Regras para definir as unidades de planejamento
As seguintes regras aplicam-se a definições de unidade de planejamento:
- Os itens de planejamento em uma unidade de planejamento não devem estar relacionados por meio da lista de materiais críticos (BCM). São permitidas relações por meio da lista de materiais (BOM).
- Não deve haver loops no fluxo de mercadorias pelas unidades de planejamento.
Se essas regras não forem obedecidas, o LN não conseguirá determinar a ordem de planejamento correta das unidades de planejamento.
É possível detectar situações incorretas com a sessão Calcular números de fase (cprpd6200m000).
Cada uma dessas situações é ilustrada com um exemplo:
Exemplo 1: Itens de planejamento relacionados por meio de BCM
O item B é componente crítico da produção do item A. Isso significa que dois itens A e B são relacionados em uma lista de materiais críticos:
A | Item principal |
B | Componente |
Os itens A e B pertencem à unidade de planejamento PU1. Isso significa que ambos são fabricados na unidade de planejamento PU1. Isso resulta em loop no fluxo de mercadorias pela PU1.
Os itens A e B devem ser planejados simultaneamente, porque usam os mesmos recursos, o que implica que pertencem à mesma unidade de planejamento. No entanto, isso não é possível visto que B pode ser planejado somente após A ter sido planejado, porque B é componente de A.
Exemplo 2: Loop em fluxo de mercadorias pelas unidades de planejamento
Suponhamos que os dois itens, A e B, não são relacionados por meio da lista de material. O item A pertence à unidade de planejamento PU1 e o item B, à unidade de planejamento PU2. O item A é componente da produção de um item da unidade de planejamento PU2. O item B é componente da produção de um item da unidade de planejamento PU1. Isso resulta no seguinte fluxo de mercadorias:
Nesse caso, não é possível determinar a ordem em que PU1 ou PU2 deve ser planejado. PU1 não pode ser planejado antes de PU2 porque PU1 usa um item de PU2. Para PU2, o mesmo argumento é válido.