Autofaturas relacionadas às programações de vendas
Faturamento parcial de linhas faturáveis
Uma fatura recebida pode ser para uma quantidade menor do que a quantidade da linha faturável. Nesse caso, é possível faturar a linha faturável parcialmente conciliada.
Diferenças de quantidade na aprovação
Durante a aprovação de autofaturas conciliadas e linhas faturáveis, podem ocorrer dois tipos de variação de quantidade:
-
a quantidade da autofatura excede a quantidade da linha faturável.
Nesse caso, a aprovação é cancelada.
-
a quantidade da autofatura é menor que a quantidade da linha faturável.
Nesse caso, a linha faturável será dividida para permitir a aprovação. A quantidade restante da linha faturável pode ser conciliada posteriormente.
Custo provisional
Como resultado da divisão das linhas faturáveis, o custo provisional não pode ser equilibrado na moeda do relatório. Portanto, se houver diferenças após a linha faturável ser completamente faturada, execute a sessão Baixar variações cambiais de arredond. das contas de integr. (tfgld4295m500).
Receita provisional e lançamento de CPV
Para uma linha faturável de autofatura, a receita provisional e as transações de integração de CPV provisionais são lançadas quando a linha faturável é aprovada. Quando a fatura é lançada no LN, essas receitas e custos provisionais são revertidos.
Variação de preço
Se houver uma diferença de preço entre uma autofatura e as linhas faturáveis, o preço da autofatura será usado para o faturamento e a criação de transações de Accounts Receivable. Todas as diferenças de preço também são lançadas como uma transação de integração de diferença de preço. A diferença de preço é armazenada no campo Variação de valor faturado da sessão Linhas fatura (cisli3110m000).
- Qualquer variação de desconto é ignorada. Todas as variações entre a autofatura recebida e a linha faturável são consideradas como surgindo unicamente da variação de preço.
- Para que a variação de preço seja precisa, o código de conciliação deve ser definido para criar vínculos exclusivos entre as linhas da autofatura e as linhas faturáveis. Caso contrário, o valor de variação é alocado para uma das linhas faturáveis. Nesse caso, a variação de preço pode ser atribuída à linha da programação de vendas incorreta.
Diferenças de quantidade
Uma linha faturável não pode ser completamente faturada pelo cliente. O motivo pode ser uma expedição perdida, problemas de qualidade etc. Nesse caso, é possível encerrar essas linhas faturáveis.
- Para que a variação de quantidade seja precisa, o código de conciliação deve ser definido para criar vínculos exclusivos entre as linhas da autofatura e as linhas faturáveis. Caso contrário, a variação é alocada para uma das linhas faturáveis. Nesse caso, a variação de quantidade pode ser atribuída à linha da programação de vendas incorreta.
Baixar linhas faturáveis
Na sessão Linhas faturáveis (cisli8110m000), é possível selecionar linhas faturáveis (programação de vendas com Receber fatura selecionado e status Confirmado) que precisam ser baixadas e selecionar no menu adequado. Para as quantidades restantes dessas linhas faturáveis, uma correção de faturamento será criada, confirmada e liberada para Invoicing. A linha faturável da correção de fatura e a linha faturável original que está selecionada para a baixa serão combinadas e faturadas juntas por meio da referência de composição.
Tipo de transação para linhas faturáveis baixadas
As faturas criadas durante a baixa não são faturas reais, mas são criadas para o lançamento das transações de integração. Para distinguir essas faturas e permitir a combinação de linhas faturáveis com valores positivos e negativos, na sessão Tipos de transação de faturamento (cisli0101m000), certifique-se de que há um tipo de transação para o tipo de origem Ordem de venda e cenário de faturamento Baixar autofatura.
Criando
O tipo de transação especificado para o cenário de faturamento Baixar autofatura é usado durante a composição ao gerir as linhas faturáveis que são selecionadas para a baixa. Para minimizar o número de faturas, todas as linhas faturáveis selecionadas para baixa são geridas em um único lote de faturamento e usando uma única referência de composição.