Subcontratação com fluxo de material no serviço de campo

No caso de uma ordem de serviço, quando uma atividade é subcontratada com fluxo de material, os possíveis cenários são:

  • Os recursos de material são entregues ao subcontratado
  • Os recursos de material são entregues ao endereço do local ou do cliente
  • Nenhum material é entregue (o subcontratado usa seu próprio material)

Nos Cenários 1 e 2, os componentes necessários para o reparo são enviados para o cliente ou para o endereço do local. O subcontratado envia uma fatura para o fabricante com informações relacionadas aos materiais utilizados, horas etc. Esses custos devem ser “transferidos” para a ordem de serviço relacionada.

No cenário 3, os componentes não são enviados para o cliente nem para o endereço do local. O material é gerenciado pelo subcontratado. O subcontratado envia uma fatura para o fabricante com informações relacionadas aos materiais utilizados, horas etc. Esses custos devem ser “transferidos” para a ordem de serviço relacionada.

A ordem de serviço pode ter uma linha (atividade) ou mais. Para a subcontratação, veja a seguir os cenários possíveis:

  1. Ordem de serviço e uma atividade subcontratada – sem definição de materiais
  2. Ordem de serviço e uma atividade subcontratada – os materiais são definidos
  3. Ordem de serviço com várias atividades e uma (ou mais) é subcontratada – nenhum material é definido
  4. Ordem de serviço com várias atividades e uma (ou mais) é subcontratada – materiais definidos

Ordem de serviço e uma atividade subcontratada – sem definição de materiais

Nesse cenário, somente uma linha (atividade) está vinculada à ordem de serviço. A caixa de seleção Subcontratado é selecionada e a Atividade de referência não é especificada na sessão Atividades ordem serv (tssoc2110m000). O usuário pode especificar o parceiro de negócios fornecedor (Subcontratado) e o Subcontratação de item.

O engenheiro de serviço não pode selecionar o PN fornecedor, mas pode especificar o Subcontratação de item. O PN fornecedor é (ou pode ser) adotado como padrão a partir dos dados de compra do item de serviço/custo. Quando ERP LN não define o PN fornecedor como padrão:

  • a ordem de compra não pode ser gerada
  • uma solicitação de compra será gerada se a caixa de seleção Solicitação obrigatória para subcontratação de operação (na caixa de grupo Subcontratação de serviço) estiver selecionada na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000).
Nota

O cenário 3 e o cenário 1 são semelhantes. No entanto, no cenário 3, várias atividades estão vinculadas à ordem de serviço.

Ordem de serviço e uma atividade subcontratada – os materiais são definidos

Nesse cenário, a funcionalidade é semelhante à explicada no cenário anterior, além do qual, o material estimado também é especificado. Esse material deve ser transferido para o subcontratado. Também é necessário especificar se o material é De propriedade da companhia ou De propriedade do cliente.

Nota

O cenário 4 e o cenário 1 são semelhantes. No entanto, no cenário 4, várias atividades estão vinculadas à ordem de serviço.