Previsão confirmada e não confirmada
Este tópico aborda o conceito de previsão confirmada e não confirmada, e apresenta uma visão geral da funcionalidade.
Para obter instruções sobre como configurar as várias opções, consulte os seguintes tópicos:
- Como configurar a previsão confirmada (lado do cliente)
- Como configurar a previsão confirmada (lado do fornecedor)
Para obter uma descrição do algoritmo para determinar qual parte da previsão total é confirmada, consulte Como determinar a previsão confirmada
Confiabilidade da previsão para fornecedor
Se você usa o estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI) e o fornecedor planeja o fornecimento em nome do cliente, o fornecedor pode planejar com base na previsão recebida do cliente.
O cliente pode diferenciar entre previsão confirmada e não confirmada:
-
previsão confirmada
A parte da previsão total que o cliente confirma que será consumida.
Normalmente, a previsão confirmada é derivada de ordens de venda reais, programações de vendas e assim por diante.
-
previsão não confirmada
A parte da previsão total que o cliente está inseguro se esta quantidade será necessária.
A soma das previsões confirmada e não confirmada é chamada de previsão total. Normalmente, a previsão total inclui a demanda com base em ordens de venda reais para produtos finais do cliente e a demanda prevista com base nas vendas futuras estimadas.
Para usar previsão não confirmada
Ao diferenciar entre a previsão confirmada e não confirmada, é possível escolher se o planejamento de fornecimento se baseia na previsão confirmada ou total.
Com fornecimento confirmado
Se o fornecedor VMI envia ao cliente mensagens com o fornecimento confirmado que o cliente pode esperar receber, o fornecedor pode calcular o fornecimento confirmado com base na Previsão total ou na Previsão confirmada.
Em ambos os casos, o fornecedor baseia o planejamento de fornecimento no fornecimento confirmado.
Sem fornecimento confirmado
Se o fornecedor não envia mensagens ao cliente com o fornecimento confirmado que o cliente pode esperar receber, o fornecedor pode basear o planejamento de fornecimento na Previsão total ou na Previsão confirmada.
Se o planejamento se baseia na Previsão total, o fornecedor pode basear o reabastecimento na Previsão total, Previsão confirmada. Se o planejamento se baseia na Previsão confirmada, o reabastecimento pode se basear na Previsão confirmada. Em ambos os casos, também é possível gerir a reposição de forma completamente manual.
Plano de fornecedor de item e plano de cliente de item
No plano de fornecedor de item e no plano de cliente de item, o LN exibe o campo Demanda total e o campo Demanda confirmada em colunas adjacentes. O LN também exibe os campos Disp planejado (Total) e Disponível planejado (Confirmado), que mostram se o fornecedor pode prevenir insuficiência de estoque. A quantidade disponível planejada negativa indica uma escassez de estoque projetado.
Se o fornecedor VMI não for capaz de preencher a previsão total, os planos de item mostram se o fornecedor pode, pelo menos, atender à previsão confirmada.