Consumo previsto
No processo de planejamento logístico, as previsões de demanda são usadas como estimativa da demanda futura. Ao longo do tempo, essa estimativa é gradativamente preenchida por ordens reais. Esse processo é conhecido como consumo previsto: a previsão é consumida pela demanda real.
A meta do consumo previsto é determinar qual parte da previsão de demanda concilia ou não as ordens reais. Durante o processo de planejamento, a seguinte demanda é levada em conta:
- Demanda real
- Previsão da demanda não consumida
Além da demanda do cliente direto, também pode haver demanda dependente para um item, resultante da explosão de necessidades para outro item. Se desejar, é possível incluir a demanda dependente em suas previsões, marcando a caixa de seleção Prev. demanda dependente na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000). Nesse caso, a demanda dependente também é usada para consumir a demanda prevista.
O modo com que o LN aplica o consumo previsto depende do valor da caixa seleção Plano mestre na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) para o item de planejamento envolvido:
- Se o item de planejamento tiver um plano mestre de item, o consumo previsto é aplicado ao plano de demanda no plano mestre de item e nos planos mestre de canal correspondentes.
- Se o item de planejamento não tiver plano mestre de item, o consumo previsto será aplicado à demanda especial na sessão Demanda especial por item (cpdsp2100m000).