Rastreamento de projeto em Aquisição
Para identificar custos, demanda e fornecimento para um projeto, é possível implementar rastreamento de projeto. Também é possível especificar os itens para os quais o rastreamento de projeto é necessário. Para obter mais informações, consulte Visão geral de rastreamento do projeto.
Para usar rastreamento de projeto em combinação com discriminação de custo, é preciso selecionar a caixa de seleção Discriminação de custo na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000). Para obter mais informações, consulte Discriminação de custo.
Rastreamento de projeto em Procurement inclui o rastreamento de custos de projeto para documentos de compra, como solicitações, solicitações de cotação, ordens de compra e programações (push) de compra. Se o item especificado para o documento de compra exigir um rastreamento, uma distribuição de rastreamento deve ser vinculada a esse documento. Como resultado, a quantidade necessária do documento pai é distribuída através de linhas de distribuição para combinações de projeto/orçamento, elemento de projeto e/ou atividade de projeto. Por exemplo, se uma distribuição for usada para rastrear a quantidade solicitada de uma linha de ordem de compra, as mercadorias compradas e os custos relacionados são registrados nesses projetos, elementos e atividades.
Se o rastreamento do projeto estiver implementado, mas um rastreamento de projeto não for obrigatório para um item, será possível especificar, opcionalmente, um rastreamento (distribuição).
Gerar uma distribuição de rastreamento
Quando você salva uma linha do documento de compra, uma distribuição de rastreamento pode ser gerada na sessão Distribuição de rastreamento de compra (tdpur5100m000). Uma distribuição de rastreamento pode ser manualmente especificada ou automaticamente assumida como padrão de outros documentos.
Essa tabela mostra os documentos armazenados na linha de distribuição e nos campos relacionados:
Tipo de documento para distribuição de rastreamento | Obj. de neg. | Refer. de obj. de neg. |
Linha de SC | Número da SC | posição/alternativa |
Resposta de SC | Número da SC | posição/alternativa/licitante |
Linha de solicitação | número da solicitação | posição |
Linha da ordem de compra | número de ordem | posição/sequência |
Recebimento da ordem de compra | número de ordem | posição/sequência/sequência de recebimento |
Linha de fornec de mat de ord de compra | número de ordem | posição/sequência/sequência de material |
Linha de pagamento parcelado | número de ordem | posição/linha de pagamento parcelado |
Linha de programação de compra | número da programação | posição |
Recebimento de programação de compra | número da programação | posição/sequência de recebimento |
Combinar rastreamentos
Se as linhas de programação/ordem de compras forem rastreadas para projeto, a combinação dos rastreamentos está sujeita a verificações de combinação de projeto. Combinar regras especificadas em Rastreamento de projeto em Common determina se linhas com diferentes rastreamentos podem ser combinados em uma linha da ordem de compra ou programação de compra. Em geral, a combinação é executada por grupo de planejamento, o que inclui as regras de combinação para os projetos vinculados. Porém, a combinação para itens obrigatórios da licença de exportação é restringida por projeto. Isso significa que, se os projetos forem diferentes, linhas de ordem de compra ou programações de compra separadas serão criadas. Para restringir ainda mais a combinação, é possível especificar exceções de combinação, que são os rastreamentos que devem ser excluídos da combinação.
ExemploO projeto 1 com a atividade 10 e o projeto 1 com a atividade 20 têm uma necessidade de um item licenciado de exportação.
- Sem uma exceção: uma linha da ordem de compra com duas linhas de distribuição é criada
- com uma exceção para uma ou ambas as atividades: uma linha de ordem de compra por rastreamento de projeto, uma ordem de compra com duas linhas de ordem de compra são criadas.
Se a combinação de rastreamentos não for permitida, um novo cabeçalho da programação de compra deverá ser criado ao gerar linhas de programação usando o Enterprise Planning. Portanto, várias programações ativas com o mesmo item, parceiro de negócios fornecedor, parceiro de negócios expedidor, departamento de compras e armazém podem estar disponíveis.
Gerir dados de rastreamento
Se as mercadorias compradas e os custos relacionados forem reservados para somente um projeto, o rastreamento é exibido na linha do documento de compra. Ao salvar a linha, o LN cria uma linha de distribuição para a distribuição de rastreamento. Campos de rastreamento, quantidades ou o valor solicitado podem ser atualizados tanto na linha do documento pai quanto na linha de distribuição antes de as linhas serem sincronizadas. Se os rastreamentos adicionais (linhas de distribuição) forem especificados na distribuição de rastreamento, os campos de rastreamento serão desmarcados na linha do documento primário e as quantidades ou o valor solicitado ficarão indisponíveis. A soma das quantidades ou dos valores solicitados na distribuição de rastreamento pode ser atualizada para as quantidades ou o valor solicitado na linha do documento primário. Se a quantidade total da distribuição de rastreamento diferir da quantidade da linha do documento pai, uma mensagem com relação a atualizar a linha do documento pai é exibida: A quantidade de distribuição de rastreabilidade não corresponde ao total da linha. Clique em OK para atualizar 'Total'.
Se a caixa de seleção Modificação de rastreamento por projeto manual for selecionada na sessão Parâmetros de rastreamento de projeto (tcpeg0100m000), para todas as ações manuais que afetem uma distribuição de rastreamento, será preciso especificar um motivo de alteração no documento de compra rastreado. As alterações de rastreamento do projeto e os códigos de motivo são registrados na sessão Histórico de auditoria de rastreamento de custo (tpctm2500m000) para análise.
- O código de motivo é aplicado a toda a distribuição de rastreamento. Assim, quando você alterar uma única linha em uma distribuição de rastreamento, o código de motivo será aplicado a todos os rastreamentos na distribuição de rastreamento.
- uma mensagem é exibida se um motivo da alteração for necessário. Conforme a sessão, é preciso especificar o motivo de alteração em um campo ou janela. Se você não especificar um motivo de alteração, não é possível salvar o documento de compra rastreado.
- Transações planejadas de estoque, de material e de integração (financeira) não são geradas para a linha do documento primário, mas para a distribuição de rastreamento. Portanto, as transações são lançadas por rastreamento.
Se a caixa de seleção Solicitações de alteração estiver selecionada na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400), a distribuição de rastreamento poderá ser modificada somente depois da aprovação ou impressão da ordem de compra usando o processo solicitação de alteração.
Recebimentos de armazém
Para recebimentos de armazém parciais, rastreamentos com a maior prioridade recebem as quantidades. A prioridade do rastreamento é baseada na data e na quantidade necessárias, conforme especificado no Enterprise Planning para a linha de compra necessária. O rastreamento com a primeira data necessária tem a maior prioridade.
Se a data e a quantidade necessárias não puderem ser recuperadas do Enterprise Planning, o seguinte é aplicável:
-
Linhas de ordem de compra
A prioridade é baseada nas datas especificadas para a distribuição de rastreamento da linha da ordem de entrada. -
Linhas da programação de compra
A prioridade é baseada nas datas especificadas para a distribuição de rastreamento da linha de programação de compra. As linhas de programação não são vinculadas a linhas de ordem individuais porque, para as programações push, as mercadorias são recebidas com relação a uma ordem de armazém abrangente, que é vinculada ao cabeçalho da programação. Durante o processo de recebimento para uma quantidade necessária, os rastreamentos que correspondem à quantidade total a ser recebida para as linhas de programação são transferidos para Warehousing para uso no processo de recebimento. Essas linhas de programação são transferidas com base na posição da linha e na data de recebimento planejado (mais antiga). A distribuição de rastreamento da linha de recebimento de armazém gerada é uma submontagem da distribuição de rastreamento (agregada) das linhas de programação.
Quando um recebimento é confirmado, a distribuição de rastreamento (linha de ordem) ou os dados de distribuição de rastreamento (linha de programação) são copiados da linha de recebimento de armazém para o recebimento da programação/ordem de compra. Não é possível atualizar a distribuição de rastreamento para o recebimento da programação/ordem de compra.
Se uma correção de recebimento ou inspeção for realizada para uma linha de recebimento em Warehousing, com base na prioridade especificada para a distribuição de rastreamento, as linhas de distribuição de rastreamento também são atualizadas com a quantidade modificada. Com base no campo Linha de distribuição de recebimento no armazém em Warehousing e linhas de distribuição relacionadas são atualizadas na sessão Distribuição de rastreamento de compra (tdpur5100m000).
Recibos de compra
Não são utilizadas regras de prioridade para gestão de fatura e recebimentos de compra parciais. Recebimentos de compra parciais são distribuídos proporcionalmente entre as linhas de distribuição de rastreamento. Não é possível atualizar as informações de rastreamento no recebimento de compra. Porém, se uma linha de documento pai e as linhas de distribuição vinculadas incluírem um valor pedido e nenhuma quantidade pedida, é possível alterar o valor pedido após o recebimento na sessão Alterar preços e descontos após recebimento (tdpur4122m000). Se o valor recebido for alterado para a linha da ordem, a alteração de valor será distribuída proporcionalmente entre as linhas de distribuição de rastreamento.