Controle de carga de trabalho.
O controle de carga de trabalho é um método de planejamento mestre para planejamento da produção que considera a disponibilidade restrita de capacidade e materiais. O principal objetivo do método de planejamento é controlar o nível de carga de trabalho para todos os centros de trabalho considerados como restrições.
O procedimento básico do método de planejamento é:
- como ponto de partida do processo de planejamento, um plano ideal é gerado, supondo infinita disponibilidade de recursos e materiais de produção. (Ou, como alternativa, o plano mestre atual é usado como ponto de partida.)
- O LN verifica a capacidade e os componentes disponíveis. A produção planejada é movida para períodos anteriores ou posteriores, sempre que necessário, para criar um plano viável.
Se uma parte de um volume de produção planejado é movida para um período anterior, o nível de estoque aumentará, porque o item é produzido antes da demanda. Se parte do volume de produção planejado for movida para uma data posterior, o estoque projetado pode ficar negativo. Isso implica que é impossível produzir tudo a tempo para atender à demanda. Em geral, o objetivo do método de planejamento é a geração de um plano em que o estoque projetado segue os níveis de estoques desejados, tanto quanto possível.
Áreas de aplicação
Esse método de planejamento é genérico, visto que pode ser utilizado em muitas situações diferentes. No entanto, os tempos de configuração dependentes da sequência não são levados em conta.
As áreas de aplicação para controle de carga de trabalho são:
- Chão de fábrica
- Fluxo de vários modelos distintos
- fluxo de processo e processamento em lote.
Chão de fábrica
O método de planejamento de controle de carga de trabalho baseia-se na relação entre carga de trabalho e lead time de produção. É especialmente importante em ambientes de chão de fábrica para controlar a carga de trabalho e os lead times.
Fluxo de vários modelos distintos
O método de planejamento de controle de carga de trabalho planeja com lead times fixos. No fluxo de vários modelos, os lead times de produção muitas vezes são fixos. Esse método de planejamento é, portanto, adequado também para sistemas de produção de fluxo de vários modelos sem tempos de configuração dependentes da sequência.