Gestão de armazém pelo cliente - procedimento

As etapas envolvidas no cenário Gestão de armazém por cliente são idênticas àquelas do cenário VMI total, exceto para a Etapa 5, O fornecedor dá baixa no estoque para o cliente e a Etapa 6, Faturamento. Essas etapas são descritas a seguir. Para as outras etapas desse cenário, consulte o VMI total - procedimento.

Etapa 5. O cliente baixa estoque

  1. O cliente dá baixa de estoque para consumo.
  2. O fornecedor e o cliente registram a baixa no armazém do VMI nos sistemas ERP.

    No sistema ERP do cliente, são criados um recebimento a pagar e um registro de consumo. O registro de consumo é armazenado na sessão Consumos consignados (whwmd2551m000) e vinculado à ordem de compra e ao recebimento para o qual as mercadorias consumidas foram recebidas originalmente no armazém. Para obter mais informações, consulteRegistros de consumo.

    No sistema ERP do fornecedor, um registro de consumo é criado na sessão Consumos do estoque (tdsls4140m000), seja eletronicamente após uma mensagem BOD do cliente ou manualmente. Esse registro de consumo reduz os níveis de estoque no armazém administrativo e gera o faturamento no módulo Invoicing para o fornecedor. O LN vincula o registro de consumo à ordem de venda de origem para o cliente. Para obter mais informações, consulte Gestão de consumo de estoque.

Etapa 6. Faturamento

  1. Na sessão Processar consumos de estoque (tdsls4290m000), o fornecedor processa o registro de consumo para criar uma linha de fatura vinculada à linha de ordem de venda de origem. As linhas de faturamento são mostradas na sessão Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100).

    Se, durante o processo, não for encontrada nenhuma linha de ordem de venda que possa ser vinculada ao registro de consumo, o LN gera uma ordem de venda do tipo Faturamento de consignação para criar linhas de faturamento.

  2. O fornecedor ou o cliente inicia o processo de faturamento. Se o fornecedor acionar o faturamento:

    1. Na sessão Lotes de faturamento (cisli2100m000), o fornecedor cria um lote de faturamento.
    2. Na sessão Compor/Imprimir/Lançar faturas (cisli2200m000), o fornecedor cria a fatura. Assim, o LN processa as ordens de venda de origem.
  3. Como alternativa, o cliente utiliza um processo de autofaturamento para fazer pagamentos agregados a intervalos fixos, como uma vez por mês. Para obter mais informações, consulteAutofaturamento ou ajuda online do pacote Financials.

Faturamento iniciado pelo cliente ou fornecedor se aplica a todos os cenários de VMI.