Grupo de ordens no Planejamento empresarial

Use grupos de ordem para limitar a gestão das ordens individuais. São criados pacotes que contêm várias ordens que podem ser geridas como uma grande ordem. Ordens planejadas podem ser agrupadas quando compartilham uma característica específica.

Um grupo de ordens do Enterprise Planning é uma coleção de ordens de produção planejadas. É possível confirmar coletivamente as ordens planejadas em um grupo de ordens ou transferi-las para o Job Shop Control.

Ao transferir as ordens planejadas de um grupo de ordens, é possível indicar que o Manufacturing deve criar grupos de ordens para Job Shop Control com base nos grupos de ordens em Enterprise Planning. Depois, é possível usar esses grupos de ordens para executar coletivamente ações, como liberar ordens de produção ou gerar aconselhamento de saída de materiais.

Somente ordens de produção planejadas que pertencem ao cenário real podem fazer parte de um grupo de ordens.

Uma ordem planejada pode pertencer somente a um único grupo de ordens.

Definição de grupos de ordens

É possível criar grupos de ordens com base em diferentes critérios, como:

  • Status da ordem
  • Data inicial e data final
  • Grupo de roteiros
  • Armazém
  • Centro de trabalho, tarefa ou máquina
  • Ferramentas necessárias
  • Item principal, intervalo de códigos ou características de itens
  • Materiais usados

É possível adicionar ou remover manualmente as ordens planejadas de um grupo de ordens.

Grupos de ordens com atualização automática

Um grupo de ordens sem a característica de atualização automática pode ser modificado somente acrescentando ou removendo ordens planejadas.

Um grupo de ordens com atualização automática armazena um conjunto de ordens planejadas e um conjunto de critérios. Ao executar o processo de planejamento de ordem com a característica de atualização automática ativada, o LN recria o grupo de ordens e inclui as ordens planejadas que atualmente conciliam os critérios e que ainda não fazem parte de outro grupo de ordens.

Exemplo

Ao criar um grupo de ordens sem a característica de atualização automática para ordens de produção planejadas usando TGGU2 de máquina, com posterior execução de planejamento de ordem que gera mais ordens planejadas para a mesma máquina, as novas ordens planejadas não farão parte do grupo de ordens.

Ao criar um grupo de ordens com atualização automática para ordens de produção planejadas usando TGGU2 de máquina, com posterior execução de planejamento de ordem que gera mais ordens planejadas para a mesma máquina, essas novas ordens serão acrescentadas ao grupo de ordens quando este for atualizado.

Critérios sobrepostos

Ao definir dois grupos de ordens com atualização automática com critérios sobrepostos e uma ordem planejada que pertence a ambos os grupos de ordens, a ordem planejada será incluída somente no primeiro grupo de ordens correspondente.

Exemplo

Primeiro, é criado o grupo de ordens G10034. O G10034 contém ordens planejadas para o item A.

Depois, é criado o grupo de ordens G20001. O G20001 contém ordens planejadas vinculadas ao planejador J.

Se uma ordem planejada do item A estiver vinculada ao planejador J, a ordem planejada será incluída no G10034, criado primeiro, mas não no G20001.

Tamanho máximo

Para evitar grupos de ordem com um número impraticavelmente alto de ordens planejadas, é possível definir um tamanho máximo.

Remover ordens planejadas e excluir grupos de ordens

Se um grupo de ordem sem a característica de atualização automática não contiver mais ordens planejadas, o LN o excluirá. Isso pode ocorrer quando todas as ordens planejadas tiverem sido transferidas, excluídas ou removidas manualmente do grupo de ordens.

O LN não exclui automaticamente os grupos de ordens com atualização automática.