Famílias de produtos no Planejamento empresarial

No curto prazo, o LN normalmente planeja de forma detalhada no nível de itens individuais.

No longo prazo, porém, os detalhes muitas vezes são menos relevantes, e um tipo mais geral de planejamento pode ser mais apropriado.

No Enterprise Planning é possível realizar esse tipo de planejamento agrupando os itens de planejamento em famílias. Em grande parte, é possível realizar o planejamento para uma família de produtos da mesma maneira que para itens individuais.

É possível usar níveis de planejamento para representar os diversos níveis de agregação de uma estrutura de família de produtos.

Os exemplos a seguir demonstram como usar famílias e níveis de planejamento:

  • Itens similares
  • Vários contêineres

Itens similares

Os itens A-1, A-2, A-3 e A-4 são produtos quase idênticos e podem ser planejados juntos como grupo. A família A-FAM é definida, composta desses quatro itens.

L1 Nível de planejamento 1
B Percentagem de planejamento
L2 Nível de planejamento 2

O item de planejamento A-FAM é planejado no nível 1 do plano de logística (previsão de demanda, plano de produção, e assim por diante).

Em certo período, é planejado um volume de produção de 500 peças.

O plano mestre para cada item (nível de planejamento 2) pode ser determinado por desagregação do plano no nível 1 de acordo com as percentagens de planejamento.

Exemplo de vários contêineres

A tinta é embalada em latas de dois e cinco litros. É definida a seguinte estrutura de família:

L1 Nível de planejamento 1
L2 Nível de planejamento 2
P Tinta
P-2l Tinta (latas de dois litros)
P-5l Tinta (latas de cinco litros)

O horizonte de CTP de família dos itens de planejamento TINTA-2L e TINTA-5L inicia após 20 dias úteis.

Se for recebida uma ordem de cliente de 1.000 latas de TINTA em latas de cinco litros, a ser entregue em dois meses, o LN verifica a quantidade de TINTA capaz para promessa para essa data. Ele não verifica o CTP no nível de contêiner.

Se for recebida uma ordem de 600 latas de TINTA em latas de cinco litros, a ser entregue em 15 dias úteis, o LN verifica a quantidade de TINTA disponível em latas de cinco litros.

Como definir uma família de produtos

  1. Defina um item de planejamento na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).
  2. Defina o campo Tipo item planej. como Família.
  3. Defina as relações de agregação entre a família e seus componentes (subitens) usando a sessão Relações de agregação (cprpd3110m000).

É possível definir várias relações para agregação ou desagregação de diversos planos, como o plano de produção e o plano de demanda.

Nota

Normalmente, as relações de agregação para as famílias são definidas entre os diferentes níveis de planejamento, mas também é possível definir uma família de produtos e seus itens filho no mesmo nível de planejamento.

Funcionalidade das famílias

Uma família é definida como um item normal na sessão Itens (tcibd0501m000). Uma família tem praticamente a mesma funcionalidade de outros itens de planejamento. É possível gerar ordens planejadas para famílias assim como para outros itens. Contudo, normalmente não são definidos BOMs e roteiros para famílias.

Ao gerar ordens de produção planejadas para famílias, é possível realizar o planejamento e a reserva de recursos. No último momento, é possível decidir qual dos subitens você realmente produzirá.

É possível aplicar uma verificação de CTP de família para ver quanto de um item pode ser prometido a um cliente. Consulte: Família CTP.

A única diferença importante entre um item de planejamento e uma família refere-se à forma como os dados de fluxo de mercadorias são recuperados do nível de execução. Para uma família, os dados de fluxo de mercadorias são obtidos agregando os dados de fluxo de mercadorias dos subitens envolvidos, de acordo com as relações de agregação. (Esse tipo de agregação de fluxo de mercadorias ocorre somente se for executada a sessão Iniciar, Rolar e atualizar cenário (cprpd4200m000).)