Aspectos de custo de devoluções

O estoque tomado emprestado é devolvido ao valor em que foi emprestado.

O estoque de concessão e tomada de empréstimo não tem impacto sobre os custos do projeto. Para o projeto de concessão de empréstimo, o estoque dado emprestado é devolvido ao valor original. Para o projeto de tomada de empréstimo, a diferença entre o valor de devolução e o valor de reabastecimento é lançada em Custos de projeto e custos de compromissos/WIP, e não nos custos do projeto. As transferências de tomada/concessão de empréstimos e devoluções são transações não faturáveis.

Exemplo

O método de valoração de estoque é MAUC por projeto.

O projeto A tomou quatro itens emprestados do projeto B ao valor de 10 cada. Os itens tomados em empréstimo, enquanto isso, receberam baixa para atender a uma necessidade de produção (JSC), de modo que não resta estoque. Então, o projeto A é reabastecido com quatro itens. Os itens se tornaram menos dispendiosos: o valor por item agora é de 30. Após o reabastecimento, o valor do estoque do projeto A é de 4 * 30 = 120. A transferência de devolução é, então, realizada. Os itens tomados emprestados são devolvidos ao projeto B ao valor de 40, o que equivale ao valor ao qual eles foram tomados emprestados. O estoque do projeto A se torna 0. A diferença entre o valor de reabastecimento e o valor devolução (120 - 40 = 80) é registrada em Custos do projeto e Custos de compromissos/WIP do projeto A.

Para o projeto de concessão de empréstimo, o resultado da devolução é que o valor total do estoque e o valor por item são novamente o mesmo de antes de o estoque ter sido dado emprestado.

Nota

Em caso de devoluções parciais, os valores das parcelas podem diferir.