Para usar planos mestre
O Planejamento empresarial usa planos mestre para manter dados de planejamento em períodos.
Há três tipos de planos mestre:
- Plano mestre de item
- Plano mestre de canal
- Plano mestre de recursos
Em cada plano mestre, os dados de planejamento são registrados por período de planejamento.
Plano mestre de item
Com poucas exceções, é possível manter um plano mestre de item para qualquer item de planejamento. Se quiser usar um horizonte de planejamento mestre e gerar um plano de fornecimento para um item de planejamento, será preciso manter um plano mestre de item. Ao usar somente planejamento de fornecimento baseado em ordem, o plano mestre de item é opcional.
A vantagem de um plano mestre de item é que ele fornece acesso a vários tipos de funcionalidades de planejamento mestre. A desvantagem é que ele tem efeito adverso sobre a performance do sistema.
Como regra, é preciso um plano mestre de item nas seguintes situações:
- Você deseja usar um horizonte de planejamento longo para um item (maior que um ano), mas não quer trabalhar com ordens planejadas por todo o horizonte completo.
- você deseja gerar previsões com base em histórico de demanda ou em orçamentos de venda.
- Você deseja manter um plano de estoque para o item.
- Você deseja agregar ou desagregar previsões, planos de fornecimento ou de estoque.
- Você deseja usar canal ATP para o item.
- o item é uma família de produtos.
- Você deseja agregar os dados do fluxo de mercadorias do item a uma família de produtos.
Determine se um plano mestre de item é mantido para um item por meio da caixa de seleção Plano mestre na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000). A funcionalidade de plano mestre está disponível para um item somente se essa caixa de verificação estiver selecionada.
Plano mestre de canal
Para determinada combinação de item/canal, é possível manter um plano mestre de canal. Um plano mestre de canal é comparável a um plano mestre de item, mas contém somente dados relacionados à demanda, como demanda prevista e real, e canal ATP.
É preciso um plano mestre de canal nas seguintes situações:
- você deseja manter previsões de demanda por canal.
- Você deseja usar canal ATP
Plano mestre de recursos
Para determinado recurso (centro de trabalho), é possível manter um plano mestre de recursos. O plano mestre de recursos contém informações sobre:
- capacidade total disponível
- capacidade necessária para vários tipos de atividades planejadas e/ou realizadas em Planejamento empresarial, Fabricação e Serviço.
- capacidade livre e capacidade CTP.
Como regra, é preciso um plano mestre de recursos para cada recurso que o LN deve considerar durante a verificação de capacidade CTP.