamento e lotes de débito automático por um usuário autorizado.
-
Previsão de caixa
É possível gerar, visualizar e imprimir uma previsão de caixa com base em:
- faturas manuais e de juros (de acordo com a data de vencimento, a data de recebimento em banco prevista ou o período médio de recebimento)
- Ordens de venda
- ordens de projeto (parcelas que ainda não foram faturadas)
- cotações de venda (com base na taxa de sucesso esperada da cotação)
- faturas de compra (de acordo com a programação de pagamento, a data de vencimento, a data de recebimento em banco prevista ou o período médio de recebimento)
- Ordens de compra
- Ordens não provisionadas
- orçamento - Para criar uma previsão de caixa para um fim específico, como pagamentos de salário, é necessário primeiro criar o orçamento associado.
-
Extratos bancários eletrônicos - arquivar e excluir
Agora é possível arquivar e excluir lotes de extratos bancários eletrônicos lançados em contas contábeis.
-
SEPA - códigos hash
O processamento de arquivos SEPA somente é possível ao calcular um código hash, de acordo com o algoritmo SHA-1, e subsequentemente impresso nos relatórios de especificação de SEPA 69 e 70. Os outros algoritmos de código hash, como SHA-256 e MD5, também podem ser impressos no relatório agora.
-
Pagamento padrão ISO 20022 - Suíça
Na Suíça, será obrigatório, após meados de 2018, usar o formato ISO 20022 para pagamentos (e débitos automáticos). Agora o LN aceita esse formato.
-
Desativação de verificação de saldo bancário
Quando as companhias processam os extratos bancários, os saldos de abertura e de fechamento do extrato bancário são usados para verificar se todas as transações no extrato foram inseridas com o valor correto. Alguns clientes também inserem outros tipos de transações à vista. Essas transações não vêm com um extrato bancário que contém saldos de abertura e de fechamento. Portanto, foi incluída a opção adicional "Calcular saldo final automaticamente" no tipo de transação para Caixa. Quando essa opção está selecionada, o saldo de fechamento é calculado automaticamente com base no saldo de abertura e nas transações inseridas. Isso simplifica a inserção desses tipos de transações à vista.
-
Permissão para várias moedas em um único extrato bancário
Alguns clientes usam os dados de conversão de EBS (sistema bancário) para importar não somente extratos bancários, recuperados dos bancos reais, mas também arquivos que contêm liquidações intercompanhia. Essas liquidações podem estar em diferentes moedas. O EBS foi habilitado para converter arquivos não MT940 com moedas diferentes no nível de linha.
-
Adição de ID do banco nacional a aviso de pagamento
O ID do banco nacional é necessário para validar a relação bancária do parceiro de negócios e a própria relação bancária da companhia no aviso de pagamento e no aviso de débito automático. Portanto, o "ID do banco nacional" da agência bancária foi adicionado à sessão Linhas de aviso de débito automático e pagamento.
-
Repetição de etiquetas de informações de remessa
O padrão ISO 20022 permite repetir etiquetas de informações de remessa, em vez de concatenar valores em uma etiqueta de informações de remessa por diretrizes da SEPA. Agora isso é possível por meio da opção Repetir etiqueta de informações de remessa na sessão Layout de pagamento/recebimento em XML. Além disso, foi adicionada uma opção Usar separador entre elementos mapeados na sessão Layout de pagamento/recebimento em XML para que haja um separador vazio (= nenhum separador) em vez de um espaço quando o campo separador ficar em branco.
-
Previsão de caixa - Excluir contas bancárias
A capacidade de excluir o saldo de determinadas contas bancárias vinculadas a um tipo de transação usado na previsão de caixa. Para isso, foi adicionada uma opção ao tipo de transação.
-
Critérios de seleção do processo de pagamento
Para acelerar o processo de pagamento, foram feitas algumas alterações:- Na sessão Seleção de faturas para pagamento, o grupo de parceiros de negócios financeiros foi adicionado como critério de seleção para faturas de compra e venda.
- Uma sessão adicional foi adicionada para fazer uma atualização global dos avisos de pagamento.
- O Lote de pagamento e o Status do lote de pagamento foram adicionados a várias sessões para dar suporte à seleção de pagamentos antecipados.
- Agora um superusuário para pagamentos pode rejeitar uma série de documentos de pagamento antecipado selecionados.
-
Lançar imposto retido na conta real para previsão de adiantamento
Agora é possível selecionar se a retenção de impostos para pagamentos adiantados antecipados deve ser lançada diretamente na conta real durante o processo "Lançar pagamentos". Isso é necessário em alguns países, entre eles a Índia.
-
Relatório diário de banco
A capacidade de imprimir o Relatório de caixa diário não somente na moeda da transação, mas também na moeda local.
-
Taxa de câmbio no pagamento
Ao atribuir pagamentos ou recebimentos a faturas, o LN CE não determinava o que devia ser lançado como diferenças de pagamento e variações cambiais.
Para determinar as diferenças, foram implementadas estes novos recursos:- O campo Moeda/taxa (banco - transações) foi adicionado à sessão Transações bancárias (tfcmg2500m000). O valor desse campo é adotado como padrão com base na taxa original da fatura e na taxa entre a moeda local e a moeda do banco. O usuário pode substituir a taxa padrão baseada na taxa que é exibida no extrato bancário. Os valores de pagamento especificados serão baseados nessa nova taxa.
- Na sessão Resultados de conciliação (tfcmg2500m100) do Console de extrato bancário, foi adicionado o campo Moeda/taxa (banco - fatura). A taxa é recuperada da taxa original.
- Se forem lançadas transações adiantadas ou não alocadas na sessão Transações bancárias (tfcmg2500m000), os usuários poderão especificar uma moeda diferente da moeda do banco. Nesse caso, os usuários também devem especificar uma taxa no campo Taxa (banco - transações).
- Nas sessões Inserir valores para atribuição (tfcmg2107s000) e Inserir valores de pagamento para atribuição (tfcmg2119s000), a taxa exibida no campo Valor na moeda do banco é adotada como padrão com a Taxa (banco - transação) do Recebimento adiantado ou não alocado. Essa taxa não pode ser modificada. Se os usuários alterarem o Valor para atribuição na moeda do banco, o Valor para atribuição na moeda da fatura será alterado de forma correspondente. Isso também acontece na situação inversa.
-
Reconciliação de pagamentos antecipados em conta bancária estrangeira
Se a moeda antecipada e a moeda de reconciliação fossem diferentes e a moeda do pagamento antecipado fosse a moeda de referência, o valor de reconciliação não podia ser alterado. Consequentemente, era usada uma taxa de moeda incorreta para a transação.
Agora essa restrição foi removida para um sistema monetário dependente.
-
Dados por banco/método de pagamento
A configuração de dados por banco e método de pagamento foi aprimorada.
Quando você aplica zoom aos detalhes de uma linha na sessão Dados por banco/métodos de pagamento (tfcmg0545m000), é iniciada a nova sessão Dados por banco/métodos de pagamento (tfcmg0645m000). Na mesma exibição dessa sessão, também é possível manter Dados de lançamento por banco/método de pagamento.
-
Cancelamento de atribuições de pagamento ou recebimento adiantado/não alocado
Agora é possível cancelar a atribuição de pagamentos ou recebimentos adiantados ou não alocados.
Para isso, foi adicionado o comando Incluir totalmente pago ao menu Visualizar das seguintes sessões:- Atribuir recebimentos antecipados/não alocados a faturas (tfcmg2130s000)
- Atribuir pagamentos antecipados/não alocados a faturas (tfcmg2131s000)
- Atribuir recebimentos não alocados/adiantados a faturas (tfcmg2105s000)
- Atribuir pagamentos não alocados/adiantados a faturas (tfcmg2106s000)
Quando você seleciona essa nova exibição, também são exibidos os recebimentos ou pagamentos adiantados com Valor de saldo igual a zero. Você pode acessar os detalhes de uma linha e desfazer a atribuição.
-
Parceiro de negócios fornecedor/cliente para pagamentos/recebimentos adiantados para processar o número de imposto correto
Para determinar o número de imposto correto do parceiro de negócios em caso de pagamentos ou recebimentos adiantados, foi adicionado o campo PN fornecedor/cliente (inicialmente oculto) às seguintes sessões:- Transações bancárias (tfcmg2500m000), para recebimentos e pagamentos adiantados.
- Aviso de débito automático (tfcmg4609m000), para recebimentos adiantados.
- Linhas de aviso de débito automático (tfcmg4101m000), para recebimentos adiantados.
- Aviso de pagamento (tfcmg1609m000), para pagamentos adiantados.
- Linhas de aviso de pagamento (tfcmg1101m000), para pagamentos adiantados.
A sessão Reembolsar adiantamentos (tfcmg6201m000) foi modificada para passar o parceiro de negócios cliente correto ao Faturamento.