Estruturas de item
Lista de material (tibom1110m000)
Para o planejamento de produção, o Enterprise Planning e o Job Shop Control usam a estrutura do item e o roteiro para esses itens. A estrutura do item, também chamada de lista de material (BOM), descreve as relações entre os itens em um ambiente de produção. Os itens relacionados entre si têm uma relação pai-filho:
Cada relação primária-secundária tem características específicas definidas na linha de BOM, como porcentagem de descarte, quantidade de descarte, e quantidade líquida.
O Enterprise Planning usa a lista de material para várias finalidades:
- Explosão de material para planejamento de ordem
- Geração de BOM para itens personalizados (derivados de item padrão) (fabricado por ordem - MTO).
- A BOM é a base para a geração da Lista de materiais críticos (BCM). O Enterprise Planning usa a BCM na explosão de material para planejamento mestre e em verificações de disponível para promessa (ATP) em todo o horizonte de planejamento.
Item - Roteiros (tirou1101m000)
Um item pode ter um roteiro, que, por sua vez, pode ter uma ou mais operações de roteiro. Cada operação descreve uma etapa do processo em um centro de trabalho específico.
A operação define os tempos de processamento e de espera e questões como descarte e rendimento. O Enterprise Planning usa o roteiro para executar o seguinte:
- Gerar as operações das ordens de produção planejadas. Todas as operações em conjunto determinam as datas inicial e final planejadas para a ordem
- gerar o roteiro do projeto.
- Como base para a Lista de capacidades críticas (BCC). A BCC é usada para o planejamento mestre e verificações de capacidade de vendas (CTP) dos recursos. A BCC também é usada para verificar CTP no horizonte de planejamento da ordem.
No exemplo acima, o item A tem um roteiro com 3 operações.
A operação 10 é a primeira, e a 30 a última operação.
O item C tem duas operações.
Os materiais são sempre planejados no início do roteiro, exceto quando, na linha de BOM, for definido que o material deve estar disponível em uma operação de roteiro específica (como C) vinculada à operação 20.
Esse vínculo é definido no campo Operação da linha da BOM.
Quando o campo Operação está vazio, o material é planejado no início do roteiro que está no início da operação 10.
Relações Linha de BOM - Roteiro de material (tibom0140m000)
A relação material-roteiro é uma extensão do conceito de operação na linha de BOM. O vínculo entre material e operação depende da escolha do roteiro (dependente da quantidade).
O dump de tela abaixo mostra a relação material-roteiro para uma linha de BOM. O cabeçalho define o item e posição da linha de BOM na BOM. Cada linha (registro) define uma relação desse item (componente) da linha de BOM para uma operação em cada roteiro específico.
Com essa relação, é possível vincular linhas de BOM a uma operação de um roteiro especificado.