Previsão (VMI)

Uma previsão em uma configuração de estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI) é a demanda por peças, calculada pelo cliente que compra esse item e agregada aos períodos de previsão de acordo com os termos e condições acordados. O cliente envia a previsão ao fornecedor que planeja o fornecimento do item.

Ciclo de vida dos dados de previsão

Durante uma execução de planejamento baseado em ordem, o Enterprise Planning gera ordens de produção planejadas, ordens de compra planejadas e ordens de distribuição planejadas para atender à demanda. Contudo, se um item de planejamento é comprado de um fornecedor VMI, o Enterprise Planning não gera ordens planejadas para esse item. O Enterprise Planning gera uma previsão em vez de ordens planejadas.

O cliente envia a previsão ao fornecedor.

O fornecedor usa a previsão para planejar o fornecimento e, opcionalmente, para calcular o fornecimento confirmado.

Termos e condições

Para usar o estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI), o fornecedor e o cliente devem definir um contrato de termos e condições, que é armazenado no módulo Terms and Conditions do pacote Common. O contrato de termos e condições é vinculado a um contrato. O fornecedor armazena esse contrato como contrato de venda e o cliente, como contrato de compra.

Para obter mais informações, consulte Visão geral dos termos e condições.

Período de agregação

Em geral, o cliente agrega a previsão aos períodos de previsão, como um dia, uma semana ou cinco semanas. O contrato de termos e condições define a duração dos períodos de previsão. O cliente também pode enviar dados de demanda detalhados sem agregar nos períodos.

Exemplo

Se o período de previsão é de uma semana, a mensagem de previsão para o item X pode especificar os seguintes dados:

Período Previsão
Semana 20 350 peças
Semana 21 410 peças
Semana 22 360 peças

Aprovação

Após o LN calcular a previsão, o cliente pode, opcionalmente, alterar a previsão manualmente. Antes de o LN enviar a previsão ao fornecedor, o cliente deve aprovar os dados.

Se uma revisão de previsão foi aprovada, não é possível alterá-la, a menos que desfaça a aprovação. Após uma revisão de previsão ser enviada ao fornecedor, não é mais possível desfazer a aprovação.

Revisões

O cliente pode enviar quantas mensagens de previsão desejar. Cada mensagem de previsão revisada obtém um número de revisão que é incrementado em um. É possível especificar se e quantas revisões anteriores devem ser armazenadas para referência futura.

Se o fornecedor envia uma mensagem de fornecimento confirmado para o cliente, a relação com a revisão de previsão em que o fornecimento confirmado se baseou será mantida.

Zona congelada de previsão

O fornecedor e o cliente podem concordar em que a previsão para o futuro imediato não possa ser aumentada ou reduzida. Essa restrição garante que o fornecedor tenha tempo suficiente para adaptar o plano de fornecimento, se necessário.

Para obter mais informações, consulte Zonas congeladas de previsão.

Previsão total e parte confirmada da previsão

Opcionalmente, é possível dividir a previsão em previsão confirmada e previsão não confirmada. O fornecedor pode usar essas informações de várias maneiras. Por exemplo, o fornecedor pode basear seus planos de produção interna na previsão total e reabastecer o cliente com base na previsão confirmada.

Quando mais informações de vendas se tornarem disponíveis e o cliente enviar novas revisões da previsão, a previsão não confirmada poderá ser gradualmente substituída por previsão confirmada.

Para obter mais informações, consulte Previsão confirmada e não confirmada.

Ações do fornecedor

Antes que o fornecedor utilize a previsão recebida no processo de planejamento, ele precisa aceitá-la. Opcionalmente, é possível configurar o sistema para aceitar automaticamente todas as previsões.

O fornecedor usa a previsão para os seguintes fins:

  • Para calcular o fornecimento confirmado, que depois é enviado ao cliente.
  • Para gerar as ordens de distribuição planejadas para reposição do armazém do cliente.

Para obter mais informações, consulte Métodos de planejamento (VMI).