Cálculo de lead time de produção no Planejamento empresarial
O Enterprise Planning pode determinar lead times para ordens de produção planejadas de duas maneiras:
- Usando dados detalhados de roteiro
- Usando um lead time de ordem fixa
- Usando dados detalhados de roteiro para o futuro em curto prazo combinados com um lead time de ordem fixa para o futuro em longo prazo.
O método que o LN usa depende do valor especificado no campo Horiz. de operações da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).
Em geral, o LN planeja ordens de produção com base em roteiro, segundo a segundo. Um lead time fixo é menos detalhado: é expresso em dias úteis e independe da quantidade. Por outro lado, usar lead times fixos resulta em cálculos mais rápidos.
Para planejamento de prazo mais longo, o nível de detalhes oferecido pelo planejamento baseado em roteiro nem sempre é necessário. Especialmente nos seguintes casos, um lead time fixo pode ser uma aproximação útil:
- Há pouca ou nenhuma variação na quantidade das suas ordens.
- O processo de produção envolvido é, em grande parte, independente da quantidade.
Horizonte de lead time fixo
No Enterprise Planning é possível definir um horizonte de lead time fixo. No campo Horiz. de operações da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) é possível especificar o número de dias úteis após os quais o horizonte de lead time fixo começa. O valor desse campo é utilizado da seguinte forma:
- Se for zero, o Enterprise Planning usará um lead time fixo para todas as ordens de produção planejadas.
- Se for maior do que o horizonte de ordem, o Enterprise Planning sempre usará um roteiro para todas as ordens de produção planejadas.
- Se estiver entre zero e o horizonte de ordem, o Enterprise Planning usará um roteiro para ordens antes do horizonte de lead time fixo e um lead time fixo para as ordens dentro do horizonte de lead time fixo.
Se o campo Horiz. de operações for zero, não será possível transferir as ordens planejadas geradas para o nível de execução, porque o Enterprise Planning não vincula nenhuma operação de roteiro à ordem planejada. É possível usar essa configuração somente para simulações.
Se o Horiz. de operações for maior que zero, o Enterprise Planning arredondará o início do horizonte de lead time fixo para o fim de um período de planejamento. Como resultado disso, o horizonte de lead time fixo se inicia efetivamente no próximo período de planejamento.
A data inicial de uma ordem planejada determina se a ordem cai antes ou dentro do horizonte de lead time fixo. Ao aplicar planejamento retroativo, o Enterprise Planning primeiro realiza o planejamento retroativo preliminar usando o lead time fixo. A data inicial preliminar resultante é verificada em relação ao horizonte de lead time fixo. Se essa data inicial for anterior ao horizonte de lead time fixo, o Enterprise Planning repetirá o cálculo com os dados de roteiro detalhados.
Antes de o Enterprise Planning realmente planejar o lead time da ordem, ele compensa a data final de ordem com os seguintes componentes de lead time:
- Tempo de segurança (Item - Ordem (tcibd2100m000)).
- Lead time extra (Itens - planejamento (cprpd1100m000)).
- Tempo de saída (Dados de item por armazém (whwmd2510m000)).
Planejamento de lead time com lead time fixo
Se a data inicial da ordem cair após o horizonte de lead time fixo, o lead time da ordem de produção sempre será igual ao lead time da ordem na sessão Item - Produção (tiipd0101m000).
É possível inserir um valor no campo Lead time ordem da sessão Item - Produção (tiipd0101m000) ou deixar o LN preencher automaticamente esse campo. No último caso, é preciso executar a sessão Atualizar lead times de ordem (tirou1202m000) para deixar o Enterprise Planning calcular o valor.
O Enterprise Planning planeja o lead time fixo com base no calendário da unidade empresarial do item.
Esse processo de planejamento consiste nos seguintes passos:
- A data final da ordem é definida retroativamente para o último momento de trabalho de acordo com o calendário da unidade empresarial.
- A data inicial da ordem é determinada pelo planejamento retroativo do lead time fixo, usando o calendário da unidade empresarial.
Figura 1: Planejamento de lead time com lead time fixo
OLT | Lead time da ordem (da sessão Item - Produção (tiipd0101m000)) |
LWM | Data final definida como o último momento de trabalho (de acordo com o calendário de item/unidade empresarial) |
O/S/E | Tempo da saída/tempo de segurança/lead time extra |
A | Data inicial |
B | Data final |
C | Data da necessidade |
Planejamento de lead time com dados de roteiro detalhados
Se a data inicial da ordem cair antes do horizonte de lead time fixo, o Enterprise Planning usará os dados de roteiro detalhados para calcular o lead time da ordem e, posteriormente, usará esse lead time da ordem para calcular a data inicial da ordem.
O Enterprise Planning recupera esses dados de roteiro do módulo Routing em Manufacturing. Para cada item, é possível definir uma série de roteiros, e para cada combinação de item/roteiro, é preciso definir as operações. O roteiro selecionado pelo LN depende, entre outras coisas, de:
- Marcação da caixa de seleção Padrão da sessão Item - Roteiros (tirou1101m000).
- A quantidade da ordem, se a caixa de seleção Roteiro dependente da quantidade estiver marcada na sessão Item - Produção (tiipd0101m000).
- A configuração do campo Referência na sessão Ord. de produção (tisfc0101s000), que determina que linhas de operação o Planejamento empresarial seleciona na sessão Operações de roteiro (tirou1102m000).
Após o Enterprise Planning selecionar um roteiro, ele pode calcular o lead time da ordem, que consiste em uma série de lead times de operações distintas. Para calcular esses lead times de operação, o Enterprise Planning recupera os seguintes dados da operação da sessão Operações de roteiro (tirou1102m000):
- Tempo de fila
- Tempo de configuração (mín)
- Tempo do ciclo
- Tempo de espera
- Tempo de movimento
O Enterprise Planning calcula os lead times de operação com a seguinte fórmula:
Lead time de operação = Tempo de fila + Tempo do ciclo * Quantidade + Tempo de espera + Tempo de movimento
Figura 2: Planejamento de lead time com dados de roteiro detalhados
OP1/OP2/OP3 | Operações de roteiro (consulte a sessão Item - Roteiros (tirou1101m000)) |
LWM | Data final definida como o último momento de trabalho (de acordo com o calendário de recurso da última operação) |
O/S/E | Tempo da saída/tempo de segurança/lead time extra |
A | Data inicial |
B | Data final |
C | Data da necessidade |