Controle de carga de trabalho, planejar diante de restrições

Se o controle de carga de trabalho (WLC) for utilizado para o planejamento mestre de um item, as restrições de material e/ou de capacidade são levadas em conta.

Restrições de material

O planejamento diante de restrições de materiais significa que o plano de produção de um item de planejamento é restrito pela disponibilidade de componentes críticos.

Exemplo

Se você produz uma mesa com quatro pernas e estão disponíveis 1.003 pernas na semana 27, será possível produzir no máximo 250 mesas naquela semana.

Um componente é considerado restrição de planejamento somente se as seguintes condições se aplicarem:

  • O componente é incluído na lista de materiais críticos (BCM) do item final.
  • O componente é definido como restrição no planejamento mestre (consulte a caixa de seleção Restrição na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000)).

Restrições de capacidade

O planejamento diante de restrições de capacidade significa que o plano de produção de um item de planejamento é restrito pela disponibilidade de capacidade de recursos críticos.

Exemplo

Se a etapa final do processo de produção de uma cadeira leva 2 horas com determinado recurso, e 101 horas de capacidade estão disponíveis na semana 29 para esse recurso, será possível produzir no máximo 50 cadeiras naquela semana.

A capacidade de um recurso específico é considerada restrição de planejamento somente se as seguintes condições se aplicarem:

  • O recurso está incluído na lista de capacidades críticas (BCC) do item.
  • O recurso é definido como restrição no planejamento mestre (consulte a caixa de seleção Restrição na sessão Recurso (cprpd2100m000)).

Opções de planejamento

Para uma execução de planejamento usando controle de carga de trabalho, existem as seguintes opções:

  • não considerar nenhuma restrição. Isso é equivalente a usar planejamento infinito.
  • considerar somente as restrições de material.
  • considerar somente as restrições de capacidade.
  • considerar as restrições de material e de capacidade.

Faça sua escolha marcando ou desmarcando as caixas de seleção adequadas na sessão Gerar planejamento mestre (cprmp1202m000) ou Gerar planejamento mestre (item) (cprmp1203m000).

Planejamento e replanejamento

Como regra, a ordem em que os itens de planejamento são planejados depende do número de fase da unidade de planejamento à qual cada item pertence. (Se um item de planejamento não estiver vinculado a uma unidade de planejamento, o número de fase do próprio item é usado.) Para obter mais informações, consulte Sequência de planejamento e números de fase.

A ordem de planejamento normal começa com o menor número de fase e termina com o maior número de fase. O LN atribui números de fase de modo que um item fabricado seja planejado antes de seus componentes serem planejados. Dessa forma, a demanda dependente proveniente do item final é levada em conta quando seus componentes são planejados.

No entanto, isso cria um problema se as restrições de material forem consideradas. Quando o fornecimento do item final é planejado e a disponibilidade de um componente crítico precisa ser verificada, o estoque projetado desse componente ainda não terá sido atualizado.

Há duas soluções para esse problema:

  • use o estoque projetado calculado anteriormente e armazenado no plano mestre do item do componente.
  • use uma ou mais iterações.

A primeira solução supõe que o plano mestre de item é atualizado em base regular, de modo que, geralmente, os valores de estoque projetado existentes são aproximadamente corretos. Para um exemplo, consulte Planejamento sem iterações, um exemplo.

Nota

É possível atualizar os dados de estoque de um plano mestre de item escolhendo o comando Gerar na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000). É possível atualizar os dados de estoque para um intervalo de itens na sessão Iniciar, Rolar e atualizar cenário (cprpd4200m000).

A segunda solução envolve o uso de iterações. Quando o estoque projetado calculado para um item de componente fica abaixo do plano de estoque, as consequências dessa restrição são determinadas pelo replanejamento de todos os itens para os quais é relevante. Para obter uma descrição mais detalhada, consulte Planejamento com iterações. Para obter um exemplo, consulte Planejamento com iterações, um exemplo.